Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mortalidade de aves em Portugal tem causas conhecidas

Ir para baixo

Mortalidade de aves em Portugal tem causas conhecidas Empty Mortalidade de aves em Portugal tem causas conhecidas

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 05, 2011 12:46 pm

Mortalidade de aves em Portugal tem causas conhecidas
Data: 05.01.2011
Fonte: publico.pt

Bem longe da dimensão das “chuvas de aves” nos Estados Unidos, quem anda no terreno em Portugal tem visto mortalidades
significativas. Pombos-bravos, garças e aves marinhas morrem devido ao mau tempo, seca e caça ilegal com fogo-de-artifício.

Vítor Encarnação é ornitólogo no Instituto deConservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) desde 1976 e nunca viu nada da dimensão do que aconteceu no Arkansas e no Louisiana.

Ainda assim, o coordenador da Central Nacional de Anilhagem já tem visto episódios de mortalidade de aves em Portugal, especialmente devido a condições meteorológicas mais adversas.

“Quando há períodos de seca, algumas aves não se conseguem alimentar e morrem de fome”, contou ao PÚBLICO. Lembra-se, por exemplo, que “há cerca de três anos houve um caso de seca em que muitas garças-boieiras morreram de fome”.

Mas não é só. É usual darem à costa 20 ou 30 aves marinhas depois de períodos prolongados de mau tempo no mar. “As aves marinhas morrem de exaustão, fome e de frio. Quando aparecem no mesmo sítio é porque ficaram presas nas redes de pesca e os pescadores atiram-nas ao mar já mortas, vindo dar à praia juntas.”

Além disso, “quando há mau tempo, na época de reprodução de garças, os pintos já não conseguem ter a protecção dos pais morrem de frio. Nestes casos verificam-se mortalidades significativas”.

Estas são as causas “normais e naturais”. Mas existem outras. “Em Portugal é muito utilizado o fogo-de-artifício para a caça ilegal ao pombo”, lembrou. O que acontece é que são disparados foguetes para cima das árvores onde estão os animais a dormir. Estes “com o susto, atiram-se literalmente para o chão, fugindo na direcção oposta aos foguetes. Morrem às centenas. É um método barato e que não dá trabalho, é só apanhar os animais do chão”.

Vítor Encarnação não conhece as causas das “chuvas de aves” no Arkansas e no Louisiana. “Pelas imagens que tenho visto na televisão, parece-me que talvez tenha sido uma queda de granizo, já que é um fenómeno localizado. E as aves de pequeno porte não resistem” a este tipo de situação. O especialista em aves lembra também que este Inverno tem sido muito rigoroso. “Já é natural que milhares de aves morram no Inverno. Mas quando o frio surge de repente, as aves não têm tempo de fugir e morrem de frio”.

Em Portugal, se isto acontecesse, “produziria menos efeitos”, já que “a escala é diferente”. O maior bando que já viu foi um
de pombos bravos, com cerca de um milhão de indivíduos.

http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1473685
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos