Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melro

5 participantes

Ir para baixo

Melro Empty Melro

Mensagem por SaraCarvalho Qua Jan 12, 2011 6:04 pm

Melro 20110112171700-cd484fed

Isto é normal?
Têm aparecido muitos assim?
Já é o segundo que vejo! affraid
Porque acontece, alguem sabe?

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Melro Empty Re: Melro

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 13, 2011 1:35 am

Albinismo parcial. De vez em quando aparecem uns bichos assim. Não sei se nos melros acontece mais ou se se nota mais pelo facto de serem negros Suspect
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Melro Empty Re: Melro

Mensagem por belpinto Qua Jan 19, 2011 6:19 pm

Olá Sara,

A formação de áreas brancas são o resultado de coisas como a migração diferencial selectiva dos melanócitos no embrião ou a morte celular (programada) dos melanócitos, e não com o desligar da síntese de pigmentos em algumas regiões do corpo das aves.

Por exemplo as penas que observa podem ter pigmento, mas devido à sua distribuição e densidade etc. pode nem poder ver essa pigmentação. Recorde-se que aquilo que observa é apenas a reflexão da luz nas penas, e portanto está dependente da estrutura da pena, da localização e distribuição do pigmento na mesma.

Um albino resulta da incapacidade de uma dada enzima não conseguir processar o cobre (defeito genético), o que torna a mesma ineficaz. O resultado final é um albino puro. Nos seres humanos conhecemos hoje de mais de 60 alelos do gene que leva ao albinismo. No caso do albino temos as células de pigmento mas não temos pigmento.

Belmiro

belpinto

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Melro Empty Re: Melro

Mensagem por Luís Venâncio Qui Jan 20, 2011 7:02 am

Parcialmente... leucístico, não?

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Melro Empty Re: Melro

Mensagem por belpinto Qui Jan 20, 2011 5:29 pm

Olá Luís,

sinceramente não me agradam muito as definições, e explico: se colocamos apenas "leucístico" as pessoas que lêem fazem uma procura na net e encontram uma variedade de definições que se contradizem até com aquilo que aqui podemos escrever, por isso também evitei escrever demasiado.

Por exemplo este artigo:

http://en.wikipedia.org/wiki/Leucism

está quase perfeito (ao contrário do escrito em Português), e apenas discordo em grande parte com o final:

"A further difference between albinism and leucism is in eye colour. Due to the lack of melanin production in both the retinal pigmented epithelium (RPE) and iris, albinos typically have red eyes due to the underlying blood vessels showing through. In contrast, leucistic animals have normally coloured eyes."

Na parte final deveria mencionar que podem ter côr, mas não necessariamente côr normal. Nos pombos pode por vezes observar-se um olho muito escuro num pombo branco, ou parcialmente branco tal como o melro (chamamos-lhe um branco recessivo).

Também existem várias mutações que quando conjugadas podem produzir o "branco", e por isso escrevi o meu 2º parágrafo na mensagem anterior.

As hipóteses ainda são algumas. Para as eliminar usamos um microscópio etc.

Bem, apenas quis informar um pouco e aumentar a curiosidade sobre este tema da genética de cores. É complexo e qualquer generalização cai facilmente em erro...

Acreditem que esta "coisa" do branco está entre os temas mais complexos da genética de cores. Sou apenas aprendiz de feiticeiro.

um abraço,

Belmiro

belpinto

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Melro Empty Re: Melro

Mensagem por pedro121 Sex Jan 21, 2011 1:38 am

belpinto escreveu:

"A further difference between albinism and leucism is in eye colour. Due to the lack of melanin production in both the retinal pigmented epithelium (RPE) and iris, albinos typically have red eyes due to the underlying blood vessels showing through. In contrast, leucistic animals have normally coloured eyes."

Na parte final deveria mencionar que podem ter côr, mas não necessariamente côr normal. Nos pombos pode por vezes observar-se um olho muito escuro num pombo branco,

Boas

Sim, isso é verdade, no entanto as duas situações podem não estar necessariamente ligadas, os pombos apresentam um grande variação da cor dos olhos, mesmo quando em termos de fenotipo os consideraríamos "normais", portanto é razoável que o mesmo aconteça em aves brancas não albinas, é um caso para dizer que branco mais branco não há...mas brancos diferentes há, e muitos, para alem dos vários genes que podem provocar um albino (em espécies que só tem pigmentos melanicos) temos as varias situações que podem produzir um Branco de Olhos Pretos (BOP), enfim, a genética da cor é sempre interessante, particularmente nos patos, em que temos que equacionar sempre mutações/hibridação/mestiçagem
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Melro Empty Re: Melro

Mensagem por belpinto Sáb Jan 22, 2011 5:16 pm

bem, é a minha última intervenção sobre genética senão o fórum fica desvirtuado Very Happy

Sobre o pombo: geneticamente existem apenas 2 tipos de cores de olhos, a saber: amarelo e pérola perfeitamente estudados. Porquê estes 2 tipos?. Porque são os únicos que se manifestam independentemente da côr das aves. As variações de tonalidade entre o extremo mais avermelhado e mais amarelado são devidas à diferente densidade de vasos sanguíneos. O mesmo raciocínio se aplica ao pérola. Exemplo de pérola:

http://www.roller-pigeon.com/board/board_topic/859782/331269.htm

e do amarelo e um amarelo com muitos vasos sanguíneos ("vermelho"):

https://2img.net/h/i214.photobucket.com/albums/cc40/khaosthor/eyes/IMG_0186.jpg

http://www.ehoremans.com/images/ForShow3/German2.jpg

Depois temos as várias interferências na pigmentação do olho causadas pelos genes que têm influência na côr da pena como por exemplo o falso pérola no pombo castanho (altera um amarelo), e o chamado "olho de boi" nos pombos que exibem "leucismo" (ou qualquer coisa desse tipo).

Exemplos olho de boi:

https://s97.photobucket.com/albums/l218/fhtfire/pigeons/?action=view¤t=IMG_0833.jpg

Neste exemplo a cabeça é completamente branca, e por isso o olho é completamente escuro. Se a cabeça tivesse apenas algumas partes brancas, então o olho também poderia não ser completamente escuro, e nesse caso manifestava visivelmente a sua composição genética em relação ao olho. O olho fica escuro porque os pigmentos amarelo e pérola são "desligados", logo a côr que apresentam é devido à passagem da luz pela parte interna do olho reflectindo o seu pigmento mais escuro.

No entanto hoje observamos mais alguns olhos "diferentes", mas ainda não foram apresentadas provas de que se trata de mais um tipo de pigmento diferente. Portanto existem todavia 2 pigmentos...

O pérola é considero uma mutação do amarelo (referência é o olho do pombo da rocha). Sobre a sua origem gostaria de deixar aqui um texto de um Senhor destes temas, que dedicou a sua vida a estudar o pombo, e muitas outras aves (quase uma homenagem ao legado do Dr. Hollander):

"The origin of pearl probably was very ancient. My guess is that it was picked up by fanciers before the tumbling trait, since all Tumblers, Rollers, and Highfliers so far as I know are homozygous (Some exceptions are known in can readily be explained by crossing.) Related breeds having only pearl eye are the Nun, Helmet, Jacobin, and Magpie. The Barb possibly had Tumbler far back in its ancestry."

"Pearl is also common in breeds not closely related to Tumblers. Show Homers and Exhibition Homers are all pearl-eyed; other Homers often have pearl, but Carriers and Dragoons do not. Runts, Fantails, and some Continental varieties of Pouters, Trumpeters, and Archangels often have pearl iris. "

Breeds never showing pearl, so far as I know, are English Carriers, Dragoons, English Pouters, Modenas, Maltese, Florentines, Hungarians, Strassers, Carneaux (except some Whites), Dewlaps, Damascenes, Swifts, Owls, Blondinettes, Frillbacks, German Toys, Lynx, and the Kings. I know little of the eye color of Chinese breeds."
"From this breed distribution it seems unlikely that pearl originated in Europe, or even in the Mediterranean region. Persia seems a good bet -- the place we seem to trace many things back to. Back in those ancient times fanciers must have been peering into the mysteries of the eye too, without benefit of magnifying glasses, but they found a pearl."

Origins and excursions in pigeon genetics page 78, Xlll. PEARL EYE (also -- NPA News, March 1964, page 7)
by W.F. Hollander

Como sempre isto não é tudo sobre o tema, e por isso pode levar a confusão.

Um pombo, assim como qualquer outra ave, está longe de ser fatela Very Happy, por muito que o vejamos todos os dias podíamos passar a vida a aprender com eles.

Pedro, e nos patos?. Qual é a vossa referência?. Envia-me apenas links para ler, para não continuarmos isto aqui. Apenas fiquei curioso em relação aos patos.

um abraço,

Belmiro




belpinto

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Melro Empty Re: Melro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» melro
» Melro
» melro
» Melro
» Melro

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos