Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tentilhão-montês - Serra da Estrela

2 participantes

Ir para baixo

Tentilhão-montês - Serra da Estrela Empty Tentilhão-montês - Serra da Estrela

Mensagem por André Aguiar Qui Jan 13, 2011 1:19 pm

Boa noite!

Observei (eu e Lúcia Lopes) hoje em Gouveia, Guarda, em duas ocasiões distintas esta espécie. Na primeira situação dois indivíduos isolados e na segunda um indivíduo associado a um pequeno bando de 12 tentilhões-comuns.
Era bom era ter uma situação como lá no País Basco...

Reparei também que não existe no site Aves de Portugal não referem a ocorrência desta espécie na Beira Alta. Tenho ideia de já ter sido observada na zona da Serra da Estrela, ou estarei enganado?

Devo dizer que esta espécie foi uma estreia para mim hoje Very Happy

Cumprimentos

André

André Aguiar

Número de Mensagens : 4

Ir para o topo Ir para baixo

Tentilhão-montês - Serra da Estrela Empty Re: Tentilhão-montês - Serra da Estrela

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 13, 2011 3:34 pm

André Aguiar escreveu:
Reparei também que não existe no site Aves de Portugal não referem a ocorrência desta espécie na Beira Alta. Tenho ideia de já ter sido observada na zona da Serra da Estrela, ou estarei enganado?

Olá André,

A informação apresentada no Aves de Portugal tem algumas falhas, mormente em espécies para as quais há muito pouca informação, como é o caso do tentilhão-montês - os registos documentados no distrito da Guarda são muito escassos e são todos relativamente recentes. Nós vamos tentando actualizar regularmente o site, mas temos noção que o conhecimento sobre certas regiões do país é ainda insuficiente.

Gostaria de salientar que os locais indicados na secção "onde observar" são geralmente aqueles onde existe alguma probabilidade (e, consequentemente, pode ser criada alguma expectativa) de encontrar uma dada espécie. O facto de haver um ou outro registo isolado num dado local nem sempre é sinónimo de regularidade e nesses casos em geral o local em questão não é referido na ficha de espécie (ou, se o for, é feita menção ao carácter excepcional da sua ocorrência).

De qualquer forma, dado que nos últimos tempos (e não foi só este ano) tem havido alguns registos dessa espécie na serra, vamos adicionar essa informação à ficha do tentilhão-montês.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662

Tentilhão-montês - Serra da Estrela Empty Re: Tentilhão-montês - Serra da Estrela

Mensagem por André Aguiar Seg Jan 24, 2011 11:10 am

Olá Gonçalo!

Sim, faz sentido! Não tinha pensado nisso, daí a minha pergunta. Também não estava à espera de ver esta espécie, mas acabei por ver, embora tinha de antemão a ideia de ter havido um ou outro registo pelos lados da Serra de Estrela em anos anteriores.

Muito obrigado pela resposta.

Abraço,
André

André Aguiar

Número de Mensagens : 4

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo