Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maçaricos-de-bico-direito

2 participantes

Ir para baixo

Maçaricos-de-bico-direito Empty Maçaricos-de-bico-direito

Mensagem por Cidraes Vieira Qui Nov 29, 2007 1:57 pm

Ora viva a todos

Como alguns sabem, estão a decorrer em Portugal 3 doutoramentos sobre o Maçarico-de-bico-direito, Limosa limosa (também conhecido por Milherango), o meu , o do Zé Alves e o do Pedro Lourenço.
Nos últimos 23 anos (o que por coincidência corresponde ao recorde de longevidade da espécie) foram marcadas mais de 1500 aves com códigos de grupo e perto de 3500 com códigos individuais!!! A maioria foi anilhada nas zonas de nidificação, mas algumas foram anilhadas durante a migração e a invernada e, inclusivamente, em Portugal. Ainda esta semana foram marcados mais maçaricos no Tejo (mas isso deixo para o Zé Alves, que mais uma vez organizou com sucesso as capturas com o apoio do Farlington Ringing Group). Apesar de alguns esquemas serem antigos, sendo pouco provável que ainda estejam vivos algumas das aves anilhadas, é possível (pelo menos teoricamente) que coexistam actualmente maçaricos com 35 esquemas diferentes! Para por alguma luz sobre os esquemas e simplificar o contacto com os respectivos coordenadores, converti as descrições a desenhos. Assim, no caso de se cruzarem com uma limosa enfeitada este documento ajuda-vos a saber quem foi o artista. Este pode ser acedido (como pdf) no endereço:

http://limosa.no.sapo.pt

Os maçaricos já estão por ai aos montes, é mesmo só abrir os olhos. Shocked
Se bem que ainda não seja possível observar o espectáculo fascinante de mais de 20 mil aves (por vezes MUITO mais!) num único bando, o Estuário do Tejo e as salinas do Algarve já estão em grande.

Os registos de observação de maçaricos com anilhas de cor são muito importantes para os 3 trabalhos, pelo que venho apelar ao envio das observações que tiverem (mesmo que já tenham barbas brancas Very Happy ) para os e-mails:

Nuno Cidraes Vieira limosalimosa@sapo.pt
José Alves j.alves@uea.ac.uk
Pedro Lourenço oceanblue@portugalmail.com

Abraços,
Nuno

P.S. O tamanho da anilha é por vezes fundamental para a identificação do esquema e alguns esquemas utilizam anilhas no tarso (por vezes pequenas e escuras) que podem ser MUITO DIFICEIS de observar. A maioria dos esquemas usa 4 anilhas de cor mas existem desde 1 a 6 anilhas de cor.

P.S. Pedia-vos que nos enviassem sempre aos 3 as observações que tiverem. Se não estiverem para gastar tempo a ver quem é o responsável pelo esquema, informem-nos que nós fazermos um fwd do vosso e-mail (o mesmo em relação à central portuguesa de anilhagem (CEMPA), se bem que ai seja só adicionar encarnacaov@icnb.pt na lista de endereços).

Cidraes Vieira

Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/11/2007

http://limosa.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Maçaricos-de-bico-direito Empty Mais limosas coloridas!

Mensagem por JAAlves Sex Dez 14, 2007 1:43 pm

Caros colegas,

Como já anunciado neste fórum, venho trazer-vos boas novas sobre as recentemente tão badaladas, “limosas de Alcochete”.

Durante a passada semana, e com o apoio incansável de Peter Potts e o seu Farlington Ringing Group, sem esquecer a fundamental ajuda de todos os que quiseram participar, decorreram no estuário do Tejo várias sessões de captura de aves limícolas de redes canhão. Após vários disparos e duas sessões com redes verticais, contabilizamos um total de 125 aves anilhadas, com especial atenção para a captura de 40 C. ferruginea e 29 R. avosetta - pena é que não decorram trabalhos específicos, sobretudo com esta última espécie, em Portugal, pelo menos actualmente…
Elevamos também o número de indivíduos da espécie alvo, o maçarico-de-bico-direito (Limosa limosa), marcados com anilhas de cor para 80! E, de facto, o trabalho tem corrido de vento em poupa.
A marcação do primeiro grupo destes maçaricos no decorrer do Inverno anterior permitiu desvendar parte do segredo da sua capacidade em ultrapassar os indivíduos da mesma subespécie que invernam mais a norte, nomeadamente no Reino Unido. Cerca de 60% dos maçaricos islandeses que optam por invernar em Portugal migram para a Islândia efectuando uma paragem na Holanda! Durante esse período, estas aves alimentam-se nos prados holandenses e na vasa do Waddenzee obtendo taxas de ingestão mais elevadas do que os seus congéneres que se encontram no Reino Unido.
Claro está, que o seguimento destes maçaricos até à Holanda para se perceber esta realidade foi apenas possível devido a contribuição de vários observadores holandeses que enviaram inúmeros registos durante a migração pré-nupcial dos maçaricos marcados no Tejo – “Dank u!”.

Entretanto e regressados que estão estes incansáveis migradores (primos aliás dos grandes recordistas), gostaria de solicitar aos membros deste fórum que mantenham os olhos nas patinhas dos maçaricos pois a probabilidade de se cruzarem com um mais colorido é cada vez maior! Uma vez vislumbrado um maçarico marcado basta registar a ordem das anilhas de cor em cada pata, não esquecendo que algumas destas podem ser bandeiras - sendo por isso anilhas de cor com um prolongamento horizontal.
Aproveito também a deixa para indicar que o cenário não é tão assustador como se possa pensar. Existem vários esquemas de marcação de maçaricos com anilhas de cor, contudo apenas dois são comuns em Portugal: o esquema islandês que consiste em 4 anilhas de cor (sendo que uma anilha pode ser uma bandeira), e o esquema holandês com 5 anilhas de cor, sendo que uma destas é obrigatoriamente uma bandeira.
Há obviamente variações dentro destes esquemas, os sub-esquemas, como é o caso dos maçaricos islandeses anilhados em Portugal que possuem todos eles uma bandeira verde escura, mas que juntamente com as restantes 7 variações compõem um só esquema: quatro anilhas coloridas. O mesmo se passa para o esquema holandês, com 4 variações possíveis para a combinações de 5 anilhas de cor (sendo uma delas bandeira).
Felizmente para todos, os líderes destes esquemas de marcação estão em contacto próximo e assim qualquer registo válido de um maçarico anilhado será devidamente encaminhado para o devido esquema com a consequente recepção do historial da dita ave.

Termino com a indicação que durante este Inverno pretendemos dar especial atenção aos movimentos dos maçaricos em território nacional, tanto à escala estuarina bem como à escala regional. Não para saber se teremos maçaricos a colidir com aviões em Alcochete mas sim para perceber em maior detalhe como se processam as movimentações entre os habitats e entre as zonas húmidas nacionais. Assim, todas as contribuições serão muito bem vindas pois irão certamente ajudar a desvendar estes processos.

Bons registos a todos e até breve!

José Alves

JAAlves

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maçaricos-de-bico-direito Empty Re: Maçaricos-de-bico-direito

Mensagem por Cidraes Vieira Seg Jan 14, 2008 7:17 am

Caros,

Ampliei recentemente o site que tinha criado para albergar a chave dos esquemas de anilhas de cor dos Maçaricos-de-bico-direito. É agora um site exclusivamente dedicado a esta espécies com informações diversas e links para outros sites (especialmente sobre limosas claro Very Happy )


Cá fica mais uma vez o endereço:
http://limosa.no.sapo.pt

Cidraes Vieira

Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/11/2007

http://limosa.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Maçaricos-de-bico-direito Empty Re: Maçaricos-de-bico-direito

Mensagem por Cidraes Vieira Sex Jan 25, 2008 4:30 am

Caros colegas,

Coloquei no site http://limosa.no.sapo.pt um ranking dos observadores de Maçaricos-de-bico-direito com anilhas coloridas. O ranking refere-se apenas a observações feitas em Portugal e é ainda uma versão provisória, faltando registos a alguns observadores (e provavelmente também observadores).
Duas coisas saltam logo à vista:
como seria de esperar (de estranhar seria o contrário), a maioria dos lugares cimeiros correspondem a pessoas que trabalham com o Maçarico-de-bico-direito.
Menos de esperar seria o facto da maioria (na realidade 2/3) dos observadores que enviam registos de Portugal serem estrangeiros.

Estamos numa altura excelente para a observação desta espécie: aquelas aves que realizaram uma longa viagem para aproveitarem o calor das terras africanas estão agora de passagem em Portugal no regresso aos locais de nidificação. Aquelas que não são grandes fãs de longas viagens e que acharam que o nosso clima já era suficientemente ameno para passarem o inverno ainda estão por cá. Esta é portanto a época do ano em existem mais Maçaricos-de-bico-direito em Portugal e em que estes apresentam uma distribuição mais ampla.

P.S. Em breve adicionarei um ranking anual para as observações realizadas em 2008

Cidraes Vieira

Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/11/2007

http://limosa.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Maçaricos-de-bico-direito Empty Re: Maçaricos-de-bico-direito

Mensagem por Cidraes Vieira Sáb Mar 08, 2008 10:26 am

Todos os anos, por volta de meados de Fevereiro, os arrozais do Tejo e do Sado são utilizados por cerca de 40.000 Maçaricos-de-bico-direito, que desaparecem destes arrozais no final de Fevereiro ou início de Março. Uma situação semelhante ocorre nos arrozais da Estremadura espanhola. A maioria destas aves demora 3 semanas a aparecer nas suas zonas de nidificação na Holanda.
Onde estão durante estas 3 semanas? Esta é uma questão por resolver. scratch
Alguém tem registos desta espécie durante o mês de Março?
(todos os dados ajudam, mesmo as observações de pequenos bandos) Smile

Nuno

Cidraes Vieira

Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/11/2007

http://limosa.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Maçaricos-de-bico-direito Empty Re: Maçaricos-de-bico-direito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos