Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Egretta garzetta ?

3 participantes

Ir para baixo

Egretta garzetta ? Empty Egretta garzetta ?

Mensagem por DanielaRFC Sáb Fev 12, 2011 12:46 pm

Olá!

Pensava que se tratavam de garças-brancas-pequenas as que tenho visto junto de casa, mas hoje, como estava debaixo da janela, fui a correr buscar a máquina. Na foto vejo que tem bico amarelo e patas pretas, enquanto que na descrição em AvesdePortugal diz que "O bico e as patas são pretos, mas os dedos são amarelos." Será outra espécie??

(não tive tempo de acertar os parâmetros e esta imagem é já um crop, mas acho que dá para ver as características gerais, se não, tenho também cá uma da ave em voo...)


Egretta garzetta ? Bois019medium


DanielaRFC
DanielaRFC

Número de Mensagens : 116
Idade : 40
Local : Albi, França
Data de inscrição : 07/09/2010

http://www.aiso600.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Egretta garzetta ? Empty Re: Egretta garzetta ?

Mensagem por Paulo Alves Sáb Fev 12, 2011 12:51 pm

Eu diria que se trata de uma Garça-branca-grande. Estavas muito longe dela?
Onde tiraste a foto?
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Egretta garzetta ? Empty Re: Egretta garzetta ?

Mensagem por ACarvalho Sáb Fev 12, 2011 1:12 pm


Concordo com o Paulo.
Pareçe uma Garça-branca-grande.

Tens uma lagoa, debaixo da janela de casa?

Podes colocar a outra foto, em voo.
Nesta foto a ave ficou muito queimada (os brancos não têm detalhes).


ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Egretta garzetta ? Empty Re: Egretta garzetta ?

Mensagem por DanielaRFC Dom Fev 13, 2011 2:28 am

Sim, vocês têm razão, é bem capaz de ser uma Garça-branca-grande (Ardea alba ou Casmerodius albus??). Tinha excluído essa hipótese porque nas fotos que procurei na net, elas tinham o pescoço muito comprido, como aqui e as que observava sempre a olho nú não pareciam ter essa característica...

Atenção, que as minhas fotos não são tiradas em Portugal, neste momento vivo na zona sudoeste da França (mas as espécies que tenho observado também existem quase sempre em Portugal...).
No guia de aves locais, de facto, aparece a garça-branca-grande como espécie presente no Outono/Inverno e a garça-branca-pequena na Primavera/Verão.

Segue a foto da ave em voo:

Egretta garzetta ? Bois021medium



E a foto original, da distância real:

Egretta garzetta ? Bois017medium



A máquina estava ainda com as definições de fotos anteriores que tinha tirado, e não tive mesmo tempo de alterar os parâmetros, já que me apercebi das intenções da garça de fugir dali assim que fiz barulho ao abrir a janela...!

Tens uma lagoa, debaixo da janela de casa?

hehehe, não é uma lagoa, mas o rio Tarn. Sim, lol, literalmente vivo sobre o rio... Se deixar cair alguma coisa pela janela, cai directamente na água, haha!

Por acaso, o Tarn é uma região excelente para observação de aves (grande variedade de espécies e diversos habitats), talvez alguns de vocês já tenha ouvido falar.
E já agora, só a título de curiosidade, na Catedral de Albi foi descoberto um casal de falcão peregrino nos anos 80 e, com o objectivo de os fixar naquele local para reprodução, instalaram uma estrutura para ninho (não sei ao certo como é...). E até hoje o falcão peregrino pode ser avistado a caçar na zona! A catedral - podem ver aqui fica do outro lado da margem do rio, muito próxima de minha casa e recentemente, e finalmente, descobri o ninho e todos os dias posso observar o falcão (apenas com binóculos...) a vigiar a zona! Excelente!

Esta foto está horrível (juntei a máquina aos binóculos), mas dá para ver o falcão-peregrino:

Egretta garzetta ? Bois005medium



Bem, e por fim, obrigada Paulo e ACarvalho pela ajuda na identificação! Smile
DanielaRFC
DanielaRFC

Número de Mensagens : 116
Idade : 40
Local : Albi, França
Data de inscrição : 07/09/2010

http://www.aiso600.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Egretta garzetta ? Empty Re: Egretta garzetta ?

Mensagem por ACarvalho Dom Fev 13, 2011 8:06 am

DanielaRFC escreveu:... (não tive tempo de acertar os parâmetros e esta imagem é já um crop, ...)

Éna, um poleiro natural, debaixo da janela de casa. Very Happy

Pois, com um melhor controlo na foto, ficaria bem melhor. Poderias também fazer um crop, com mais ampliação.
Neste caso seguramente, pois para uma ave branca, deveria ter menos luz. E Podias beneficiar, outros parâmetros.


ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Egretta garzetta ? Empty Re: Egretta garzetta ?

Mensagem por DanielaRFC Dom Fev 13, 2011 8:46 am

1/50, F 5.6, ISO800... era como tinha ficado definida, por causa de umas fotos de interiores que tinha tirado da última vez que tinha utilizado a câmara...ou seja, tudo errado para uma situação como esta!!
Foi só mesmo agarrar na câmara e disparar, para pelo menos ficar com o registo e poder ver melhor as características da ave no computador.
Ficarei atenta a outras oportunidades... Smile
DanielaRFC
DanielaRFC

Número de Mensagens : 116
Idade : 40
Local : Albi, França
Data de inscrição : 07/09/2010

http://www.aiso600.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Egretta garzetta ? Empty Re: Egretta garzetta ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos