Apus pallidus
+6
Carlos Pacheco
Júlio Neto
Miguel Gaspar
RuiC
Antigo MiguelGaspar
Gonçalo Elias
10 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Anilhagem
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Apus pallidus
Só pallidus.
Vou enviar-te as fotos por e-mail.
Vou enviar-te as fotos por e-mail.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Decorreu hoje a terceira sessão de anilhagem de Apus pallidus na Arrábida.
Foram capturados 21 indivíduos dos quais 15 já anilhados em sessões anteriores e 6 eram novos. O mais velho do dia tinha 12 anos.
Foram também colocados 4 geolocators (aumentando para 14 o número total de indivíduos que agora se encontram equipados com este tipo de aparelho). A nossa expectativa é a de recuperar alguns no próximo ano.
Foram capturados 21 indivíduos dos quais 15 já anilhados em sessões anteriores e 6 eram novos. O mais velho do dia tinha 12 anos.
Foram também colocados 4 geolocators (aumentando para 14 o número total de indivíduos que agora se encontram equipados com este tipo de aparelho). A nossa expectativa é a de recuperar alguns no próximo ano.
Nem que tenhamos que mandar fazer uma rede especial para cobrir aquele "buraquinho" por cima da rede e onde alguns passam
Estou seguro que se recuperarão alguns! Foi uma excelente sessão!
Estou seguro que se recuperarão alguns! Foi uma excelente sessão!
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
E já estamos em 2013, se tudo correr bem haverá mais três sessões de captura e anilhagem de Apus pallidus. Este estudo decorrerá pelo vigésimo quarto ano consecutivo.
Este ano haverá um atractivo adicional: temos a expectativa de recuperar alguns dos 14 loggers colocados em 2012 e, assim, ser possível obter informação sobre as regiões de invernada desta espécie, que até hoje permanecem mal conhecidas.
Oportunamente colocarei aqui informação sobre as datas das visitas, sendo que a primeira deverá acontecer em finais de Abril.
Este ano haverá um atractivo adicional: temos a expectativa de recuperar alguns dos 14 loggers colocados em 2012 e, assim, ser possível obter informação sobre as regiões de invernada desta espécie, que até hoje permanecem mal conhecidas.
Oportunamente colocarei aqui informação sobre as datas das visitas, sendo que a primeira deverá acontecer em finais de Abril.
Aqui fica um blog com informação interessante sobre os movimentos invernais de dois Apus apus anilhados na Bélgica.
http://actionforswifts.blogspot.pt/
Lá para meados deste ano esperamos poder dispor de dados semelhantes acerca dos movimentos dos Apus pallidus.
http://actionforswifts.blogspot.pt/
Lá para meados deste ano esperamos poder dispor de dados semelhantes acerca dos movimentos dos Apus pallidus.
Muito interessante mesmo. Aproveito para perguntar se em Portugal há este tipo de acompanhamentos? Se após as anilhagens os animais são acompanhados?
Já agora em que locais decorrerão decorrerão essas sessões de anilhagem? Eu gostava muito de assistir/participar.
Já agora em que locais decorrerão decorrerão essas sessões de anilhagem? Eu gostava muito de assistir/participar.
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
João Tomás escreveu:Muito interessante mesmo. Aproveito para perguntar se em Portugal há este tipo de acompanhamentos? Se após as anilhagens os animais são acompanhados?
Basta leres o resto do tópico para encontrares a resposta a essa questão
João Tomás escreveu:Já agora em que locais decorrerão decorrerão essas sessões de anilhagem? Eu gostava muito de assistir/participar.
O projecto que tenho vindo a desenvolver realiza-se na serra da Arrábida, as sessões de anilhagem são na Primavera, a primeira será em finais de Abril - em data a confirmar mas normalmente é durante a semana e não ao fim-de-semana.
Gonçalo desculpa a minha falta de visão x) é bom saber que há pessoas como tu por cá...
Quanto ao local de anilhagem, fica fora de mão para mim! Mas já soube que há uma associação de anilhagem de patos no paul da tornada!! Por isso vou entrar em contacto com eles para ver se poderei ser útil
Obrigado pela ajuda.
Quanto ao local de anilhagem, fica fora de mão para mim! Mas já soube que há uma associação de anilhagem de patos no paul da tornada!! Por isso vou entrar em contacto com eles para ver se poderei ser útil
Obrigado pela ajuda.
A primeira sessão de anilhagem de Apus pallidus em 2013 deverá ter na última semana de Abril, das 6h30 às 8h30 na serra da Arrábida. A data exacta da sessão ainda não está decidida, pois dependerá do estado do tempo, mas as datas mais prováveis são 26 de Abril, sexta; 29 de Abril, segunda ou 30 de Abril, terça (por esta ordem).
Caso algum de vós esteja interessado em participar, agradeço que me contacte.
Caso algum de vós esteja interessado em participar, agradeço que me contacte.
A primeira sessão de anilhagem de Apus pallidus na serra da Arrábida da época 2013 foi coroada de êxito:
- recuperámos um dos loggers colocados no ano passado; de imediato foi possível constatar que a bateria ainda estava em funcionamento e que os dados pretendidos haviam sido registados com sucesso
- recapturámos uma ave com quase 17 anos de idade (anilhada em Julho de 1996). Este é um novo recorde de longevidade para a espécie e supera em quase três anos o anterior recorde que era de 14 anos.
Na próxima semana será realizada uma nova sessão, se alguém estiver interessado em participar, agradeço que me contacte.
- recuperámos um dos loggers colocados no ano passado; de imediato foi possível constatar que a bateria ainda estava em funcionamento e que os dados pretendidos haviam sido registados com sucesso
- recapturámos uma ave com quase 17 anos de idade (anilhada em Julho de 1996). Este é um novo recorde de longevidade para a espécie e supera em quase três anos o anterior recorde que era de 14 anos.
Na próxima semana será realizada uma nova sessão, se alguém estiver interessado em participar, agradeço que me contacte.
A segunda sessão de anilhagem de Apus pallidus teve lugar ontem de manhã. Foram recuperados mais 3 loggers, elevando para 4 o número total de aparelhos recuperados.
Foi também capturado um indivíduo com 13 anos de idade.
O número total de capturas nesta sessão foi de 26.
A próxima sessão deverá ter lugar na primeira semana de Junho, oportunamente informarei a data exacta, para o caso de haver interessados.
Foi também capturado um indivíduo com 13 anos de idade.
O número total de capturas nesta sessão foi de 26.
A próxima sessão deverá ter lugar na primeira semana de Junho, oportunamente informarei a data exacta, para o caso de haver interessados.
A próxima sessão de anilhagem de Apus pallidus na serra da Arrábida terá lugar na próxima semana (3 a 7 de Junho). Quem estiver interessado em participar ou assistir poderá contactar-me directamente.
Desculpem me a ignorancia. O que é isso dos loggers?
Jorge Saraiva- Número de Mensagens : 1032
Local : Lx
Olá Jorge,
São geolocalizadores. Trata-se de uns pequenos dispositivos que são colocados na ave e que registam informações sobre a luz ambiente. Os registos de luminosidade são feitos de 5 em 5 minutos, o que vai permitir determinar, para cada dia, as horas do nascimento e ocaso do sol. Uma vez recuperado o logger (no ano seguinte), consegue-se saber, a partir dos elementos recolhidos (mais concretamente a partir das horas do início e final do dia), a latitude e a longitude a que a ave se encontrava em cada dia e assim desenhar, ainda que de forma aproximada, a sua rota migratória e saber onde se situa o território de invernada.
Em suma, são dispositivos que recebem dados mas não os transmitem, pelo que a informação só pode ser obtida e trabalhada se o dispositivo for recuperado.
São geolocalizadores. Trata-se de uns pequenos dispositivos que são colocados na ave e que registam informações sobre a luz ambiente. Os registos de luminosidade são feitos de 5 em 5 minutos, o que vai permitir determinar, para cada dia, as horas do nascimento e ocaso do sol. Uma vez recuperado o logger (no ano seguinte), consegue-se saber, a partir dos elementos recolhidos (mais concretamente a partir das horas do início e final do dia), a latitude e a longitude a que a ave se encontrava em cada dia e assim desenhar, ainda que de forma aproximada, a sua rota migratória e saber onde se situa o território de invernada.
Em suma, são dispositivos que recebem dados mas não os transmitem, pelo que a informação só pode ser obtida e trabalhada se o dispositivo for recuperado.
Fosga se, inventam cada umaaaaa
Jorge Saraiva- Número de Mensagens : 1032
Local : Lx
Esta manhã realizou-se a terceira sessão do ano de captura de Apus pallidus na serra da Arrábida.
Foram capturados 27 indivíduos, tendo sido recuperados mais três data loggers. O número total de loggers recuperados é agora de 7 (o que representa 50% do total de 14 loggers colocados no ano passado).
Este ano haverá uma quarta sessão, que em princípio terá lugar em meados de Julho, oportunamente informarei a data de realização para o caso de haver interessados.
Foram capturados 27 indivíduos, tendo sido recuperados mais três data loggers. O número total de loggers recuperados é agora de 7 (o que representa 50% do total de 14 loggers colocados no ano passado).
Este ano haverá uma quarta sessão, que em princípio terá lugar em meados de Julho, oportunamente informarei a data de realização para o caso de haver interessados.
Terça-feira dia 27 de Maio vou anilhar Apus pallidus no Portinho da Arrábida.
Se alguém estiver interessado em assistir à sessão, poderá contactar-me directamente (via mp) para mais detalhes.
Se alguém estiver interessado em assistir à sessão, poderá contactar-me directamente (via mp) para mais detalhes.
Foram recuperados três loggers, dos quais dois de 2012 e um de 2013.
No final de Abril já haviam sido recuperados outros três.
Neste momento a situação é esta: dos 14 loggers colocados em 2012, já foram recuperados 11 (uma alta taxa de recuperação), e dos 8 colocados em 2013 foram recuperados 3.
No final de Abril já haviam sido recuperados outros três.
Neste momento a situação é esta: dos 14 loggers colocados em 2012, já foram recuperados 11 (uma alta taxa de recuperação), e dos 8 colocados em 2013 foram recuperados 3.
Gonçalo Elias escreveu:A primeira sessão de anilhagem de Apus pallidus na serra da Arrábida da época 2013 foi coroada de êxito:
Com algum atraso, venho informar que a ave dos 17 anos capturada no ano passado foi novamente controlada este ano, quase 18 anos depois de ter sido anilhada.
Muito fixe! Já têm resultados dos loggers, Gonçalo?
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Fogo isso é mesmo uma grande notícia animais que passam 90 e tal porcento da vida a voar podem atingir os 18 anos de idade!! fantástico
Sim, alguns, até foi apresentado no último congresso da SPEA
Hoje decorreu mais uma sessão de anilhagem de Apus pallidus na Arrábida.
Foi capturado mais um "velhote", neste caso com 15 anos.
Foi igualmente recapturado mais um dos loggers colocado nos anos anteriores.
Foi capturado mais um "velhote", neste caso com 15 anos.
Foi igualmente recapturado mais um dos loggers colocado nos anos anteriores.
Essas notícias deixam-me perplexo! Se essa ave realizar uma migração de 3000km até África quer dizer que até agora já percorreu cerca de 90000km, mais coisa menos coisa Fantástico!
João Tomás escreveu:Essas notícias deixam-me perplexo! Se essa ave realizar uma migração de 3000km até África quer dizer que até agora já percorreu cerca de 90000km, mais coisa menos coisa Fantástico!
Agora soma a isso os km que um andorinhão faz nas suas deslocações diárias (200 km por dia não me parece exagerado) e vê quanto é o total
Página 2 de 3 • 1, 2, 3