Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hirundo rustica

Ir para baixo

Hirundo rustica Empty Hirundo rustica

Mensagem por scirpaceus Qui Dez 27, 2007 7:37 am

Caros anilhadores

Queimam-se os ultimos dias do ano e tenta-se colocar todos os dados na base de dados, para entregar o relatório final antes do final do ano, conforme estabelecido.

No meu caso vai ser complicado com o desaparecimento das capturas de dois meses de 2006 (estranhamente as recapturas não) e ter de conferir tudo.

Mas um dos registos que encontrei hoje diz respeito a uma Hirundo rustica que foi recapturada no Paul do Taipal a 4 de Agosto de 2006 e que quando a conferi, julgava que a ausencia do registo de anilhagem devia-se ao desaparecimento dos dados da captura. Mas não. Foi capturada pelo Helder Cardoso no Paul da Tornada a 19 de Julho de 2006. Portanto, uns dias mais tarde seguiu para norte, escolhendo o dormitório definitivo antes da migração conforme algumas das conclusões que eu e o João Petronilho chegamos quando entre 1998 e 2000 estudamos dormitórios desta espécie na região centro-litoral

Nesse ano de 2006, o Paul do Taipal recebeu uma grande quantidade de individuos desta espécie, conseguindo-se numa sessão de anilhagem capturar mais de 600 aves sem recurso a chamamentos. Na altura julgava que os caniçais deste região do Baixo Mondego recebiam individuos desta região e do baixo vouga lagunar, mas parece que aos bandos pré-migratórios juntam-se individuos de regiões mais distantes.

Fantástico

Um abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos