Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Avistada garça nocturna americana na Marina do Funchal

Ir para baixo

Avistada garça nocturna americana na Marina do Funchal  Empty Avistada garça nocturna americana na Marina do Funchal

Mensagem por Gonçalo Elias Dom maio 08, 2011 6:09 am

Avistada garça nocturna americana na Marina do Funchal
Fonte: cm-funchal.pt

Uma garça nocturna americana foi avistada na Marina do Funchal, sendo a primeira vez que esta espécie é assinalada para a Madeira.

A garça nocturna americana, Nyctanassa violacea (Linnaeus, 1758) (no Brasil conhecida por Matirão, Yellow-crowned Night-Heron, em inglês), foi primeiramente avistada por Fernando Silva, a bordo do seu veleiro estacionado na Marina do Funchal. No passado dia 27 de Março de 2011 foi fotografada no mesmo local por Francis Zino, Investigador Associado do Museu de História Natural do Funchal, Catarina Fagundes e Hugo Romano, da Madeira Wind Birds, Lda. e Manuel Biscoito, Conservador do Museu, sendo a sua identificação confirmada. Aparentemente esta ave encontra-se na Marina há cerca de dois meses.

Esta garça nidifica em zonas húmidas do leste dos Estados Unidos e nordeste da América do Sul, sendo que a sua presença na Madeira constitui um factor de grande interesse, dado tratar-se da primeira vez que esta espécie é identificada nesta área. Aliás esta garça foi avistada pela primeira vez neste lado do Oceano Atlântico em Angra do Heroísmo, Terceira, Açores, em Julho de 2010, mantendo-se por aí desde então. O assinalamento na Madeira constitui assim o registo mais a Leste desta espécie, na área bio-geográfica designada por paleárctico ocidental.

Estes observadores estão a preparar uma nota ornitológica a ser publicada proximamente na revista Bocagiana.

http://www1.cm-funchal.pt/ciencia/index.php?option=com_content&view=article&id=302:avistada-garca-nocturna-americana-na-marina-do-funchal&catid=140:abril
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos