Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada.

4 participantes

Ir para baixo

Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada. Empty Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada.

Mensagem por Telmo Ribeiro Dom maio 15, 2011 4:57 pm

Olá a todos! Sou um novato aqui no forum, assim como um novato em termos de fotografia de vida selvagem.
Tenho uma serie de perguntas (muitas mesmo) relativamente a esta faceta tão interessante da fotografia.
Espero que esteja a postar no local certo, caso contrário agradeço que alguém da moderação me "puxe as orelhas" e me indiquem na direcção correcta.

Mas antes demais penso que é de bom tom apresentar-me. Sou um individuo cuja area profissional tem tudo menos a ver com a fotografia a biologia, trabalho na area da saude. Desde muito pequeno tenho um amor ora platónico, ora obsessivo, ora activo da area da biologia, em especial zoologia e botanica, mas na altura de escolher uma formação académica, a saude falou mais forte por varios motivos, entre eles a situação laboral na area das biologias comparativamente á area da saude que escolhi na altura... Mesmo apesar de tudo sempre mantive o bichinho vivo, graças a muito BBC Vida Selvagem e a colegas meus que tiveram a coragem de seguir para as biologias (e eu cheio de inveja).
Virei-me para a fotografia na sequencia de um outro hobby meu, a aquariofilia. Comecei com as compactas, mas rápidamente me senti insatisfeito com as capacidades destas maquinas "a pilhas". E há coisa de 1 ano comprei uma Nikon D3000 (bem sei que não foi a melhor compra, mas para começar a aprender umas coisas, não é má).
Esta D3000 trazia duas lentes, uma 18-55mm da praxe, e uma 55-200mm que já dava para brincar um bocadinho mais ás macros e passarada.
Mas mesmo esta 200mm não servia de muito como rápidamente pude comprovar... Eis então que me atirei a uma 70-300mm para macros e fotografia a distancias mais longas...

Recentemente comecei a virar-me mais para a passarada como tinha dito anteriormente, e tenho bastantes duvidas...

1- Dada a minha localização geografica (Santarém) tenho em volta de mim uma serie de interessantes locais onde posso fotografar este tipo de fauna á distancia de uma viagem curta a média de carro. Queria pois saber se para fotografar vida selvagem, em pauis, zonas agricolas/caça associativa devo ter algum tipo de licensa legal como os caçadores têm que ter.

2- Tenho ouvido falar em hides, tumbihides etc. Alguém me poderia elucidar o que é mais apropriado para um principiante, ou se me estou a focar exactamente no material errado...

3- Este é o meu material actual:
Corpo : Nikon D3000 + Remote da Opteka
Lentes: Nikon DX AF-S 18-55mm 1:3.5-5.6 GII ED
Nikon DX AF-S Nikor 55-200mm 1:4-5.6G ED
Sigma 70-300mm F4-5.6 APO DG MACRO
Battery Grip: JENIS LCD Timer Professional Battery Grip com 2 baterias EN-EL9a
Flash: YN460
Tripé de 1,8 metros aprox.
Filtro UV:58mm da Hoya
O que me aconselham a comprar (á excepção do óbvio, um corpo melhor, e lentes e flash de marca nikon) para melhorar os meus resultados?

4- Ouvi falar em Beanbags, valem a pena?

5- Comedoros / Bebedoros são éticamente correctos, e permitidos em Portugal? Será que a guarda florestal iria implicar etc?


Conselhos e respostas agradeço de antemão!

Já agora que estou numa de perguntas....

Alguém é capaz de identificar estes passarocos?
5-
Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada. 5721291107_3f7f163a4b_z

Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada. 5721848414_eb605b2fff_z

6-
Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada. 5721843036_632a44b3ba_z

7- Bem sei que a imagem é demasiado pequena, mas alguém é capaz de atirar tentativas na identificação desta ave de rapina?
Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada. 5712623371_28c7bda1df_z
Parece-me um milhafre ou algo assim semelhante, mas não percebo muito de aves de rapina... Sei no entanto da localização do ninho desta femea/macho... Como poderei tirar fotos mais próximas? Deixar carne no campo e esperar que elas venham buscar? Qual o tipo mais adequado de carne para elas se aproximarem?

8- Visto também ter algum interesse em macros, alguém me sabe indicar algum forum/site portugues ou espanhol referente á fotografia macro e fauna entomológica nacional?

Agradeço em antemão as vossas respostas e criticas constructivas=)

Cumps Telmo Ribeiro


Última edição por Telmo Ribeiro em Seg maio 16, 2011 3:57 am, editado 2 vez(es)
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada. Empty Re: Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada.

Mensagem por Rafael Matias Dom maio 15, 2011 5:39 pm

Olá Telmo,
bem vindo. Contribuo com as identificações: a primeira e a segunda aves são rabirruivos-comuns (Phoenicurus ochruros), sendo a primeira uma fêmea (a comida no bico indica que haverá um ninho com crias perto...) e a segunda um macho; a terceira é uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo).
Estou certo que alguém mais vocacionado para a fotografia há-de responder às restantes questões.
Boas observações,
Rafael

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada. Empty Re: Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada.

Mensagem por Telmo Ribeiro Dom maio 15, 2011 7:28 pm

Obrigado Rafael...
Phoenicurus ochruros aterrimus será a subespécie da foto? Ou será a gibraltarensis? É que o Phoenicurus ochruros tem uma barriga de cor diferente deste bichano...
E sim a femea tem um ninho bastante perto do sitio onde fotografei a femea....Para te dizer a verdade, está a 20cm do local da foto...
Eis o ninho=)


Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada. 5721844308_9d5a482c18_z

Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada. 5721285571_90abbb80ce_z

Só não as postei para não aumentar muito o tamanho de um post já excessivamente grande, e por serem fotos tão pouco naturais...Numa chaminé e assim...
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada. Empty Re: Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada.

Mensagem por pedro121 Seg maio 16, 2011 5:24 am

Telmo Ribeiro escreveu:


1- Dada a minha localização geografica (Santarém) tenho em volta de mim uma serie de interessantes locais onde posso fotografar este tipo de fauna á distancia de uma viagem curta a média de carro. Queria pois saber se para fotografar vida selvagem, em pauis, zonas agricolas/caça associativa devo ter algum tipo de licensa legal como os caçadores têm que ter.

2- Tenho ouvido falar em hides, tumbihides etc. Alguém me poderia elucidar o que é mais apropriado para um principiante, ou se me estou a focar exactamente no material errado...


4- Ouvi falar em Beanbags, valem a pena?

5- Comedoros / Bebedoros são éticamente correctos, e permitidos em Portugal? Será que a guarda florestal iria implicar etc?




Boas, enquanto os fotógrafos não se pronunciam eu vou dar alguns conselhos gerais.

1º Desde que a fotografia não seja para fins comerciais penso que não precisas de nenhuma licença mesmo que seja feita em Parques Naturais, obviamente que se tiveres em propriedade privada convêm ter o Ok do dono do terreno, especialmente se quiseres montar um abrigo mesmo temporário. Acima de tudo deves ter cuidado com a perturbação das aves em zonas de descanso e de nidificação, mais importante do que licenças é o uso do bom senso.

2º As Hides/Abrigos são fundamentais para fotografia, o que é melhor depende muito do uso que lhe vais dar, suponho que inicialmente podes começar com uma simples, daquelas que na prática são uma cadeira com uma rede de camuflado por cima e depois avençares para outras situações conforme a disponibilidade

4º Os sacos de feijões ou equivalentes são muito úteis quando estas a fotografar a partir do carro e queres apoiar a lente na janela, valem bem a pena para mais porque fazes facilmente uns.

5º A questão do eticamente correcto é bem posta, é como tudo vai haver sempre quem ache que sim e quem ache que não, certifica-te que tens autorização do dono do terreno e que o comedouro não é utilizado para outros fins (passarinheiros), se por acaso um gavião se instalar, bem ele também tem uma família a sustentar. Planeia com cuidado quais as especies que queres atrair, e não te esqueças que a agua é mais importante no verão do que a comida.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada. Empty Re: Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada.

Mensagem por Telmo Ribeiro Ter maio 17, 2011 11:59 am

Obrigadissimo Pedro!

Muito elucidativo! Sabes de algum site acerca da fauna artropode nacional e sua fotografia?
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada. Empty Re: Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada.

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 17, 2011 12:10 pm

Telmo Ribeiro escreveu:Obrigadissimo Pedro!

Muito elucidativo! Sabes de algum site acerca da fauna artropode nacional e sua fotografia?

Telmo,

Vê lá se isto interessa: http://www.aranhas.info/

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25586
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada. Empty Re: Novo no Forum, Recente nestas andansas da passarada.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos