Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Serinus canaria - Canario da Terra - Horta

+2
Telmo Ribeiro
Rogerio
6 participantes

Ir para baixo

Serinus canaria - Canario da Terra - Horta Empty Serinus canaria - Canario da Terra - Horta

Mensagem por Rogerio Seg maio 23, 2011 10:50 am

Para além do canto e de um voar algo diferente foi dificil de o distinguir do vulgar Serinus Serinus ( Chamariz ) existente no continente.
Pode-se considerar uma sub especie ?


Serinus canaria - Canario da Terra - Horta Canarioterra
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus canaria - Canario da Terra - Horta Empty Re: Serinus canaria - Canario da Terra - Horta

Mensagem por Telmo Ribeiro Seg maio 23, 2011 11:09 am

Olha que isso não é um canario a meu ver, isso é uma chamariza, um parente próximo... Hibrido nao me parece sinceramente. Como em todas as especies há variabilidades intraspecifica, e quer-me parecer que é o que se trata aqui.
Poderia ser era um hibrido de Canário doméstico com Chamariza, ou verdelhão, sei de várias pessoas em zonas rurais, que nao irei dizer aqui, que os hibridizam para melhorar o seu canto, por isso a hipotese de ser um hibrido nao me parece estranha. Mas aqui é uma chamariza como lhe chamamos por aqui...
Serinus serinus é o que mais me parece ser...
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus canaria - Canario da Terra - Horta Empty Re: Serinus canaria - Canario da Terra - Horta

Mensagem por Rogerio Seg maio 23, 2011 11:20 am


Telmo ,

A observação foi feita na Horta e esta espécie é comum em todas as ilhas,

Por favor lê o meu comentário no post anterior , verifica tambem as fotografias nas Aves dos Açores.

Para além do canto e de um voar algo diferente foi dificil de o distinguir do vulgar Serinus Serinus ( Chamariz ) existente no continente.
Pode-se considerar uma sub especie ?

Cumprimentos
Rogerio
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus canaria - Canario da Terra - Horta Empty Re: Serinus canaria - Canario da Terra - Horta

Mensagem por Filipe Pires Seg maio 23, 2011 2:18 pm

Os meus pais são da Terceira, o meu pai fala do canário da terra... é esta espécie?

Filipe Pires

Número de Mensagens : 27
Data de inscrição : 14/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus canaria - Canario da Terra - Horta Empty Re: Serinus canaria - Canario da Terra - Horta

Mensagem por pedro121 Qua maio 25, 2011 3:18 am

O Rogerio tem toda a razão e a ESPECIE é efectivamente um Canario Serinus canaria, e não um Chamariz Serinus serinus (que de resto não está presente nas ilhas), ambas são Serinus mas são duas especies diferentes e não sub-especies uma da outra, convem não esquecer que o canario domestico é a forma domesticada do Canario selvagem t.c.c. Canário da terra que existe nos Açores e claro nas ilhas Canarias.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus canaria - Canario da Terra - Horta Empty Re: Serinus canaria - Canario da Terra - Horta

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 25, 2011 3:28 am

pedro121 escreveu:Canário da terra que existe nos Açores e claro nas ilhas Canarias.

E na Madeira Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus canaria - Canario da Terra - Horta Empty Re: Serinus canaria - Canario da Terra - Horta

Mensagem por Lemuel Silva Sex Jun 03, 2011 9:33 am

Cá está ele, o antepassado dos meus canários Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus canaria - Canario da Terra - Horta Empty Re: Serinus canaria - Canario da Terra - Horta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos