Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal)

4 participantes

Ir para baixo

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal) Empty LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal)

Mensagem por Francisco Maia Dom Jun 12, 2011 5:26 pm

O Açude da Murta é classificado como IBA e parece-me que está a perder água a um ritmo acelerado - à volta de um metro neste último mês, e tem chovido... Vou lá amiúde porque trabalho em Alcácer do Sal e já observei e ouvi mais de 3 dezenas de espécies... O Tartaranhão ruivo dos pauis nidifica cá seguramente - aliás, tenho observado 2 crias já emancipadas do ninho, muito saudáveis; a garça vermelha também procria no açude ( pelo menos, quatro casais. Vi hoje 2 crias já perfeitamente plumadas, mas ainda no ninho); há Garças reais e brancas; há também 4 espécies de rouxinol, 3 de felosa, 2 exóticas (o Bico de lacre e o Bispo de coroa amarela, etc. De que modo está o açude a ser protegido ou vigiado? A este ritmo, em Agosto, o açude estará, muito provavelmente, escoado.

Francisco Maia

Número de Mensagens : 20
Idade : 51
Data de inscrição : 05/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal) Empty Re: LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal)

Mensagem por Carlos Vilhena Seg Jun 13, 2011 3:18 am

Viva,

Eu sou vigilante da IBA e membro da Quercus do núcleo da zona e estive no açude no começo da época de nidificação quando os níveis de água estavam aceitáveis. Por acaso reparou se havia no caminho de entrada uns canos de plástico preto para desviarem a água para as culturas situadas no outro lado da estrada?

Cump,

Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal) Empty Re: LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal)

Mensagem por Francisco Maia Seg Jun 13, 2011 7:38 am

Viva, Carlos Vilhena. Á água corre, de facto, para os campos de arroz do outro lado da estrada. Vou verificar como se faz o transporte da água para o outro lado. fa-lo-ei amanhã. Dar-lhhe-ei então notícia.

Abraço,

Francisco

Francisco Maia

Número de Mensagens : 20
Idade : 51
Data de inscrição : 05/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal) Empty Re: LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal)

Mensagem por Carlos Vilhena Seg Jun 13, 2011 12:53 pm



Obrigado Francisco.


1 abç,

Carlos
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal) Empty Re: LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 14, 2011 12:57 pm

Já agora a colónia de garças-brancas e brancas continua activa? Quantos ninhos, mais ou menos?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal) Empty Re: LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal)

Mensagem por Carlos Vilhena Ter Jun 14, 2011 1:00 pm

Já desapareceu à muito tempo essa colónia. No
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal) Empty Re: LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 14, 2011 1:01 pm

Pois, era o que me parecia... e quanto a mim era o principal factor que justificava a classificação de IBA.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal) Empty canais de água

Mensagem por Francisco Maia Qua Jun 15, 2011 4:38 pm

Viva, Carlos. Não pude ir ontem ao Açude da Murta, mas fui hoje. Aquilo que consegui perceber é que a água flui do açude para os arrozais do outro lado da estrada através de dois canais que, com certeza, conheces. Não vi que houvesse outro modo de transporte. O açude tem duas comportas que o ligam aos arrozais por via desses dois canais e será através delas que se doseia a descarga de água. É claro que um açude serve exactamente, entre outras coisas, para regar e, por ventura, estou a ser precipitado, dado que não conheço o açude de outros anos, mas que a água desaparece a um ritmo grande é o que me parece. Desceu, desde o dia 12, uns bons centímetros.

tens alguma ideia de como costuma ser e porque razão desapareceram as colónias de garças brancas e de garçotes, por exemplo?

Abraço,

Francisco

Francisco Maia

Número de Mensagens : 20
Idade : 51
Data de inscrição : 05/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal) Empty Re: LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal)

Mensagem por Carlos Vilhena Qui Jun 16, 2011 2:48 am

Viva Francisco,

Vamos ver o que se passa com a água do açude e até onde podemos ir.
A colónia de garças mudou-se para outro local do estuário do Sado, para a zona do Pinheiro se não estou enganado.

Um abç,

Carlos
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal) Empty Re: LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal)

Mensagem por jvicente Qui Jun 16, 2011 3:08 am

Boas,

O garçal do Açude da Murta foi abandonado por volta de 2005.
Actualmente estão estabelecidas em duas colónias novas:
- Açude da Sachola (Herdade do Pinheiro)
- Açude de Fangarifau (Herdade de Palma)


Abraços,
Jorge
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal) Empty Re: LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal)

Mensagem por Francisco Maia Qui Jun 16, 2011 9:36 am

Olá, Carlos. Não preferes que, primeiro, te envie uma foto que te permita ver como estão os níveis de água? Posso fazê-lo no ínicio da próxima semana.

Abraço,

Francisco

Francisco Maia

Número de Mensagens : 20
Idade : 51
Data de inscrição : 05/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal) Empty Re: LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 16, 2013 2:27 pm

Este tópico também foi promovido a "tópico de local".
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal) Empty Re: LOCAL: Açude da Murta (Alcácer do Sal)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos