Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Viana do Castelo: Cegonhas reproduzem-se no topo de chaminé

Ir para baixo

Viana do Castelo: Cegonhas reproduzem-se no topo de chaminé Empty Viana do Castelo: Cegonhas reproduzem-se no topo de chaminé

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jun 16, 2011 11:52 am

Viana do Castelo: Cegonhas reproduzem-se no topo de chaminé
Data: 6 de Junho de 2011
Fonte: correiodominho.com

Duas cegonhas “instalaram-se” na chaminé de uma antiga serração da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, e já se reproduziram por duas vezes, levando a junta a admitir construir uma nova torre.

“Há quatro anos, com excepção dos Invernos, que estão cá. Durante este tempo, deram à luz por duas vezes, um total de quatro crias, o que levou a população a ficar muito apegada a elas”, explicou à agência Lusa, Hermenegildo Costa, presidente da Junta de Santa Marta de Portuzelo. Estas duas cegonhas-brancas, espécie protegida, instalaram-se há quatro anos a mais de 30 metros de altura, no topo de uma chaminé de uma serração desactivada há três décadas.

Foram imediatamente baptizadas pela população como “arquitecta” e “engenheiro”, face à azáfama inicial que demonstraram na construção do ninho. “As pessoas sentem-se muito próximas destas cegonhas e estão atentas a tudo o que se passa. Criaram-se laços afectuosos e qualquer coisa negativa que possa acontecer a população está atenta”, adverte o autarca.

Em 2009, a pop ulação saiu mesmo em defesa das cegonhas, impedindo o proprietário do espaço, “que ateou fogo em baixo”, de as mandar embora. Tendo em conta a situação, a junta equaciona uma solução definitiva.
“Aquilo é privado e queríamos arranjar outra solução, como construir uma torre, num espaço público, e assim melhorar as condições para todos. Até já tivemos uma oferta da torre propriamente dita, por um particular”, explica Hermenegildo Costa.

Para já a ideia “está a ser estudada” pelo executivo da junta, que ainda admite pedir apoio aos organismos do Estado que tutelam a protecção das espécies, por não querer perder aqueles que são já um verdadeiro “património natural” da localidade.
“As pessoas da freguesia são as primeiras amigas delas, até deixam comida. Mas cada vez mais assistimos às que vêm de fora só para as ver”, sublinha o autarca.

A euforia é tal que até um café, que está próximo da antiga serração, decidiu disponibilizar um par de binóculos para os clientes que queiram acompanhar o dia-a-dia do casal de cegonhas e das suas e das suas crias.

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=48967
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos