Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto "inovador" vai criar 1.º Atlas das Aves

Ir para baixo

Projeto "inovador" vai criar 1.º Atlas das Aves Empty Projeto "inovador" vai criar 1.º Atlas das Aves

Mensagem por Carlos Vilhena Ter Jun 21, 2011 6:21 am

Projeto "inovador" vai criar 1.º Atlas das Aves
Fonte:www.dn.pt
Data:2011.06.21

Um projeto "inovador", a apresentar hoje em Évora, vai elaborar, até final de 2013, o primeiro Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal, inventariando a distribuição e abundância destas espécies em todo o território nacional.

Os organismos envolvidos são a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, Secretaria Regional de Ambiente e do Mar dos Açores, Parque Natural da Madeira e Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves.

O projeto, que é apresentado hoje em Évora, na universidade local, vai envolver toda a comunidade ornitológica nacional, pretendendo recolher informação fundamental sobre a abundância e distribuição das aves fora do período reprodutor.

"Será certamente um marco na ornitologia portuguesa e uma ferramenta essencial para a conservação da natureza", realça a SPEA.

Domingos Leitão, um dos responsáveis desta Organização Não Governamental da área do Ambiente (ONGA), frisou hoje à Agência Lusa tratar-se de um projeto "inovador", pois, abrange "um período do ciclo anual das aves que não tinha ainda sido coberto em Portugal".

O país, disse, já dispõe de dois atlas sobre as aves nidificantes no território continental, mas, até agora, não tinha sido realizado um trabalho idêntico para inventariar as espécies de aves invernantes e migradoras que passam por Portugal.

Neste âmbito, a iniciativa vai analisar a distribuição e abundância das espécies de aves migradoras em todo o país, fora do período reprodutor (inverno) e durante a migração pós-nupcial (final do verão e outono).

A SPEA prevê envolver "cerca de 400 voluntários" neste trabalho, com a primeira época de campo a arrancar a 01 de agosto, prolongando-se até 15 de outubro.

A segunda época de trabalho de campo decorre entre 15 de novembro e 15 de fevereiro, repetindo-se o processo em 2012/2013, com mais duas campanhas no terreno, nos mesmos períodos.

"Depois, existe ainda um período grande para o tratamento dos dados e, lá para o final de 2013, teremos o resultado final", com a conclusão do atlas, estimou Domingos Leitão.

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1884487&seccao=Biosfera
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos