Abelharucos no Barreiro?!
+3
ribeiroa
Gonçalo Elias
José Loureiro
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Abelharucos no Barreiro?!
Olá, hoje enviaram-me um e-mail com o teor que passo a citar:
Já alguém mais observou?
Cumprimentos
Loureiro
Não sou, nem minimamente, uma especilista ou conhecedora de aves. Contudo, sempre que posso gosto de as observar e conhecer. Vivendo no estuário do Tejo, no Barreiro, avistei este ano pela 1ª vez, desde há vinte anos, uma espécie que me parece ser abelharucos. Há mais de um mês que surgem diariamente sobre uma zona fortemente urbanizada, tavez 8 ou ou dez aves.
Isto pode ter algum interesse? Como podemos dar conhecimento do aparecimento de aves que nunca foram vistas num determinado lugar, de forma que possam ser observadas por um conhecedor?
Obrigada pela vossa atenção,
Margarida Jesus
Já alguém mais observou?
Cumprimentos
Loureiro
Re: Abelharucos no Barreiro?!
Viva Loureiro,
Penso que o interesse desta observação deve ser avaliado num contexto regional.
Posso referir que durante os trabalhos do Atlas de Aves Nidificantes (1999-2005) o abelharuco foi observado em TODAS as quadrículas da Península de Setúbal, nomeadamente na quadrícula MC97 que inclui o Barreiro, aliás foi confirmada a sua nidificação nessa mesma quadrícula. Claro que o facto de a espécie ocorrer na quadrícula não significa que ocorra por TODA a quadrícula, mas o que quero salientar é que foi confirmada a nidificação nas imediações do Barreiro.
1 abraço,
Gonçalo
Penso que o interesse desta observação deve ser avaliado num contexto regional.
Posso referir que durante os trabalhos do Atlas de Aves Nidificantes (1999-2005) o abelharuco foi observado em TODAS as quadrículas da Península de Setúbal, nomeadamente na quadrícula MC97 que inclui o Barreiro, aliás foi confirmada a sua nidificação nessa mesma quadrícula. Claro que o facto de a espécie ocorrer na quadrícula não significa que ocorra por TODA a quadrícula, mas o que quero salientar é que foi confirmada a nidificação nas imediações do Barreiro.
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Bom dia,
Sou residente no Barreiro e confirmo a presença regular dos abelharucos na regiao.
Diariamente percorrem a zona do sapal de Coina.
Desconheço os locais de nidificaçao mas a zona tem boas caracteristicas para o efeito.
Um abraço,
Antonio Ribeiro
Sou residente no Barreiro e confirmo a presença regular dos abelharucos na regiao.
Diariamente percorrem a zona do sapal de Coina.
Desconheço os locais de nidificaçao mas a zona tem boas caracteristicas para o efeito.
Um abraço,
Antonio Ribeiro
ribeiroa- Número de Mensagens : 243
Local : Barreiro
Este ano descobri vários ninhos activos na Serra da Padrela!! Foi a primeira vez, apesar dos locais dizerem que em tempos foi muito frequente, na altura em que havia muitas colmeias. Já agora lá na zona chamam-os de Gralhas!!
Abraço
João
Abraço
João
João Ferreira- Número de Mensagens : 802
Local : Vila Real
Também já os vi mas não este ano. Existia uma colónia perto da autoeuropa, não sei se ainda existe, e nidificam também perto da Quinta do Conde. Existem outros locais onde podem nidificar junto à Ribeira de Coina, e Mata da Machada, mas com o aumento da construção na região não sei se ficarão por muito tempo.
Pentaxian- Número de Mensagens : 92
Vi um a semana passada, entre o cemitério da Vila Chã e o Covelo & Pinto, num local onde costumavam existir colmeias e que agora está a ser urbanizado.
Pentaxian- Número de Mensagens : 92
Olá,
Também confirmo que na Moita os Abelharucos são frequentes desde há vários anos.
Inclusive chegaram a fazer ninho num terreno perto.
Também confirmo que na Moita os Abelharucos são frequentes desde há vários anos.
Inclusive chegaram a fazer ninho num terreno perto.
Apesar de residir na Holanda, eu tenho visto nos ultimos anos bandos de 3 - 8 abelharucos na mata da machada. Em 2010 vi-os no inicio de Maio e em fins de Agosto e este ano vi-os no fim de Abril e novamente em Julho.
Luis
Luis
kallisto- Número de Mensagens : 5
Local : Holanda