Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Monitorizações da migração outonal de aves no Barão de S. João e Sagres

Ir para baixo

Monitorizações da migração outonal de aves no Barão de S. João e Sagres Empty Monitorizações da migração outonal de aves no Barão de S. João e Sagres

Mensagem por Carlos Vilhena Seg Jul 18, 2011 1:11 pm

Segue uma cópia de um mail da firma Strix:


Caros Amigos(as),

Quase no mesmo dia que no ano passado, aqui envio finalmente a “convocatória geral” para os trabalhos de monitorização de aves migradoras no parque eólico do Barão de S. João, que a STRIX continuará a assegurar em 2011!

Graças à excelente prestação (e atenção!) das equipas no terreno, no ano passado registou-se mortalidade nula de aves planadoras, resultado que queremos manter também este ano.

Os trabalhos de campo decorrerão em moldes em tudo semelhantes aos do ano passado, incluindo:

- pontos fixos de observação de aves, com registo cartográfico dos movimentos (diariamente, sensivelmente entre as 9:30 e 17:30, com variação sazonal), identificação de espécies, etc.

- vigilância de um perimetro de segurança em redor do parque eólico e decisão de ordem de paragem dos aerogeradores sempre que se verificar haver risco de colisão de aves de rapina;

- realização de pontos de contagem de passeriformes (3 vezes por manhã, duração de 5 minutos).


Num dos pontos será também colocado um radar, para auxílio na detecção de aves, quer de dia (todos os dias), quer, semanalmente, durante as primeiras horas da noite. O radar será operado por elementos da STRIX, mas será também necessária a participação de outros elementos regularmente na montagem/desmontagem de equipamento.

Tal como desde 2009, os trabalhos de campo decorrerão sem interrupções entre 15 de Agosto e 30 de Novembro. A monitorização será garantida a partir de dois pontos no parque eólico, pontos de observação na sua envolvência e o famoso P1, em Sagres.

Assim, gostaria de saber quem estará interessado em colaborar connosco este ano. Os honorários serão semelhantes aos praticados no ano passado, com uma pequena actualização positiva (pese embora as últimas apreciações da agência de rating Moodys :-SSS). Tanto a selecção de colaboradores como os honorários a pagar a cada um serão determinados em função de diferentes factores, sendo privilegiados os seguintes aspectos:

- permanência durante períodos longos (mas atenção ao desgaste acumulado e aos reflexos que isso tem no trabalho: são aconselhados dias de pausa no trabalho após pelo menos 3 semanas – 1 mês de trabalho contínuo);

- experiência na identificação de aves em geral;

- experiência na identificação de aves de rapina;

- experiência e participação nesta monitorização em anos anteriores;

- resposta rápida ao presente e-mail (por motivos de planificação dos trabalhos).

Para além dos honorários a definir, a STRIX garantirá: alojamento; transporte no local; alimentação (a preparar sobretudo em casa). Poderemos também contribuir para algumas despesas de deslocação para o local, se forem pontuais e não ultrapassarem os custos equivalentes a uma viagem em transporte público.

Tendo em conta a complexidade de preparação de toda a logística para este ano, peço-vos uma resposta o mais urgente possível, até ao dia 25 de Julho, por favor. Nessa resposta deverão indicar qual(is) o(s) período(s) em que estão disponíveis para o trabalho. Caso não possam/não estejam interessados em participar, agradeço que mo comuniquem na mesma. Obrigado!


Estarei também disponível para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.

Abraços e até breve,

Ricardo
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos