Hirundo daurica - Andorinha Daurica -
+4
Paulo Alves
jheitor
Gonçalo Elias
Rogerio
8 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Galeria
Página 1 de 1
Re: Hirundo daurica - Andorinha Daurica -
Ficou fixe
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
estas a apnahar lhe o jeito esta muito boa....
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor- Número de Mensagens : 11723
Local : cacem
Quem diria que há 60 anos esta espécie era desconhecida em Portugal e hoje estão por todo o país.
Gonçalo,
De qualquer forma suponho que ainda não sejam muito comuns , para mim esta espécie foi uma interessante e recente descoberta , como certamente serão ainda muitas outras.
O cromo nª 120 para a minha colecção fotografica das Aves de Portugal
De qualquer forma suponho que ainda não sejam muito comuns , para mim esta espécie foi uma interessante e recente descoberta , como certamente serão ainda muitas outras.
O cromo nª 120 para a minha colecção fotografica das Aves de Portugal
Rogério, são comuns em certas regiões, particularmente no leste alentejano e em certas zonas da Beira interior.
Pois é Gonçalo , tenho de ler mais atentamente o Guia das Aves de Portugal antes de fazer jusgamentos precipitados , bem a proposito o guia têm uma foto da Dauria estampada na lombada.
Se repararem nas passagens superiores das auto-estradas A23 ou na A1, por exemplo, é quase impossível não haver ninhos desta espécie (tenham cuidado , a segurança acima de tudo). Suponho até que tenham sido importantes na sua expansão...
Gonçalo Elias escreveu:Rogério, são comuns em certas regiões, particularmente no leste alentejano e em certas zonas da Beira interior.
Salreu é uma zona boa para se ver esta bela ave..também costuma passar por lá!!!
Abraços
Ricardo Vieira- Número de Mensagens : 730
Local : Vila Nova de Gaia - Valadares
Ricardo Vieira escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Rogério, são comuns em certas regiões, particularmente no leste alentejano e em certas zonas da Beira interior.
Salreu é uma zona boa para se ver esta bela ave..também costuma passar por lá!!!
Abraços
Oh amigo, não exageres!... Lá aparece uma ou outra
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Helder Vieira escreveu:Ricardo Vieira escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Rogério, são comuns em certas regiões, particularmente no leste alentejano e em certas zonas da Beira interior.
Abraços
Oh amigo, não exageres!... Lá aparece uma ou outra
Este anito está mais fraquito, mas no ano passado vimos muitas nos outros caminhos "perdidos" (perdidos estávamos nós, não os caminhos!!!LOOOOL)
Ricardo Vieira- Número de Mensagens : 730
Local : Vila Nova de Gaia - Valadares
Caro Rogério, permite-me só duas pequenas correcções: o Aves de Portugal é uma Ornitologia e não tem propriamente funções de guia. Na lombada há uma dáurica, mas é uma ilustração feita com guache em papel... infelizmente, para minha pena, as cores da capa sairam bastante mal impressas, com os contrastes muito puxados e tons alterados (o tom salmão da dáurica saiu laranja, os azuis das Cyanopicas ficaram também com excesso de pigmento vermelho, puxando-os quase para a área dos roxos); os detalhes nas zonas mais escuras, como as cabeças das Cyanopicas desapareceram devido a terem puxado demais o contraste da imagem original, que tinha sido pintada em papel cor de marfim e não branco como ficou na impressão... Pode ser que numa próxima edição haja mais atenção a estes detalhes (que na minha óptica estão longe de o serem...).Rogerio escreveu:Pois é Gonçalo , tenho de ler mais atentamente o Guia das Aves de Portugal antes de fazer jusgamentos precipitados , bem a proposito o guia têm uma foto da Dauria estampada na lombada.
Continuação de boas observações.
Bonita foto e ave, Rogério.
Agora que mencionas-te, fui ver a capa do livro e não conhecendo as ilustrações originais,
salta à vista que as asas e cauda estão roxas, em vez de azuis.
Se me permites há aqui várias coisas que tenho de comentar.
1º não há que ter pena. Há que resolver as coisas. Pois para a próxima edição, pode ser que sim, pode ser que não.
Numa capa de um livro destes, ainda por cima sendo a única impressão a cores de todo o livro, seria fundamental ter sido feita uma prova de cor. Ao que pareçe não foi feita. O que tem a cores cabia num A5, e hoje em dia o custo destas provas até é menor. Posso dizer que na gráfica onde trabalho o custo adicional seriam 12€.
Há casos que o editor não quer fazer, mas se fosse eu o autor, exigia uma, nem que tivesse de ser eu a pagar.
Resolução:
O problema, não quer dizer que tenha sido na impressão. Para uma diferença destas o mais provável é que tenha sido na pré-impressão. O documento não tem as cores certas, e daqui a uns anos podes estar à espera que a 6ª edição saia bem, e mais uma vez sai mal. Assim sairá sempre mal.
Resolução:
Exigir uma prova de cor na próxima edição.
Se mesmo assim, por alguma razão (pode aconteçer), continuar mal, o que há a fazer é, reclamar.
Para a próxima edição, espero que a capa ainda fique melhor.
Obs.: Algumas fotos do miolo podiam ter ficado melhores. No geral até não está mal.
Abraço,
Alberto
Viva Rafael.Rafael Matias escreveu:... infelizmente, para minha pena, as cores da capa sairam bastante mal impressas, com os contrastes muito puxados e tons alterados (o tom salmão da dáurica saiu laranja, os azuis das Cyanopicas ficaram também com excesso de pigmento vermelho, puxando-os quase para a área dos roxos); os detalhes nas zonas mais escuras, como as cabeças das Cyanopicas desapareceram devido a terem puxado demais o contraste da imagem original, que tinha sido pintada em papel cor de marfim e não branco como ficou na impressão... Pode ser que numa próxima edição haja mais atenção a estes detalhes (que na minha óptica estão longe de o serem...).
Continuação de boas observações.
Agora que mencionas-te, fui ver a capa do livro e não conhecendo as ilustrações originais,
salta à vista que as asas e cauda estão roxas, em vez de azuis.
Se me permites há aqui várias coisas que tenho de comentar.
1º não há que ter pena. Há que resolver as coisas. Pois para a próxima edição, pode ser que sim, pode ser que não.
Numa capa de um livro destes, ainda por cima sendo a única impressão a cores de todo o livro, seria fundamental ter sido feita uma prova de cor. Ao que pareçe não foi feita. O que tem a cores cabia num A5, e hoje em dia o custo destas provas até é menor. Posso dizer que na gráfica onde trabalho o custo adicional seriam 12€.
Há casos que o editor não quer fazer, mas se fosse eu o autor, exigia uma, nem que tivesse de ser eu a pagar.
Resolução:
O problema, não quer dizer que tenha sido na impressão. Para uma diferença destas o mais provável é que tenha sido na pré-impressão. O documento não tem as cores certas, e daqui a uns anos podes estar à espera que a 6ª edição saia bem, e mais uma vez sai mal. Assim sairá sempre mal.
Resolução:
Exigir uma prova de cor na próxima edição.
Se mesmo assim, por alguma razão (pode aconteçer), continuar mal, o que há a fazer é, reclamar.
Para a próxima edição, espero que a capa ainda fique melhor.
Obs.: Algumas fotos do miolo podiam ter ficado melhores. No geral até não está mal.
Abraço,
Alberto
ACarvalho- Número de Mensagens : 638
Local : Lisboa
Caro Rafael ,
De acordo Aves De Portugal não é própriamente um guia , especialmente de campo porque é pesadinho , mas justiça seja feita aos autores dois deles aqui presentes neste tópico , em primeiro lugar têm sido muitissimo util para o planeameto de algumas das minhas observações , em segundo lugar para o conhecimento mais aprofundado das espécies.
Como tal aproveito esta oportunidade para dar os meus parabens a ambos ( Rafael e Gonçalo ) pelo excelente trabalho realizado.
Certamente que estão a contribuir para para o meu enriquecimento como observador de aves.
Como Guia de campo uso o Collins Bird Guide 2nd Edition , esse sim portátil e com fantatiscas ilustrações.
Abraço
Rogerio
Caro Rogério, permite-me só duas pequenas correcções: o Aves de Portugal é uma Ornitologia e não tem propriamente funções de guia. Na lombada há uma dáurica, mas é uma ilustração feita com guache em papel... infelizmente, para minha pena, as cores da capa sairam bastante mal impressas, com os contrastes muito puxados e tons alterados (o tom salmão da dáurica saiu laranja, os azuis das Cyanopicas ficaram também com excesso de pigmento vermelho, puxando-os quase para a área dos roxos); os detalhes nas zonas mais escuras, como as cabeças das Cyanopicas desapareceram devido a terem puxado demais o contraste da imagem original, que tinha sido pintada em papel cor de marfim e não branco como ficou na impressão... Pode ser que numa próxima edição haja mais atenção a estes detalhes (que na minha óptica estão longe de o serem...).
Continuação de boas observações
De acordo Aves De Portugal não é própriamente um guia , especialmente de campo porque é pesadinho , mas justiça seja feita aos autores dois deles aqui presentes neste tópico , em primeiro lugar têm sido muitissimo util para o planeameto de algumas das minhas observações , em segundo lugar para o conhecimento mais aprofundado das espécies.
Como tal aproveito esta oportunidade para dar os meus parabens a ambos ( Rafael e Gonçalo ) pelo excelente trabalho realizado.
Certamente que estão a contribuir para para o meu enriquecimento como observador de aves.
Como Guia de campo uso o Collins Bird Guide 2nd Edition , esse sim portátil e com fantatiscas ilustrações.
Abraço
Rogerio
Caro Rogério, permite-me só duas pequenas correcções: o Aves de Portugal é uma Ornitologia e não tem propriamente funções de guia. Na lombada há uma dáurica, mas é uma ilustração feita com guache em papel... infelizmente, para minha pena, as cores da capa sairam bastante mal impressas, com os contrastes muito puxados e tons alterados (o tom salmão da dáurica saiu laranja, os azuis das Cyanopicas ficaram também com excesso de pigmento vermelho, puxando-os quase para a área dos roxos); os detalhes nas zonas mais escuras, como as cabeças das Cyanopicas desapareceram devido a terem puxado demais o contraste da imagem original, que tinha sido pintada em papel cor de marfim e não branco como ficou na impressão... Pode ser que numa próxima edição haja mais atenção a estes detalhes (que na minha óptica estão longe de o serem...).
Continuação de boas observações