Raridade - Pato Ferrugíneo
+2
jheitor
Lemuel Silva
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Galeria
Página 1 de 1
Raridade - Pato Ferrugíneo
Muito bom dia a todos, já algum tempo que não publicava aqui nenhuma fotografia no fórum
Para começar quero partilhar convosco duas fotografias de pato-ferrugineo, uma raridade que tive a sorte de observar no Parque da Cidade do Porto, imaginem, lol. O animal estava sozinho, não consegui detectar em lado nenhum outros membros da mesma espécie e não estava anilhado. Quando o vi achei muito estranho porque realmente Portugal Continental situa-se uns milhares de km ao lado dos seus locais normais de ocorrência, embora no inverno alguns, por vezes, venham até Donãna. Enfim, já mandei o registo para o CPR e agora quero partilhar as fotografias convosco também. Bom proveito
Para começar quero partilhar convosco duas fotografias de pato-ferrugineo, uma raridade que tive a sorte de observar no Parque da Cidade do Porto, imaginem, lol. O animal estava sozinho, não consegui detectar em lado nenhum outros membros da mesma espécie e não estava anilhado. Quando o vi achei muito estranho porque realmente Portugal Continental situa-se uns milhares de km ao lado dos seus locais normais de ocorrência, embora no inverno alguns, por vezes, venham até Donãna. Enfim, já mandei o registo para o CPR e agora quero partilhar as fotografias convosco também. Bom proveito
Lemuel Silva- Número de Mensagens : 880
Local : Porto
Re: Raridade - Pato Ferrugíneo
excelentes fotos ...
ja mandei topicos com um destes patos... tambem esta sozinho no prque junto ao estadio nacional....
ja mandei topicos com um destes patos... tambem esta sozinho no prque junto ao estadio nacional....
jheitor- Número de Mensagens : 11723
Local : cacem
Pela aparente confiança que tem com as pessoas e por ser uma especie frequente em cativeiro é mais provavel ser fuga.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:Pela aparente confiança que tem com as pessoas e por ser uma especie frequente em cativeiro é mais provavel ser fuga.
Exacto, se calhar é o marmanjo que andou no inverno passado pelo estuário do Douro...
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Este não é uma marmanjo mas sim uma marmanja
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Gonçalo Elias escreveu:Este não é uma marmanjo mas sim uma marmanja
Eh eh, bem visto Gonçalo. Tal como esta que filmei na Afurada no Inverno passado... Suponho que seja uma fêmea, pela máscara branca.
Helder Vieira escreveu:Gonçalo Elias escreveu:Este não é uma marmanjo mas sim uma marmanja
Eh eh, bem visto Gonçalo. Tal como esta que filmei na Afurada no Inverno passado... Suponho que seja uma fêmea, pela máscara branca.
Olha que não Helder. O espécime que filmaste parece-me um macho, se reparares bem o branco da cabeça está muito sujo, é mais um bege, tipico do macho. A única coisa que me baralha um pouco no teu espécime é que não dá para ver o anel preto no pescoço tipico do macho. Porém, tendo em conta a distância e que o colar do macho é bastante estreito, é possível que esteja lá mas que não seja perceptivel na gravação. Resumindo e concluindo, o teu espécime parece-me um macho, estou convencido que é
É que a fêmea tem a cabeça praticamente branca, com leves laivos de bege, como podem ver nas fotografias. Mas de longe o que a pessoas veêm é uma cabeça branca, ao contrário do teu espécime Helder
Lemuel Silva escreveu:
não dá para ver o anel preto no pescoço tipico do macho.
A filmagem é de Novembro... no inverno desaparece o anel.
Do comité de raridades, disseram só que receberam o que enviei, mas nunca mais disseram mais nada. Enfim, anda a pessoa a perder tempo a enviar documentos bem elaborados pra nada.....
Lemuel Silva escreveu:Do comité de raridades, disseram só que receberam o que enviei, mas nunca mais disseram mais nada. Enfim, anda a pessoa a perder tempo a enviar documentos bem elaborados pra nada.....
A falta de paciência é uma característica da sociedade moderna, o reclamar sem conhecimento de causa também, como é óbvio as decisões tomadas em órgãos colegiais e para mais em órgãos que não são pagos para o efeito levam tempo mesmo quando a decisão é óbvia como é este caso.
E isto porque? Porque o CPR não informa directamente o observador das suas deliberações, como poderias saber se te tivesses dado ao trabalho de te informar mas que não sabes aparentemente porque não te informas-te, aquilo que o CPR faz é publicar o resultado das suas deliberações numa publicação que dá pelo nome de anuário, ora como se subentende pelo seu próprio nome é suposto que o mesmo seja anual, mas infelizmente não o é, e anda de facto atrasado, saiu recentemente o Anuário 8 referente ao ano de 2010, que poderá consultar no site da SPEA, o teu registo que foi de 2011 será portanto publicado no anuário 9 que será publicado eventualmente
Como sou um pouco cusco, fui pesquisar na TR do CPR para ver se havia decisão já sobre o teu registro, e não está nada indicado, no entanto como há dois registros submetidos da mesma ave em Março o teu registro será seguramente englobado no registro inicial que foi aceite. Confirmação oficial esperemos em 2013, mas penso que é seguro dizer que é mais um para D, mas para mim este devia ir directo para E mais isso é outra conversa.
pedro121 escreveu:penso que é seguro dizer que é mais um para D, mas para mim este devia ir directo para E mais isso é outra conversa.
Creio que já falámos disto anteriormente, mas parece-me oportuno lembrar que as categorias se aplicam às espécies e não aos registos
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Gonçalo Elias escreveu:
Creio que já falámos disto anteriormente, mas parece-me oportuno lembrar que as categorias se aplicam às espécies e não aos registos
Sim, eu estou ao corrente dessa posição, está também com certeza lembrado que não concordo com ela. Mas não é talvez o tópico adequado para voltar a esse assunto.
Ok, obrigado pelos esclarecimentos, vou estar atento então, a ver se o anuário é publicado para o ano