Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda identificação de ave

+3
Joost Valkenburg
Gonçalo Elias
José Loureiro
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Ajuda identificação de ave

Mensagem por José Loureiro Ter Fev 12, 2008 7:49 am

Olá a todos.
Antes de mais quero felicitar os criadores deste Blog que permite uma saudável troca de opiniões e conhecimentos acerca das "nossas" aves.
Como sou novo no que toca a fotografar aves, criei uma página pessoal detinada á identificação e divulgação de algumas espécies.
Tendo começado a tentar descobrir que aves são aquelas a que tirei fotos é que vi a dificuldade que existe em distinguir algumas doutras!
Adiante... tirei uma foto a uma ave que eu sei ser uma gaivota, agora qual o seu nome cientifico .... é que ainda não consegui descobrir.
Assim se alguém souber que tipo de gaivota é agradeço antecipadamente a informação.
(Como não sei ainda como é que se hospedam fotos aqui fica um link à minha página pessoal na qual, no canto esquerdo, está o link à dita gaivota (2010)).
http://avesdeportugal.home.sapo.pt/
Obrigado a todos.

[img]Ajuda identificação de ave Gaivot10[/img]

Obrigado pela dica!


Última edição por em Qui Fev 14, 2008 1:32 pm, editado 2 vez(es)
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Fev 12, 2008 8:09 am

Caro José Loureiro,

Antes de mais, bem-vindo ao Forum Aves.

Relativamente à colocação de imagens, sugiro que consultes a sala "Área de Testes" em https://aves.forumeiros.com/area-de-testes-f9/, lá encontrarás as instruções para colocar imagens neste espaço e poderás também testar esta funcionalidade.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por Joost Valkenburg Ter Fev 12, 2008 11:49 am

Ola

Parece-me uma Larus fuscus de segundo ano(se a foto for de 2008).

Abraço

Joost

Joost Valkenburg

Número de Mensagens : 173
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por José Loureiro Ter Fev 12, 2008 12:33 pm

Joost Valkenburg escreveu:Ola

Parece-me uma Larus fuscus de segundo ano(se a foto for de 2008).

Abraço

Joost

Boas. A foto foi efectivamente tirada no passado Domingo na Zona da Foz (Porto). Como desconheço a importância da idade para a identificação não a mencionei.
Já agora a seguinte, também tirada na mesma data, é da mesma espécie?
[img]Ajuda identificação de ave Dsc_1910[/img]
Obrigado e abraço


Última edição por em Qui Fev 14, 2008 1:33 pm, editado 1 vez(es)
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Fev 12, 2008 5:34 pm

Esta é mais clarinha, parece uma gaivota-argêntea (Larus michahellis).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por José Loureiro Qua Fev 13, 2008 3:11 pm

Gonçalo Elias escreveu:Esta é mais clarinha, parece uma gaivota-argêntea (Larus michahellis).
Olá de novo.
Desculpem a minha ignorância no que toca a identificação de aves mas após a ajuda que deu tentei fazer uma pesquisa e ainda fiquei mais confuso. A gaivota argêntea é uma sub-espécie da gaivota-de-patas-amarelas (Larus cachinnans)? Poderei catalogar a referida ave com este último nome?
Da pouca pesquisa que fiz parece-me extremamente difícil catalogar este tipo de aves sem qualquer margem de erro, por isso, qualquer nome que lhes atribua nunca terá 100% de certeza de estar correcto. Pelo menos em relação a certas espécies de gaivotas!
Todavia, fico agradecido com as ajudas dadas e sempre vos garanto que fiquei a saber um pouco mais sobre estas aves nesta semana do que até aqui!
Abraço
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Fev 14, 2008 7:28 am

Olá José,

Vou tentar ajudar a esclarecer as questões que colocas.

joseloureiro escreveu:A gaivota argêntea é uma sub-espécie da gaivota-de-patas-amarelas (Larus cachinnans)? Poderei catalogar a referida ave com este último nome?

A gaivota-argêntea pertence a um grupo de espécies cuja taxonomia tem gerado alguma confusão.

Até há cerca de 20 anos atrás o grupo tinha a designação Larus argentatus, sendo-lhe dado em português o nome gaivota-argêntea para todas as subespécies.

Na década de 1980 ou início de 1990 foi proposta a separação em duas espécies: Larus argentatus no norte da Europa e Larus cachinnans no sul. Claro que como havia uma "espécie nova", os ingleses decidiram inventar um nome para a nova espécie e como ela tem patas amarelas passaram a chamar Yellow-legged Gull às do sul, já que as do norte têm as patas rosadas. Há quem tenha aportuguesado este nome e passado a usar a designação gaivota-de-patas-amarelas - pessoalmente acho este nome confuso, já que as vulgares Larus fuscus também têm o nome patas amarelas, por isso prefiro manter o nome anterior (gaivota-argêntea), já que afinal de contas os bichos que cá andam são os mesmos que andavam, antes da separação. Mudou a taxonomia, mas a gaivota é a mesma, por isso para quê mudar o nome (afinal os picanços-reais também foram separados dos do norte da Europa e nós não lhe mudámos o nome para picanço-de-peito-rosado Twisted Evil )

Mas a história não acaba aqui. Há alguns anos, foi proposta uma separação dentro do grupo Larus cachinnans em duas espécies: Larus cachinnans na zona do Mar Negro e Larus michahellis na Europa ocidental e ilhas atlânticas. Qual o nome vulgar destas duas gaivotas não sei. Para mim continuam e continuarão a ser as gaivotas-argênteas, que foi o nome pelo qual aprendia a designar as gaivotas que nidificam na nossa costa Very Happy

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por José Loureiro Qui Fev 14, 2008 1:22 pm

Boa noite a todos.
Penso que esta última (completa) explicação dada pelo caro Gonçalo, e a quem novamente agradeço, serviu para esclarecer leigos e conhecedores!
Assim só nos resta ir para a rua ver e tirar fotos a Gaivotas ou outras aves e, se dúvidas houver... recorrer ao Forum.
Como sou leigo e novo (na matéria) e estou a começar a ganhar o gosto pela fotografia de aves para posterior identificação e divulgação das mesmas é provável que ainda "chateie", com perguntas mais ou menos pertinentes, muito boa gente que participa neste Forum! Penso que é para isso mesmo que ele existe e, com explicações destas aproveita não só quem pergunta mas também quem visualiza as mesmas.
1 Abraço
José Loureiro
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Mais uma desconhecida...(para mim, claro)

Mensagem por José Loureiro Seg Fev 18, 2008 4:33 am

Olá a todos.
Tal como prometido aqui estou, de novo, a usar da boa vontade dos participantes do Forum pedindo ajuda na identificação da pequena ave que ao diante junto fotos.
Fotos tiradas no passado sábado em Viana do Castelo:
[img]Ajuda identificação de ave Sem_ti10[/img]
[img]Ajuda identificação de ave Sem_ti11[/img]
Já agora...que é um pato eu sei, mas qual o seu nome cientifico?
[img]Ajuda identificação de ave Sem_ti12
Obrigado
1 Abraço
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por Joost Valkenburg Seg Fev 18, 2008 5:03 am

É um Phoenicurus ochruros.

Joost Valkenburg

Número de Mensagens : 173
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Fev 18, 2008 5:13 am

Quanto ao pato, parece um pato-mandarim (Aix galericulata) por causa do bico vermelho e dos tufos ruivos na parte posterior das faces, mas não consigo ter a certeza. Será um macho jovem?

1 abr
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por José Loureiro Seg Fev 18, 2008 5:23 am

Joost Valkenburg escreveu:É um Phoenicurus ochruros.

Bom dia.
Obrigado.
Para quem não é grande conhecedor de aves, como é o caso, a tendência é procurar identificar as aves pelos meios mais rápidos que temos ao nosso dispor, designadamente por procura de fotos na Net.
A grande dificuldade que existe em tal meio de identificação é que no mundo das aves, dada a maior beleza dos machos, as fotos são predominantemente deste sexo. Logo é dificil identificar a espécie se fôr uma fêmea.
Obrigado
1 Abraço
Ps: Obrigado também ao Gonçalo que me dava uma resposta enquanto escrevia.
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por pedro121 Ter Fev 19, 2008 2:59 am

Gonçalo Elias escreveu:Quanto ao pato, parece um pato-mandarim (Aix galericulata) por causa do bico vermelho e dos tufos ruivos na parte posterior das faces, mas não consigo ter a certeza. Será um macho jovem?

Bem ou é um macho de Mandarim na muda para a plumagem nupcial, ou é um híbrido de Mandarim x ???
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Fev 19, 2008 3:49 am

Olá Pedro,

De facto pode ser um híbrido, aliás a ave não tem os traços todos de mandarim. Infelizmente não tenho nenhum livro com fotos de híbridos para poder confirmar...

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por João Dias Ter Fev 19, 2008 6:43 am

Ya a mim também me parece um pato mandarim!!

Já agora desculpem lá a pergunta estes patos existem em Portugal? (sem ser em cativeiro)


Cumps,
João Dias

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Fev 19, 2008 7:41 am

joao.macarrony escreveu:estes patos existem em Portugal? (sem ser em cativeiro)

Só quando fogem da capoeira lol!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por João Dias Ter Fev 19, 2008 9:00 am

Gonçalo Elias escreveu:
joao.macarrony escreveu:estes patos existem em Portugal? (sem ser em cativeiro)

Só quando fogem da capoeira lol!

LOL Por acaso....

Eu tinha a impresão que eles não haviam cá.É pena é um pato muito bonito bounce bounce

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Fev 19, 2008 9:06 am

joao.macarrony escreveu:Eu tinha a impresão que eles não haviam cá.É pena é um pato muito bonito bounce bounce

É precisamente por muitas espécies exóticas serem bonitas (muito coloridas) que o comércio de aves exóticas se tornou num grande negócio.

Mas este negócio tem duas importantes consequências:
- as aves importadas por vezes fogem de cativeiro e estabelecem populações em estado selvagem nas regiões para onde foram levadas, alterando o equilíbrio natural aí existente
- redução das populações selvagens existentes nas zonas de origem, o que ameaça a sobrevivência da espécie no seu habitat natural...

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por João Dias Ter Fev 19, 2008 11:17 am

Gonçalo Elias escreveu:
joao.macarrony escreveu:Eu tinha a impresão que eles não haviam cá.É pena é um pato muito bonito bounce bounce

É precisamente por muitas espécies exóticas serem bonitas (muito coloridas) que o comércio de aves exóticas se tornou num grande negócio.

Mas este negócio tem duas importantes consequências:
- as aves importadas por vezes fogem de cativeiro e estabelecem populações em estado selvagem nas regiões para onde foram levadas, alterando o equilíbrio natural aí existente
- redução das populações selvagens existentes nas zonas de origem, o que ameaça a sobrevivência da espécie no seu habitat natural...

1 abraço,
Gonçalo

Claro tem toda a razão Very Happy

É por estas e por outras que diversas espécies estão em via de extinção Mad Mad

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por pedro121 Ter Fev 19, 2008 1:16 pm

Gonçalo Elias escreveu:Olá Pedro,

De facto pode ser um híbrido, aliás a ave não tem os traços todos de mandarim. Infelizmente não tenho nenhum livro com fotos de híbridos para poder confirmar...

1 abraço,
Gonçalo

Eu pessoalmente acho que é um Hibrido porque a plumagem não é correspondente a fase intermedia de uma ave normal, aquele peito preto escamado...
E por outro lado não corresponde a nenhuma mutação conhecida para esta especie
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por pedro121 Ter Fev 19, 2008 1:26 pm

Gonçalo Elias escreveu:
- redução das populações selvagens existentes nas zonas de origem, o que ameaça a sobrevivência da espécie no seu habitat natural...

É verdade, felismente com a proibição das importações tanto nos USA como na UE a situação ficou mais favoravel para as especies africanas e sul americanas que constituem o grosso das aves de importação.

Claro que isso levou a um aumento do preço para essas especies e em consequencia a um aumento do trafico, mas mesmo assim o nº de aves apanhadas é menor hoje em dia do que que o nº de aves capturadas no seculo passado.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Fev 19, 2008 2:10 pm

pedro121 escreveu:É verdade, felismente com a proibição das importações tanto nos USA como na UE a situação ficou mais favoravel para as especies africanas e sul americanas que constituem o grosso das aves de importação.

Sim, mas a proibição de nada serve sem uma fiscalização eficaz. A falta de fiscalização, aliada à corrupção, abre caminho a negócios ilícitos, também nesta área.

pedro121 escreveu:Claro que isso levou a um aumento do preço para essas especies e em consequencia a um aumento do trafico, mas mesmo assim o nº de aves apanhadas é menor hoje em dia do que que o nº de aves capturadas no seculo passado.

Tens a certeza que o número é menor? Tens números concretos?
É que eu cada vez vejo mais exóticas à solta - há vinte anos eram só os bicos de lacre, actualmente são dezenas as espécies que aparecem em liberdade em Portugal. E não é só cá: em Inglaterra a lista de aves não nativas observadas em liberdade já atinge, salvo erro, as 300 espécies. Se não há um aumento das importações, de onde vem esta bicharada toda?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por pedro121 Ter Fev 19, 2008 2:45 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Tens a certeza que o número é menor? Tens números concretos?
É que eu cada vez vejo mais exóticas à solta - há vinte anos eram só os bicos de lacre, actualmente são dezenas as espécies que aparecem em liberdade em Portugal. E não é só cá: em Inglaterra a lista de aves não nativas observadas em liberdade já atinge, salvo erro, as 300 espécies. Se não há um aumento das importações, de onde vem esta bicharada toda?

Sim, tenho a certesa, temos que ver duas situações diferentes:

Uma coisa são as especies que se estabeleceram em Portugal fugidas de cativeiro mas cuja população fundadora era capturada, ou seja os individuos que fugiram e se começaram a reproduzir tinham experiencia em viver em estado "selvagem", em muitos casos as fugas deram-se com bandos inteiros o que facilitou a sua adaptação, o exemplo classico é o bico de lacre, mas tambem os tecelões e os bengalins mosqueados.


Outra coisa são os individuos isolados ou casais que fogem todos os dias por este pais fora, mas que são aves já criadas em cativeiro e com menos hipoteses de sobreviverem no longo prazo e poucas probabilidades de encontrar parceiro.

Em Portugal são criadas mais de uma centena de especies exoticas em cativeiro, é normal que algumas escapem pontualmente, mas se vires as especies que se estabeleceram são todas elas originarias de importação, e não de individuos criados.


Quanto aos numeros de aves importadas, a situação é simples, importadas legalmente não há, claro que se faz contrabando, mas o nº de aves capturadas disponiveis no mercado desceu abruptamente, inumeras especies desapareceram do comercio, outras são vendidas a preços astronomicos, a titulo de exemplo um Papagaio do senegal podia ser comprado por 20 euros em 2001, hoje em dia o preço de um adulto situa-se nos 300 euros, isto porque com o fim das importações, especies que niguem criava porque eram demasiado baratas e vulgares agora são raras e preciosas, isto só para dizer que o fenomeno dos exoticos em Portugal vai estabilizar, não acredito que mais especies se venham a estabelecer no curto praso, e algumas vão desaparecer devido as capturas.


Última edição por pedro121 em Ter Fev 19, 2008 2:47 pm, editado 1 vez(es)
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Aix

Mensagem por trataruga Qua Fev 20, 2008 5:06 am

Bom dia,

Quanto à origem da ave... penso que a anilha que apresenta numa das patas resolve a questão! Ou não?

Quanto a observações deste tipo de...(nem sei se diga espécie se híbrido) na zona, foi recentemente observado (2 de Fevereiro) 1 casal no Estuário do Minho. http://www.anabam.org/PATO%20MANDARÍN.htm

Cumprimentos
trataruga
trataruga

Número de Mensagens : 231
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por José Loureiro Qua Fev 20, 2008 5:30 am

trataruga escreveu:Bom dia,

Quanto à origem da ave... penso que a anilha que apresenta numa das patas resolve a questão! Ou não?

Bom dia.
Volto de novo a este tópico, que também serviu para debater outras questões interessantes e diversas do post inicial, para informar que efectivamente a foto em causa se reporta a uma ave de cativeiro, acrescentando, aliás, como também já foi questionado, que esta ave se encontrava junto com uma outra espécie de patos (Aix Sponsa), pelo que é provável que seja um híbrido como bem observado.
Abraço


Última edição por joseloureiro em Qua Fev 20, 2008 6:42 am, editado 1 vez(es)
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda identificação de ave Empty Re: Ajuda identificação de ave

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos