Ajuda na Id
+3
Flávio Oliveira
Gonçalo Elias
António Beira Alta
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Galeria
Página 1 de 1
Ajuda na Id
Fotografei estas duas aves que não consegui identificar na albufeira da barragem de Bouça Cova ( coordenadas GPS : 40° 41.309'N 7° 15.063'W ) . Poderão ser Borrelhos ?
António Beira Alta- Número de Mensagens : 1618
Local : Guarda e arredores
Re: Ajuda na Id
O primeiro é um maçarico-das-rochas, o segundo parece ser um borrelho-pequeno-de-coleira. juvenil.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Bem hajas Gonçalo , foi as unicas 2 aves que andavam nesta albufeira que não consegui identificar . É um local que tem bastante potencial em termos de observação , além destas existem também garças ( real e branca ) e bastantes patos .
Gonçalo Elias escreveu: o segundo parece ser um borrelho-pequeno-de-coleira. juvenil.
Concordo que seja um juvenil mas esta ave levanta-me algumas dúvidas. Por um lado, o facto de a coleira não estar completa faria supor ser um borrelho-de-coleira-interrompida, algo que a cor amarelada das patas e a largura da coleira vêm desmentir.
Por outro lado, a existência de uma especie de lista supraciliar branca faz-me apontar para um borrelho-grande-de-coleira.
Agradecia mais explicações.
Cumprimentos
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira- Número de Mensagens : 605
Local : Maia
Olá Flávio,
As questões que levantas são pertinentes.
Aqui vão alguns comentários:
Não necessariamente. Nota que os borrelhos grande e pequeno de coleira imaturos têm igualmente uma coleira incompleta. No entanto esta coleira é bastante grossa e vai quase até ao meio do peito, ao contrário da do borrelho-de-coleira-intererrompida, que é fina e é cortada nos lados.
Precisamente.
Esse pormenor é interessante e também estive a reparar melhor nele. No entanto, não tenho a certeza se o pequeno não pode apresentar também uma pequena lista supraciliar. Além disso as patas parecem-me muito amarelas para o grande, que em geral as tem mais alaranjadas.
Os critérios que geralmente uso para confirmar a identificação não podem ser usados aqu: refiro-me à vocalização e à presença ou ausência de risca alar.
Rui, Pedro: opiniões?
1 abraço,
Gonçalo
As questões que levantas são pertinentes.
Aqui vão alguns comentários:
Flávio Oliveira escreveu:
Por um lado, o facto de a coleira não estar completa faria supor ser um borrelho-de-coleira-interrompida
Não necessariamente. Nota que os borrelhos grande e pequeno de coleira imaturos têm igualmente uma coleira incompleta. No entanto esta coleira é bastante grossa e vai quase até ao meio do peito, ao contrário da do borrelho-de-coleira-intererrompida, que é fina e é cortada nos lados.
Flávio Oliveira escreveu:,algo que a cor amarelada das patas e a largura da coleira vêm desmentir.
Precisamente.
Flávio Oliveira escreveu:Por outro lado, a existência de uma especie de lista supraciliar branca faz-me apontar para um borrelho-grande-de-coleira.
Esse pormenor é interessante e também estive a reparar melhor nele. No entanto, não tenho a certeza se o pequeno não pode apresentar também uma pequena lista supraciliar. Além disso as patas parecem-me muito amarelas para o grande, que em geral as tem mais alaranjadas.
Os critérios que geralmente uso para confirmar a identificação não podem ser usados aqu: refiro-me à vocalização e à presença ou ausência de risca alar.
Rui, Pedro: opiniões?
1 abraço,
Gonçalo
Eu vou para Borelho grande, devido á superciliar branca, ao olho propocionalmente grande e sem anel, e principalmente por causa das primarias, o borelho pequeno tem as tercearias a cobrir as primarias, o grande tem as primarias a descoberto, esta ave tem as primarias a descoberto.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
À primeira vista também me pareceu C. hiaticula pela ausência de anel orbital.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Tenho mais esta foto do mesmo individuo , penso que não ira ajudar no dissolver das vossas duvidas no entanto vou coloca-la .
Bom dia,
Pela estrutura algo "pesada", cabeça grande e bico algo robusto, creio tratar-se de um C. hiaticula
Cumprimentos
Carlos
Pela estrutura algo "pesada", cabeça grande e bico algo robusto, creio tratar-se de um C. hiaticula
Cumprimentos
Carlos
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Concordo com a vossa opinião. Efectivamente todas as características indicadas apontam mais para C. hiaticula.