Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla

3 participantes

Ir para baixo

Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla Empty Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla

Mensagem por pedro121 Sáb Set 24, 2011 12:42 pm

Boas

Ontem ao fim do dia observei um pequeno pilrito juvenil na lagoa de Óbidos em alimentação com um bando misto de alpinas e ferruginea, já não tinha muita luz mas não consegui ver nenhuma característica tipica para um minuta juvenil, hoje voltei lá e estive algum tempo a observar a ave, é um pequeno calidris, juvenil, com supercilio bem marcado mas não dividido e sem a testa branca, com patas prestas, bico pequeno com base "alta" e ponta que a mim me parece romba, mas não tinha minutas para comparar, com dorso sem os Vs brancos e sem tons de ferrugem, o desenho do dorso era uniforme, não era rechonchuda como os minutas o ventre era liso, infelizmente estava a alimentar-se numa zona coberta de algas e não consegui ver as membranas, mas quando pos os chamamentos de Calidris pusilla ela parou de se alimentar e ficou a olhar para mim, foi o unica ave do bando que reagiu.

A ave estava alimentar-se aqui:

http://maps.google.com/?ll=39.405376,-9.186225&spn=0.001125,0.001725&t=h&z=19&vpsrc=6

estava a meros metros na vasa que fica a descoberto na vazante.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla Empty Re: Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla

Mensagem por RuiCaratao Dom Set 25, 2011 4:56 am

Tiraste fotos Pedro??? Reparas-te se tinha marcas tipo ancora nas escapulares...
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla Empty Re: Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla

Mensagem por RuiCaratao Dom Set 25, 2011 7:02 am

Seria o 2º para portugal Smile

Esta foto, promete a meu ver para pusilla, não consigo ver as marcas em âncora nas escapulares que descem para a asa, mas o contraste com dorso acastanhado em V, etá lá!!!!! As terciarias tambem parecem ter o interior bastante mais claro do os minuta juvenis

http://www.flickr.com/photos/32168025@N08/6180163391/in/photostream

Seria muito estranho um minuta em muda no Outono manter o manto juvenil, e ja ter toda a cobertura da asa cinzenta, esta muda produz sempre aves meio mosqueadas com penas de inverno aqui e ali.
Ou seja esse cinzento na asa tem mais logica para mim ser o +/- cinzento de uma asa de pusilla do que ser o cinzento de uma asa de inverno em minuta.

Não sei se me fiz entender....... scratch




RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla Empty Re: Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla

Mensagem por pedro121 Dom Set 25, 2011 7:16 am

RuiCaratao escreveu:

Seria muito estranho um minuta em muda no Outono manter o manto juvenil, e ja ter toda a cobertura da asa cinzenta, esta muda produz sempre aves meio mosqueadas com penas de inverno aqui e ali.
Ou seja esse cinzento na asa tem mais logica para mim ser o +/- cinzento de uma asa de pusilla do que ser o cinzento de uma asa de inverno em minuta.

Não sei se me fiz entender....... scratch

Fizeste, alias eu concordo, para um minuta ter este padrão teria que ser um 1º inverno com a muda já toda feita o que não é normal em setembro, por outro lado encaixa perfeitamente num pussila juvenil, já que para mim as penas de cobertura são todas de 1º geração ou seja ainda não mudou nenhuma, a foto não permite ver os pormenores mas ele estava muito proximo e ontem consegui ve-lo bem, vamos a ver se ele aparece hoje e se o pessoal da artilharia pesada consegue apanha-lo
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla Empty Re: Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla

Mensagem por RuiCaratao Dom Set 25, 2011 7:41 am

Pedro 121 escreveu:Fizeste, alias eu concordo, para um minuta ter este padrão teria que ser um 1º inverno com a muda já toda feita o que não é normal em setembro

Aí é que esta o problema, parece-me nas fotos e segundo a tua descrição, que ele tem o manto de uma ave juvenil, mas com escapulares e asa meio cinzenta, numa muda completa mesmo para um 1º Inverno o manto e escapulares seriam cinzentos, apenas a asa não é mudada .

Quanto ao ser cedo, ja vi C. minuta, este ano com muda completa, pelo menos no que era visivel numa ave em alimentação...ja estamos em fins de Setembro



RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla Empty Re: Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla

Mensagem por pedro121 Seg Set 26, 2011 2:16 pm

Mais algumas fotos

http://www.flickr.com/photos/32168025@N08/
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla Empty Re: Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla

Mensagem por António A Gonçalves Seg Set 26, 2011 2:55 pm

Estive a ver as fotos e também me parece uma possibilidade bastante possível.

No entanto nalgumas fotos o bico parece demasiado comprido, mas aparentemente esta característica/situação pode também ocorrer na espécie.

http://scienceblogs.com/grrlscientist/2008/07/semipalmated_sandpipers.php

Saudações
António

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla Empty Re: Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla

Mensagem por pedro121 Seg Set 26, 2011 3:52 pm

António A Gonçalves escreveu:No entanto nalgumas fotos o bico parece demasiado comprido, mas aparentemente esta característica/situação pode também ocorrer na espécie.

Sim, o bico das fêmeas é maior que o dos machos e também existe alguma variação regional.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla Empty Re: Possivel Pilrito-semipalmado. Calidris pusilla

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos