Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terceira edição da ObservaNatura

Ir para baixo

Terceira edição da ObservaNatura Empty Terceira edição da ObservaNatura

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 03, 2011 5:33 pm

Dedicada ao turismo ornitológico na Herdade da Mourisca em Setúbal
Terceira edição da ObservaNatura ponto de encontro com turismo de natureza

Data: 3 de Outubro de 2011
Fonte: rostos.pt

A apresentação da terceira edição da ObservaNatura, certame que se realiza no próximo fim de semana na Herdade da Mourisca, Setúbal, proporcionou hoje aos jornalistas o acompanhamento de atividades científicas de terreno.

A deslocação, em jipes disponibilizados pela empresa Mil Andanças, permitiu ficar a conhecer o local onde se realiza a ObservaNatura, em área do Estuário do Sado, e acompanhar uma sessão de captação de sons da natureza.

Antes, realizou-se uma conferência de imprensa na Casa da Baía, com a participação de João Carlos Farinha, pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, e de José Fernando Gonçalves, pela Câmara Municipal de Setúbal, destinada à divulgação do programa da feira e ao anúncio de uma parceria entre as duas instituições destinada ao aproveitamento turístico da atividade de observação de aves, o denominado birdwatching.

A terceira edição da ObservaNatura, de entrada livre, decorre sábado das 10h00 às 19h00 e domingo das 10h00 às 18h00, sendo dedicada ao turismo ornitológico, que dá particular ênfase à observação de aves, direta ou com recurso a binóculos e telescópios de campo. Esta modalidade do turismo de natureza inclui também fotografia, pintura e ilustração da natureza.

Ao longo dos dois dias, os visitantes dispõem de um vasto programa, com workshops e minicursos de fotografia da natureza, de anilhagem de aves, de identificação de espécies e de técnicas de ilustração, bem como passeios todo o terreno com especialistas e de natureza em bicicleta, barco ou charrete.

É também possível participar em ateliers para crianças e em jogos e animações para toda a família ou mesmo ouvir histórias de viagens contadas por birdwatchers.

No domingo, a partir das 17h00, realiza-se uma mostra com degustação de ostras, orientada por profissionais da Sapalsado. A iniciativa está integrada no programa municipal “Festival da Ostra”.

A ObservaNatura assume-se ainda como um ponto de encontro entre as empresas de turismo de natureza, as organizações não governamentais, as editoras e empresas de material óptico e os turistas ornitológicos, em torno dos valores da biodiversidade. Garças, colhereiros e flamingos são algumas das espécies que podem ser observadas nesta altura do ano.

A iniciativa é organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e da Reserva Natural do Estuário do Sado, contando com diversos parceiros, entre eles a Câmara Municipal de Setúbal, e apoios.

PROGRAMA

Dia 8, sábado

10h15-10h30 Sessão de abertura. Tito Rosa (presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade), Rui Ávila (administrador da SONAE Turismo), Maria das Dores Meira (presidente da Câmara Municipal de Setúbal)

10h30-10h45 Roteiro de Turismo Natureza – Observação de aves em Portugal – João Portugal (Turismo de Portugal)

10h45-11h30 Apresentação do estado actual dos projectos de acção de conservação e monitorização ambiental no Estuário do Sado para 2011 no âmbito da Troia-Natura (ICNB).

12h00-13h00 Uso público y áreas protegidas. Retos de gestion – Maria José Viñales (Universidade Politécnica de Valência)

14h00-15h00 Birdwatching in Finland – Jan Södersved (editor da revista Linnut)

15h00-15h30 Projeto Birdwatching no Algarve – Almeida Pires (Turismo do Algarve)

15h30-16h00 Festival de Birdwatching de Sagres: resultados de 2011 – SPEA/ Almargem

16h00-17h00 Minsmere RSPB Reserve, A portrait of one of the premier nature reserves in the UK – Adams Rowlands (RSPB/BirdLife)

17h30-18h30 Reintrodução da águia-pesqueira em Portugal: crónica do primeiro ano – Luís Palma, Andreia Dias, João Ferreira, Marco Mirinha, Pedro Melo & Pedro Beja (CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos)

Dia 9, domingo

10h00-11h00 Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal – Domingos Leitão, Vanessa Oliveira & Ana Meirinho (SPEA). Segue-se sessão de treino sobre a metodologia do atlas nas imediações do moinho da Mourisca – uma hora de duração

11h30-12h30 Birds & People – Nigel Collar (Birdlife)

12h30-13h00 Observação de Aves Marinhas no Algarve / Pelagic Boat Tours – Potencial da região e Atractivos – Georg Schreier & João Ministro (Proactivetur)

14h00-14h30 O estado das aves em Portugal 2010 – Ana Meirinho, Ricardo Martins & Domingos Leitão (SPEA)

14h30-15h00 Seguimiento y conservación de espátulas, flamencos y otras aves acuáticas amenazadas de Andalucía y Portugal - Claudine de le Court, A. Garrido, J.R. Garrido & M. Rendón-Martos (Agencia de Medio Ambiente y Agua, Consejería de Medio Ambiente, Junta de Andalucia)

15h30-16h00 Rota Vicentina, Grande Rota Pedestre ao longo da Costa Alentejana e Vicentina – Marta Cabral & José
Granja Dias (Casas Brancas – Costas Alentejanas e vicentina)

16h00-16h30 Avaliação da intensidade de utilização de áreas protegidas como territórios de lazer: o caso do BTT no Trilho dos Moinhos da Serra do Louro, Arrábida – Ricardo Nogueira Mendes (Laboratório de Ecologia, Turismo e Sustentabilidade – Instituto Superior de Línguas e Administração)

16h30-17h30 Petrels Night and Day – Magnus Robb

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=261213&mostra=2
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos