Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda ID

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda ID Empty Ajuda ID

Mensagem por AFerreira Ter Out 04, 2011 4:52 pm

Boas! Gostaria que me ajudassem na identificação desta ave de rapina. Observada em Dezembro de 2010.
A foto não está muito boa, estava muito longe.

Ajuda ID Img31812

Ajuda ID Img32242

Agradeço desde já a vossa ajuda Smile
Melhores cumprimentos

AFerreira

Número de Mensagens : 23
Idade : 43
Local : Madeira
Data de inscrição : 01/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 04, 2011 5:00 pm

Parece-me um Buteo buteo excepcionalmente claro.

A foto foi tirada na Madeira?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por RuiCaratao Ter Out 04, 2011 5:33 pm

Eu estou mais inclinado para um juvenil de Buteo lagopus, todo o padrão bate certo para um juvenil desta especie.

- tons acastanhados quando poisado e cabeça clara, podem indicar um juvenil
- Secundarias quase brancas sem barras e sem faixa terminal preta, não contrastam com as primarias brancas, nos B. buteo há este contraste
- Manchas carpais escuras
- Cauda não barrada muito branca e com banda terminal preta mas difusa
- Ventre muito escuro e homogeneo, com grande contraste paraum peito quase branco.
- Dark eye line visivel na foto em voo "desculpem mas não sei como se diz em Português"

Há certamente muitos B. buteo claros, mas o padrão é diferente geralmente e diferencia-se de B. lagopus

Se fôr é um grande registo!


cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por RuiCaratao Ter Out 04, 2011 5:44 pm

Dark eye line visivel na foto em voo "desculpem mas não sei como se diz em Português"


Já agora Gonçalo, para quando uma topografia da ave aqui no Aves de Portugal?
A mim dava-me imenso jeito, que ando sempre aos papeis com os nomes em português. Dos únicos 2 guias em português que tinha, um esta emprestado, e pelos vistos é vitalício, e o outro ofereci-o.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 04, 2011 5:52 pm

RuiCaratao escreveu:Eu estou mais inclinado para um juvenil de Buteo lagopus, todo o padrão bate certo para um juvenil desta especie.

- tons acastanhados quando poisado e cabeça clara, podem indicar um juvenil
- Secundarias quase brancas sem barras e sem faixa terminal preta, não contrastam com as primarias brancas, nos B. buteo há este contraste
- Manchas carpais escuras
- Cauda não barrada muito branca e com banda terminal preta mas difusa
- Ventre muito escuro e homogeneo, com grande contraste paraum peito quase branco.
- Dark eye line visivel na foto em voo "desculpem mas não sei como se diz em Português"

Há certamente muitos B. buteo claros, mas o padrão é diferente geralmente e diferencia-se de B. lagopus

Se fôr é um grande registo!


cumps,
Rui

Pois eu também pensei nessa hipótese mas antes de a lançar resolvi indagar sobre o local (eu sei, é batota, mas pronto What a Face)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por Rafael Matias Ter Out 04, 2011 6:43 pm

Terias mais fotos (mesmo que pareçam não mostrar muito mais) que pudesses colocar?

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por RuiCaratao Ter Out 04, 2011 7:16 pm

Bem estou a excluir um juvenil palido de Buteo rufinus, pela quase ausência de barras nas secundárias, côr aparentemente muito branco/preto.
Mas a ave poisada parece mostrar muito tarso nu, e quase não se nota os flancos escuros...as fotos não são as melhores e podem enganar. De certeza, que é a mesma ave?

Mais fotos realmente ajudavam....

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por AFerreira Qua Out 05, 2011 5:56 am

Boas! Foi observada no Porto Santo em Dezembro de 2010. Tenho mais estas fotos, mas estão ainda piores que as primeiras, por isso não sei se ajudaram muito.

Ajuda ID Img32302

Ajuda ID Img32282

Ajuda ID Img32322

Também pensei num juvenil de Buteo lagopus, a postura de voo da segunda foto parece com a descrita no Collins para o Buteo lagopus "head-on view with clearly raised wings"
Como aqui os Buteo buteo são muito comuns, apesar de nunca ter visto um claro, resolvi perguntar a quem sabe Smile

AFerreira

Número de Mensagens : 23
Idade : 43
Local : Madeira
Data de inscrição : 01/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por RuiCaratao Qua Out 05, 2011 7:10 am

Não fosse a foto da ave poisada, continuaria a achar que é um B. lagopus. Todo o padrão continua a ser consistente em todas as fotos, e continuo a achar os flancos e ventre demasiado escuros e homogeneos para ser um B. rufinus.


AFerreira escreveu:a postura de voo da segunda foto parece com a descrita no Collins para o Buteo lagopus "head-on view with clearly raised wings"

É preciso alguma cautela quando ajuizamos uma postura de voo baseados em apenas uma foto, porque esta apenas reflete 1 segundo do voo. Mas se se no campo a ave deu essa impressão, tudo bem...aliás não havendo mais fotos, uma descrição visual da ave, principalmente daquilo que não conseguimos ver ou ter a certeza, ajudaria.

- Padrão da ave vista de cima, a cauda sobretudo.
- Tons reais
- comportamento

Mais opiniões ....???????

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por AFerreira Qua Out 05, 2011 7:56 am

As fotos foram tiradas em dias diferentes, a pousada no dia 27 de Dezembro e as outras em voo foram tiradas no dia 30. O local foi o mesmo, porque fui várias vezes para tentar observa-la melhor, embora só tenha conseguido observar nesses dois dias.
Encontrei ainda esta foto também do dia 27, mas não sei se será o mesmo individuo pousado no poste.

Ajuda ID Img31912

Em relação ao comportamento, no curto tempo de observação não observei nada fora de comum.

AFerreira

Número de Mensagens : 23
Idade : 43
Local : Madeira
Data de inscrição : 01/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por pedro121 Qua Out 05, 2011 12:06 pm

Buteo lagopus na minha opinião de nabo em rapinas..., convém não esquecer que a ave pode ser neartica e pode haver diferenças de plumagem, mas para mim a ave em voo é um Buteo lagopus tipico.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 05, 2011 1:02 pm

RuiCaratao escreveu:Bem estou a excluir um juvenil palido de Buteo rufinus, pela quase ausência de barras nas secundárias, côr aparentemente muito branco/preto.

B. rufinus costuma ter a cauda arruivada e esse é um pormenor que em geral se vê bastante bem.

Quanto ao B. lagopus, é uma hipótese plausível, apenas fiz a ressalva de poder ser um B. buteo claro dado que essa espécie é em geral muito variável na plumagem e por vezes surgem indivíduos muito atípicos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por Rafael Matias Qua Out 05, 2011 2:38 pm

Caros,
uma vez que as minhas dúvidas eram mais que muitas, a ave do poste parecia bem arruivada e sem o ventre escuro que se via na ave em voo e Buteo lagopus seria uma nova espécie para a Madeira, escrevi ao Dick Forsman e recebi prontamente a seguinte resposta que vai permitir tirar algumas dúvidas, enquanto que outras permanecerão...

"Hi Rafael,
There are at least two different birds involved!
The bird in flight, in all pictures, is a very typical juvenile Buteo lagopus, no question about that. However, I cannot say, whether it is a nominate lagopus, or the N American sanctijohannis.
The bird on a lamp post is either a pale Buteo buteo, or a Buteo rufinus/cirtensis, but in my opinion it is impossible to identify this bird with certainty from this image alone. Note bare, yellow legs, and pale belly, excluding the B.lagopus in question.
The bird on the ground is just a Buteo sp. to me, and I cannot identify it to species. It could be the B. lagopus, or it could be B.rufinus, or even an exceptionally pale-tailed B.buteo. If the fine bars in the outer tail are for real, then B.lagopus can be excluded.
Both photos of the perched birds are of such poor technical quality that the important details for a positive identification cannot be judged and therefore the species remains unidentified.

regards,
Dick"

Portanto, em resumo, há pelo menos 2 aves nestas fotos, a do poste (que poderia até ser um Buteo rufinus, mas a foto não chega) e a que está em voo, um Buteo lagopus segundo o Dick Forsman.
O facto de terem sido fotografadas com 3 dias de diferença poderá explicar a confusão. De qualquer modo é uma Mega. Já que se consegue pôr um nome nesta ave (aquela em voo) sugiro ao AFerreira o envio destas fotos (e de outras que tenha) para o Comité Português de Raridades em raridades@spea.pt com a possível descrição dos factos, para que o registo seja formalmente aceite.
Abraços e boas observações,
Rafael


Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 05, 2011 2:49 pm

Obrigado Rafael pelo contributo.

Com efeito o facto de haver vários indivíduos envolvidos nas imagens lançou uma série de dúvidas que o DF veio agora esclarecer.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por AFerreira Qua Out 05, 2011 3:31 pm

Agradeço desde já a vossa ajuda!!
Vou enviar o registo confirmado para o noticiário.
Muito obrigado mais uma vez Smile
Abraço a todos

AFerreira

Número de Mensagens : 23
Idade : 43
Local : Madeira
Data de inscrição : 01/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por RuiCaratao Qua Out 05, 2011 4:41 pm

Pois, a ave do poste estava-me a fazer confusão, por ter tarsos nus e amarelos!!

Grande registo, AFerreira!! Já agora não é para o noticiário mas sim para o Comité de raridades
Nos Açores andou 1, pelos vistos na Madeira/Porto Santo outro, e no Continente...nicles!!!! Sad

cumps,
Rui

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 05, 2011 4:45 pm

RuiCaratao escreveu:
Dark eye line visivel na foto em voo "desculpem mas não sei como se diz em Português"


Já agora Gonçalo, para quando uma topografia da ave aqui no Aves de Portugal?
A mim dava-me imenso jeito, que ando sempre aos papeis com os nomes em português. Dos únicos 2 guias em português que tinha, um esta emprestado, e pelos vistos é vitalício, e o outro ofereci-o.

cumps,
Rui

Rui,

Sobre este assunto da topografia: a quantidade de coisas a colocar (e que estão em fila de espera) é enorme, por isso alguma ajuda será sempre bem-vinda. Se tiveres material que possa ser aproveitado para este fim e tiveres disponibilidade para colaborar, a coisa resolve-se.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por RuiCaratao Qua Out 05, 2011 5:08 pm

Bem Gonçalo, de que material falas? Eu estava a imaginar umas ilustrações com umas setinhas a indicar os grupos de penas....

abraço,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 05, 2011 5:14 pm

Bom, é preciso encontrar alguma que possa ser livremente utilizada sem direitos autorais...

E se calhar é preciso fazer um texto a acompanhar...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por AFerreira Qui Out 06, 2011 1:24 am

Sim vou enviar para o comité de raridades..obrigado pela ajuda a todos!

Abraço

André

AFerreira

Número de Mensagens : 23
Idade : 43
Local : Madeira
Data de inscrição : 01/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por pedro121 Qui Out 06, 2011 3:26 am

RuiCaratao escreveu:
Nos Açores andou 1, pelos vistos na Madeira/Porto Santo outro, e no Continente...nicles!!!! Sad

As aves das ilhas são quase garantidamente Nearticas, repara que em Espanha ela é uma Raridade não anual, com poucos registos e que ocorre quase só na Catalunha, Pais Basco e outras regiões do leste.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por RuiCaratao Qui Out 06, 2011 8:53 am

É provavel Pedro, mas até que apareça uma fase escura de sanctijohannis, do lado de cá, ficará sempre a duvida.
E como são mais comuns na costa Este, quem sabe...

cumps,
Rui


Última edição por RuiCaratao em Qui Out 06, 2011 9:49 am, editado 1 vez(es)
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por pedro121 Qui Out 06, 2011 8:57 am

RuiCaratao escreveu:É provavel Pedro, mas até que apareça uma fase escura de sanctijohanis, do lado de cá, ficará sempre a duvida.
E como são mais comuns na costa Este, quem sabe...

Sim, sim, sem duvida, mas será que uma faze escura é identificada? se me aparecesse á frente eu disparava logo para Buteo comun...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por RuiCaratao Qui Out 06, 2011 9:47 am

Smile pois... passam concerteza mais despercebidos, mas mais escuros do que os buteos e com maior contraste nas secundárias brancas, iriam ser mais dificeis de distinguir de fase escura de B. rufinus ou B. b. vulpinus.

se me aparecesse á frente eu disparava logo para Buteo comun...

Mas isso é porque agora só consegues pensar em neárticas de bico e pata comprida .....Laughing

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por pedro121 Qui Out 06, 2011 9:54 am

RuiCaratao escreveu: Smile pois... passam concerteza mais despercebidos, mas mais escuros do que os buteos e com maior contraste nas secundárias brancas, iriam ser mais dificeis de distinguir de fase escura de B. rufinus ou B. b. vulpinus.

Sim, mas sabes que eu com rapinas....ainda só tenho a primaria... Sad Sad

Mas isso é porque agora só consegues pensar em neárticas de bico e pata comprida .....Laughing

Hummm, não deixas de ter razão, mas é a lei dos numeros, são maiores as probablidades de aparecerem, portanto á que investir Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda ID Empty Re: Ajuda ID

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos