Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Turistas estrangeiros procuram cada vez mais o Algarve para observarem aves

Ir para baixo

Turistas estrangeiros procuram cada vez mais o Algarve para observarem aves Empty Turistas estrangeiros procuram cada vez mais o Algarve para observarem aves

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 05, 2011 9:03 am

Turistas estrangeiros procuram cada vez mais o Algarve para observarem aves
Data: 5 de Outubro de 2011
Fonte: sulinformacao.com

A observação de aves (birdwatching) é um dos nichos de turismo em crescimento no Algarve e, de ano para ano, são cada vez mais os adeptos desta atividade, que chegam de várias partes do mundo para visitar a região.

Em declarações à Lusa, a propósito da segunda edição do Festival de Observação de Aves, que decorreu em Sagres no passado fim-de-semana, Anabela Santos, da associação ambientalista Almargem, traçou um futuro promissor para o birdwatching no Algarve, que diz estar no “caminho da internacionalização”.

Suecos, belgas, alemães, holandeses e espanhóis, mas também canadianos e norte-americanos, foram as principais nacionalidades dos birdwatchers que marcaram presença em Sagres.

“O balanço é muito positivo, tivemos cerca de 800 pessoas, 116 espécies de aves foram observadas, e este ano houve mais birdwatchers, de várias partes do mundo, que vieram cá só para o festival”, vincou Anabela Santos.

O investimento neste nicho de mercado, por parte da Associação de Turismo do Algarve, e os stands promocionais em feiras internacionais de birdwatching, contribuiu, segundo a organizadora, para uma maior afluência de participantes estrangeiros.

Os típicos birdwatchers são "reformados, com algum poder de compra, e adeptos do turismo de natureza", contou à Lusa, George Schrier, um guia alemão, especialista em observação de aves, a viver há seis anos no Algarve.

É através do seu site, Birdwatching-Algarve, que mantém ligações com os principais operadores internacionais, e "a diversidade e raridade de aves" que desfilam na sua galeria de fotos são "o melhor cartão de visita" que pode apresentar a potenciais clientes, garante.

Das várias nacionalidades com quem trabalha, os ingleses são os seus principais clientes, porque "a Inglaterra é um país com uma grande tradição de birdwatchers", explica o guia.

É esse o caso de Malcom e Carolyn, um casal de meia-idade, ele engenheiro e ela professora reformada, ambos birdwatchers, que vieram propositadamente de Bedfordshire, na Inglaterra, para observar aves no Algarve e, em quatro anos, já visitaram sete vezes Portugal.

"Algumas pessoas acham estranho haver turistas que só cá vêm para observar aves, mas não é só isso que está em causa, antes de mais amamos a natureza, descobrir sítios quase intocados e apercebermo-nos da biodiversidade à nossa volta, e eu espero que em Portugal percebam que é nisto que devem investir e não na massificação, isso não vende", conclui Carolyn.

http://www.sulinformacao.com/?p=3434
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos