Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

+2
Helder Vieira
cazeribeiro
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por cazeribeiro Dom Out 09, 2011 9:13 am

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Hhhhty


Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? 800ps


Ontem na ilha de S. Miguel/Açores.

cazeribeiro

Número de Mensagens : 443
Local : S. Miguel/Açores
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por Helder Vieira Dom Out 09, 2011 9:27 am

As fotos referem-se a duas aves diferentes, certo?
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por cazeribeiro Dom Out 09, 2011 9:43 am

é a mesma ave .

cazeribeiro

Número de Mensagens : 443
Local : S. Miguel/Açores
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por Helder Vieira Dom Out 09, 2011 10:00 am

Não tenho qualquer experiência na observação destas duas espécies, aliás já me ocorreu (por diversas vezes) que quando me "der de caras com uma" vou passar pela mesma guerra... venha ela que eu não me importo!!!
Ainda por cima se for uma ave isolada, sem um termo de comparação... não sei se foi o caso?!

Mas aqui vão uns bitaites:
- o bico parece-me um pouco comprido (em proporção à cabeça), algo grosso e ligeiramente recurvado para cima
- partes superiores (em voo) muito escuras
- projecção das patas (também em voo) parece-me longa

Isto para dizer que me parece T. melanoleuca.

Fotos excelentes... como sempre!!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 09, 2011 10:33 am

Concordo com o Helder e registo também a base pálida do bico.

A única coisa que não bate certo é o padrão das secundárias que deveriam ser sarapintadas...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por pedro121 Dom Out 09, 2011 1:13 pm

Se ambas as fotos forem da mesma ave é na minha opinião um Perna-amarela-grande
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por RuiCaratao Dom Out 09, 2011 5:52 pm

Gonçalo Elias escreveu:A única coisa que não bate certo é o padrão das secundárias que deveriam ser sarapintadas...

Wink .... Assim como algumas primarias interiores. É uma caracteristica identificativa, e neste caso porque a ave foi fotografada em voo, e a fotografia tem uma qualidade excelente...

http://www.ramonmollerjensen.com/data/media/57/266-Pitotoy-Grande-Tringa-melanoleuca-402.jpg

Existe sobreposição no comprimento do bico, e no tom. Onde o Collins diz "fine all dark", para o bico de T. flavipes, outros referem variação no tom.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por pedro121 Seg Out 10, 2011 4:24 am

RuiCaratao escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:A única coisa que não bate certo é o padrão das secundárias que deveriam ser sarapintadas...

Wink .... Assim como algumas primarias interiores. É uma caracteristica identificativa, e neste caso porque a ave foi fotografada em voo, e a fotografia tem uma qualidade excelente...

Uma questão, alguem sabe se o padrão das secundarias é igual no adulto e no juvenil?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por RuiCaratao Ter Out 11, 2011 8:01 am

Pedro121 escreveu:Uma questão, alguem sabe se o padrão das secundarias é igual no adulto e no juvenil?

Foto de um juvenil de T. melanoleuca em Setembro
http://s3.amazonaws.com/birdfellow-production/content/bird_photos/000/015/705/identification/zzGrYellgs32D.jpeg?1278965330
Foto de um adulto...
http://www.oiseaux.net/photos/marc.chretien/images/chevalier.criard.mach.3g.jpg

Quando não temos nehuma outra ave como referência, julgar o tamanho, é dificil!
Uma outra coisa, Pedro. Esquecendo a projeção das primarias e a côr e comprimento das patas...achas a ave mais parecida com um T. totanus ou um T. nebularia?

Um Perna-amarela-grande, deveria ser a versão Perna-verde mas de pata amarela, repara nesta foto...
http://s3.amazonaws.com/birdfellow-production/content/bird_photos/000/015/706/identification/zzGrYellgs54D.jpeg?1278965333

cumps,
Rui



Última edição por RuiCaratao em Ter Out 11, 2011 8:04 am, editado 1 vez(es)
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 11, 2011 8:03 am

RuiCaratao escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:A única coisa que não bate certo é o padrão das secundárias que deveriam ser sarapintadas...

Wink .... Assim como algumas primarias interiores. É uma caracteristica identificativa, e neste caso porque a ave foi fotografada em voo, e a fotografia tem uma qualidade excelente...

Rui, acho que não percebi o teu ponto... podes explicar melhor por favor?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por pedro121 Ter Out 11, 2011 8:07 am

RuiCaratao escreveu:
Uma outra coisa, Pedro. Esquecendo a projeção das primarias e a côr e comprimento das patas...achas a ave mais parecida com um T. totanus ou um T. nebularia?

Sim, bem, a questão é que a ave pousada parece-me claramente mais parecida com nebularia, mas a ave em voo parece-me mais intermedia.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por pedro121 Ter Out 11, 2011 8:12 am

esta discusão está-me a fazer lembrar outra:

http://www.flickr.com/photos/56541100@N00/5518145522/in/pool-974517@N20
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por RuiCaratao Ter Out 11, 2011 8:12 am

Que estás correcto quando dizes que não bate certo. Adultos e juvenis de T. melanoleulca têm orlas barradas nas secundárias e primárias interiores, a ave dos Açores é um flavipes juvenil, com orlas brancas de juvenil mas não barradas.

É uma excelente forma de diferenciar ambos, mas mais dificil de observar no campo...uma boa foto ajuda

Juvenil de T. flavipes
http://www.avesphoto.com/website/pictures/YLGLES-2.jpg

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por RuiCaratao Ter Out 11, 2011 8:30 am

Nunca tinha visto esse topico do Flickr, mas sim nesse caso para mim é um T. melanoleuca, está em muda das primárias, mas aves de outros continentes, podem adoptar tempos de muda diferentes.

No comprimento das patas e bico a regra é "T flavipes, bico mais curto que o tarso, mas por vezes do mesmo comprimento. T melanoleuca, bico geralmente maior do que o tarso, mas por vezes do mesmo comprimento"
Quando certas caracteristicas de identificação, existem mas com sobreposição entre especies similares temos de recorrer a outras caracteristicas de identificação. O bico dessa ave parece longo mas já não parece curvo, mas uma unica foto pode enganar e depende do ângulo, quantas vezes demoramos ou perdemos mais uns segundos/minutos até confirmar um bico curvo num Fuselo, ou num Perna-verde?????

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por RuiCaratao Ter Out 11, 2011 8:42 am

Pedro121 escreveu:Sim, bem, a questão é que a ave pousada parece-me claramente mais parecida com nebularia, mas a ave em voo parece-me mais intermedia.

Agora trocaste-me as voltas, mas para mim poisado, parecenças com nebularia, não vejo...o bico continua a ser curto de mais.
Mas tens de ver a ave como um todo, e não ligues muito a uma só caracteristica, tens de soma-las e ver o resultado.

Sabes, é o que dá as fotos serem melhores do que as ilustrações, e a ave estar mais perto do que estamos habituados a observa-las.....começamos a ver caracteristicas que nunca tinhamos visto antes e confunde-nos.

Aconteceu-me o mesmo quando comprei os meus primeiros binoculos a sério....foi um admirável mundo novo de pormenores Laughing cheers e comecei a ter dúvidas onde não as tinha antes.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 11, 2011 8:46 am

Rui,

Depois de ler e reler os teus posts todos ainda não percebi se consideras que é um T. melanoleuca ou flavipes scratch
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por RuiCaratao Ter Out 11, 2011 8:50 am

Ruicaratao escreveu:Que estás correcto quando dizes que não bate certo. Adultos e juvenis de T. melanoleulca têm orlas barradas nas secundárias e primárias interiores, a ave dos Açores é um flavipes juvenil, com orlas brancas de juvenil mas não barradas.

Deves ter saltado esta parte.... Wink

Esta ave é para mim um flavipes, a do Flickr concordo que é um melanoleuca

cumps,
Rui Caratão
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por pedro121 Ter Out 11, 2011 8:54 am

RuiCaratao escreveu:
Agora trocaste-me as voltas, mas para mim poisado, parecenças com nebularia, não vejo...o bico continua a ser curto de mais.
Mas tens de ver a ave como um todo, e não ligues muito a uma só caracteristica, tens de soma-las e ver o resultado.

E eu que andava a pedir um Flavipes porque ao menos não levantava problemas de id...... Very Happy Very Happy

Mas a questão de base para mim mantem-se, temos duas características em jogo, comprimento e forma do bico e padrão das primarias, o padrão das primarias é claro, mas o bico também é claramente virado para cima e para mim é demasiado grande para não ser melanoleuca, ora se temos duas características que apontam para conclusões distintas o que fazemos, claro que se para ti o bico encaixa em flavipes está tudo certo, mas para mim não encaixa. mas sim, voltamos ao basico, avaliar a ave pelo todo, não fazer uma avaliação defenitiva com base numa ou duas fotos...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por pedro121 Ter Out 11, 2011 9:02 am

Ok, andei a ver fotos de juvenis e tudo bem o bico pode efectivamente encaixar em flavipes, (continuo a achar que é curvo) o que me faz mudar de campo e alinhar com perna-amarela-pequena, no entanto gostava de ter visto uma foto da ave em que fosse possivel ter idea do seu tamanho.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por RuiCaratao Ter Out 11, 2011 9:02 am

claro que se para ti o bico encaixa em flavipes está tudo certo, mas para mim não encaixa

A tua imagem mental das duas especies é baseada em quantas ilustrações? Em quantos guias de aves pedro?
Se me vais dizer que em muitas e em várias fotos da net......aí trocas-me de novo as voltas e não te sei responder.

Mas dou-te outra, padrão do peito para mim...menos marcado e mais esbatido e difuso como em flavipes. Projeção das primárias ligeiramente maiores do que em melanoleuca, atenção! a foto não é a melhor para avaliar esta caracteristica, e a diferença não é tanta como isso.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por pedro121 Ter Out 11, 2011 9:04 am

RuiCaratao escreveu:
Mas dou-te outra, padrão do peito para mim...menos marcado e mais esbatido e difuso como em flavipes. Projeção das primárias ligeiramente maiores do que em melanoleuca, atenção! a foto não é a melhor para avaliar esta caracteristica, e a diferença não é tanta como isso.

Sim, eu sei eu estive a ver melhor essas duas caracteristicas e tambem elas não apoiam o ser melanoleuca.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por RuiCaratao Ter Out 11, 2011 9:06 am

Pode ser que mais gente opine.....

A minha esta dada e fundamentada study

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por pedro121 Ter Out 11, 2011 9:08 am

RuiCaratao escreveu:A tua imagem mental das duas especies é baseada em quantas ilustrações? Em quantos guias de aves pedro?
Se me vais dizer que em muitas e em várias fotos da net......aí trocas-me de novo as voltas e não te sei responder.

Very Happy Very Happy Very Happy , no collins 1º edição que é o que tenho aqui á mão, mas depois de ver fotos de juvenis na net mudei de opinião.

Voltamos ao Calidris himantopus se formos pelo bico..... Very Happy Very Happy

mas sem duvida que o melhor é sempre ter experiença da ave ao vivo, os guias apresentam uma ave tipo numa posição tipo, e o que vemos muitas vezes não é isso, e depois...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por Flávio Oliveira Ter Out 11, 2011 1:23 pm

Penso que ainda ninguém referiu uma caracteristica que permite a distinção entre as duas espécies, tendo em conta as fotografias disponíveis, de forma talvez mais fácil. Refiro-me aos flancos riscados no perna-amarela-grande, algo que a ave da primeira foto não apresenta. Isto para dizer que me parece mais um perna-amarela-pequeno.

Cumprimentos
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por RuiCaratao Qua Out 12, 2011 4:42 am

Olá Flávio, o problema é que a foto na zona dos flancos, ficou ligeiramente sobreexposta (corrijam-me se não fôr este o termo), e qualquer padrão que possa estar presente não é visivel, para além de que estamos a falar de um juvenil e não de adultos e parece-me haver demasiada sobreposição entre as duas espécies.

Repara neste juvenil de T. flavipes.... com flancos marcados
http://www.rarebirdspain.net/irbsf291.jpg

Um artigo sobre a problemática da identificação das duas espécies no rarebirdsinspain
http://www.rarebirdspain.net/arbsf049.htm#Spain

cumps,
Rui Caratão
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca??? Empty Re: Tringa flavipes - Perna amarela pequena ou Tringa melanoleuca???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos