Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um pais de cegos

Ir para baixo

Um pais de cegos Empty Um pais de cegos

Mensagem por Telmo Ribeiro Ter Out 11, 2011 4:31 pm

Hoje fiz mais uma das minhas saidas em busca de novos locais de observação de aves, mamiferos e odonatae.
Escolhi uma zona arborizada na Zona de Tomar, a que chamam de Mata dos Santos Martires. Estive fora aproximadamente 8 horas a percorrer trilhos humanos, e trilhos que duvido que sejam humanos...Vim maravilhado com o lugar. Durante a viagem de regresso a Santarém vim a pensar e senti-me bastante perturbado com a reflexão que fiz do dia.

É depois de dias como este, de pequenos passeios por onde não há ninguém, que compreendo a insignificancia do ser humano face ao mundo natural. Nada mais exaltante, nada mais belo. No entanto continuamos a ignorar a sua importancia e a sua beleza.
Penso que nunca me senti mais humilde, e mais feliz depois de ver que no meu pais, neste rectangulo á beira mar plantado, temos maravilhas naturais, tão belas, e tão desprezadas, tão pouco conhecidas por leigos e cientistas. Tão mal tratadas estão as nossas florestas, tão ignoradas e esquecidos estão as nossas matas.
Quantos de nós conhecemos o que está a nossa porta? Quantos de nós são capazes de nomear 5 especies de mamiferos do nosso pais. Quantos de nós são capazes de nomear 10 animais da fauna africana?
Fico triste quando crianças, jovens e adultos conhecem melhor a fauna e flora de um lugar do outro lado do mundo, quando pouco ou nada sabem acerca do que lhes está a porta.
Mas é verdade, temos uma maravilha á nossa porta, mesmo ao lado de nós basta-nos sair da estrada e enveredar pelos trilhos deste país, e veremos a fauna e flora mais diversa da Europa, e entre as mais diversas, e estranhamente, mais bem conservadas(ainda está), deste Velho Mundo.
Quando me iniciei na fotografia, tinha uma vaga noção de que havia por cá muita coisa, mas nunca pensei que tivessemos tanto e valorizassemos tão pouco.
E pergunto-me, porque é que consigo caminhar durante horas e não ver ninguém para além do ocasional pastor? Como consigo eu ir por montes e vales, matos e montados, e não ver vivalma? Será que mais ninguém se importa com os nossos tesouros naturais?
Serei o unico a sentir-me revoltado que nada no nosso pais seja falado?
Serei o unico que me sinto enganado pelo sistema de educação, que nada me contou acerca do que existe á minha porta, especialmente tendo eu crescido num meio mais urbano que rural?
Serei o unico a sentir-me extremamente triste quando vejo alunos em final de 12º ano a acreditar que o Eucalipto é uma especie autoctone ibérica, ficando muito admirados que esta seja uma especie exoctica e invasiva (isto quando eles sabem o que sao infestantes, e invasivas...)
Porque não vemos mais formação nas escolas acerca da nossa fauna, não só aviária, como mamiferos e insectos? Para ja não falar a nivel botanico? Bem compreendo que a nivel basico talvez não, mas porque não a nivel de secundário na area cientifica?
Porque não vemos qualquer visibilidade na comunicação social relativamente á nossa fauna e flora campestre? Será que só se vê é reality shows e telenovelas e "cultura" artistica nos nossos canais? Mesmo a RTP2 que tinha um excelente programa, o biosfera, cancelou o programa.
Que podemos nós fazer para tentar melhorar e criar visibilidade para a nossa fauna e flora autoctones?
Ideias agradecem-se.

/rant out.
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Local : Cartaxo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo