Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na identificação (novo tópico)

+2
ACarvalho
Luscinia Megarhynchos
6 participantes

Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por Luscinia Megarhynchos Sáb Out 08, 2011 1:04 am

Já que estou com a mão na massa Surprised

Esta felosa acho que é uma espécie difrente das habituais mas... Cool

Ajuda na identificação (novo tópico) Assobiadeiralus
Tirada em 29 08 11

Agradecido desde já pelo esclarecimento.

Cumps Luscinia
Luscinia Megarhynchos
Luscinia Megarhynchos

Número de Mensagens : 1446
Idade : 37
Local : Peraboa-Covilha
Data de inscrição : 09/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por ACarvalho Sáb Out 08, 2011 9:45 am

Luscinia Megarhynchos escreveu:Esta felosa acho que é uma espécie difrente das habituais mas... Cool
Poder dar mais indicações das diferenças que notaste?
Tamanho aparente, cor das patas, canto?
Tens mais fotos?

Abraço,
Alberto


ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por Luscinia Megarhynchos Dom Out 09, 2011 2:31 am

Olá

Bem o que posso dizer desta ave é que me parece igual á musical mas o peito é bastante branco,sobressai bastante, como se vê na foto.
O tamanho aparente é díficil dizer porque foi tempo de tirar 2 fotos e pisgou-se.
A cor das patas (nesta foto é mais notório) é semelhante (igual) á musical parece-me.
Cantar se ouvi...já não me lembro Neutral
Não possuo mais fotos.
De referir que esta foto foi tirada na serra de Peraboa,e ela devia estar nas silvas,jestas ou carvalhos e saltou para as mimosas.
O que acham será uma musical mais branquinha?há algumas mais claras mas assim tão brancas?
Ajuda na identificação (novo tópico) Assobiadeira2lus

Aproveito para me ajudaram em mais esta dúvida:
Ajuda na identificação (novo tópico) Desc7lus
Não faço ideia

Agradecido cheers

Abraço Luscinia
Luscinia Megarhynchos
Luscinia Megarhynchos

Número de Mensagens : 1446
Idade : 37
Local : Peraboa-Covilha
Data de inscrição : 09/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por PNicolau Seg Out 10, 2011 4:22 pm

A primeira é uma felosa-musical.
Quanto à segunda.. não sei. Neutral
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por ACarvalho Ter Out 11, 2011 2:07 pm

Luscinia Megarhynchos escreveu:... parece igual á musical mas o peito é bastante branco,sobressai bastante, como se vê na foto.
O tamanho aparente é díficil dizer porque foi tempo de tirar 2 fotos e pisgou-se.
A cor das patas (nesta foto é mais notório) é semelhante (igual) á musical parece-me.
...
O que acham será uma musical mais branquinha?há algumas mais claras mas assim tão brancas?
...
Nestas 2 fotos, dá para ver que o bico é curto, o peito, corpo e ventre quase brancos, a garganta e as façes amarelas e a lista-ocular também.
São caracteristicas da Felosa-assobiadeira Phylloscopus sibilatrix. Na 2ª foto dá para ver que as patas são claras, mas qual a cor ao certo é dificil de perceber.
Se for o caso, seria necessário enviar o registo para o Comité Português de Raridades.

A outra pareçe uma Felosa-das-figueiras Sylvia borin Smile


ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por PNicolau Ter Out 11, 2011 3:47 pm

Não tinha visto a primeiro foto! Shocked
Também me parece uma felosa-assobiadeira visto que garganta amarela contrasta fortemente com o peito branco.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por ACarvalho Ter Out 11, 2011 4:48 pm

PNicolau escreveu:Não tinha visto a primeiro foto! Shocked
Também me parece uma felosa-assobiadeira visto que garganta amarela contrasta fortemente com o peito branco.
Já na primeira foto me pareçeu uma felosa-assobiadeira, mas a 2ª foto veio reforçar o que me pareçeu.
Gostava que mais alguém desse a sua opinião.
Este post devia ter sido novo. Aqui no meio dos outros muita gente não vai ver.



ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por Luscinia Megarhynchos Qua Out 12, 2011 11:14 am

Boas PNicolau e Acarvalho.

É verdade que este post devia ter sido novo.Eu tinha suspeitas mas não tinha certezas e coloquei o no meu tópico de dúvidas Surprised

O Gonçalo que diga se é possivel ele criar um tópico novo a partir destas ultimas mensagens (não sei se é possivel) ,ou se é melhor eu criar um tópico novo e estas mensagens permaneceram aqui.

Abraço e claro Bem Hajam em especial ao Alberto cheers

P.S: É preciso ser sócio ou membro do comité de raridades para enviar a foto?Não estou a par da situação mas se alguém tiver a amabilidade de enviar a foto... tá a vontade Wink

Cumps Luscinia

Luscinia Megarhynchos
Luscinia Megarhynchos

Número de Mensagens : 1446
Idade : 37
Local : Peraboa-Covilha
Data de inscrição : 09/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 12, 2011 11:43 am

Luscinia Megarhynchos escreveu:
O Gonçalo que diga se é possivel ele criar um tópico novo a partir destas ultimas mensagens (não sei se é possivel) ,ou se é melhor eu criar um tópico novo e estas mensagens permaneceram aqui.


Já está separado Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por pedro121 Qua Out 12, 2011 12:11 pm

Boas

A 1º é uma musical. o ventre e peito não são brancos o sufeciente e a garganta não é realmente amarela brilhante

A 2ª é uma felosa-das-figueiras numa figueira! Very Happy

já agora deixo aqui o link do CPR

http://www.spea.pt/pt/observar-aves/comite-portugues-raridades/
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por scirpaceus Qua Out 12, 2011 12:41 pm

Concordo com o Pedro Ramalho na identificação destas espécies. A Felosa musical - Phylloscopus trochilus apresenta as características de plumagem de um adulto, daí alguma confusão.

Abraço

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por Luscinia Megarhynchos Qui Out 13, 2011 12:21 pm

Boas pessoal

Bem hajam Gonçalo, Pedro e Paulo.

Tamos cá para aprender.

Felosa ou Toutinegra he he.

Primeira musical que vi adulta,não lhe devem faltar fêmeas ou machos tongue é mesmo bonita.

Bem Hajas pelo escalericimento acerca do CPR Pedro.

O Rafael Matias do CPR é o mesmo do fórum?

Este fórum cuidado farao

Bem hajam e venham mais opiniões Smile

Cumps Luscinia

Luscinia Megarhynchos
Luscinia Megarhynchos

Número de Mensagens : 1446
Idade : 37
Local : Peraboa-Covilha
Data de inscrição : 09/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por ACarvalho Qui Out 13, 2011 1:01 pm

pedro121 escreveu:Boas

A 1º é uma musical. o ventre e peito não são brancos o sufeciente e a garganta não é realmente amarela brilhante

A 2ª é uma felosa-das-figueiras numa figueira! Very Happy

já agora deixo aqui o link do CPR

http://www.spea.pt/pt/observar-aves/comite-portugues-raridades/
Obrigado pelas opiniões, Paulo e Pedro.
Para mim é um pouco difícil perceber pelas fotos o tipo de branco que é, ou se o amarelo é brilhante.
Consigo perceber é que as zonas claras o são bastante, pois contrastam muito com as zonas amareladas (lista-ocular, incluída), entre outras caracteristicas.
Até hoje só vi uma Phylloscopus sibilatrix, e tive a sorte de também a ouvir (há muitos anos).
Phylloscopus trochilus, já terei visto algumas dezenas na mão, e nenhuma como esta ave.
Logo após ver a 1ª foto, fiquei curioso, e não fiquei indiferente ao que vi. Por isso o meu comentário.
Em Portugal há cada vez mais pessoas interessadas na observação de aves / fotografia de aves, algumas delas em zonas do país, onde "ninguém" observou (quando muito, 1 ou outra vez a tétrada foi visitada só numa certa altura do ano).
Por isso poderão aparecer surpresas.

Luscinia Megarhynchos: Pelos vistos, falso alarme. Conforme perguntaste, o Rafael Matias é o mesmo do forum e do CPR.

Abraço,
Alberto

P.S. - Quase que consigo ver na 2ª foto, as patinhas amarelas. Mas isso é quase de certeza sujestão. Very Happy


ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por pedro121 Sex Out 14, 2011 4:06 am

ACarvalho escreveu:
Para mim é um pouco difícil perceber pelas fotos o tipo de branco que é, ou se o amarelo é brilhante.
Consigo perceber é que as zonas claras o são bastante, pois contrastam muito com as zonas amareladas (lista-ocular, incluída), entre outras caracteristicas.

Sim, é verdade que numa das fotos a sugestão está lá, mas a cauda é demasiado longa para poder ser Felosa-assobiadeira, para alem de que o branco podia ser mais branco, o amarelo mais amarelo, a estrutura mais compacta, mas lá está, ao vivo e a cores seria mais facil, pelas fotos parecem quase duas aves diferentes com a 1ª mais amarela que a 2ª.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por Luscinia Megarhynchos Sex Out 14, 2011 12:36 pm

Vivam

O Alberto já tinha falado nas patas e eu não tinha prestado muita atenção mas agora que ele fala novamente nisso comparei com as outras fotos de felosa musical que aqui tenho e digo que são mesmo amarelas pelo menos a que está mais á vista! A outra parece que está luminosa Smile

Pedro parecem mas não são Smile Bem sei que a camera é fraquita,não posso fazer muito.Bem bom, Bem bom Wink

Como se vê na 1ª foto ela têm muito mais cor que na 2ª foto e mesmo assim na 2ª foto é notório o amarelo das patas.

Mas se calhar os adultos da trochilus também as têm!não sei!

De referir que as fotos não foram alteradas (como sempre)

De qualquer das formas fica aqui mais de perto o animal

Ajuda na identificação (novo tópico) Assobiadeira2lusclosein

Abraço e Bem Hajam

Luscinia
Luscinia Megarhynchos
Luscinia Megarhynchos

Número de Mensagens : 1446
Idade : 37
Local : Peraboa-Covilha
Data de inscrição : 09/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por PNicolau Sex Out 14, 2011 3:57 pm

Não penso que as patas sejam um pormenor assim tão importante, sendo que as das P. trochilus são bastante variáveis.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por ACarvalho Dom Out 16, 2011 8:08 am


Já li study , e vi várias imagens de sibilatrix.
Já tinha lido no Collins, que referia as patas amarelas. de acordo com a ilustração junta.
Já o Photographic Field Guide, de Jim Flegg e David Hosting, refere "pale pinkinsh-brown" Patas rosa-acastanhado pálido, +- de acordo com a foto junta.
No entanto de várias fotos que já vi, algumas patas parecem mais escuras e talvez variáveis de indivíduo para indivíduo.
Noto agora, que no geral o branco no corpo poderia ser mais claro, para corresponder a uma sibilatrix.
Interessante esta ave.



ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na identificação (novo tópico) Empty Re: Ajuda na identificação (novo tópico)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos