Pedido de ajuda Pombo-bravo Columba oenas
+3
Carlos Pacheco
Gonçalo Elias
pedro121
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Pedido de ajuda Pombo-bravo Columba oenas
Boas
Venho uma vez mais pedir ajuda aos membros do forum para conseguir ver uma das espécies comuns que me faltam ver em Portugal continental, sendo ela o Pombo-bravo Columba oenas, o plano para já é ir passar um fim de semana ao Alentejo, mas agradeço informações sobre zonas, sítios e taticas... Uma vez que é uma espécie cinegética é preferível que a info. mais especifica seja enviada por mp ou mail, desde já o meu obrigado.
Venho uma vez mais pedir ajuda aos membros do forum para conseguir ver uma das espécies comuns que me faltam ver em Portugal continental, sendo ela o Pombo-bravo Columba oenas, o plano para já é ir passar um fim de semana ao Alentejo, mas agradeço informações sobre zonas, sítios e taticas... Uma vez que é uma espécie cinegética é preferível que a info. mais especifica seja enviada por mp ou mail, desde já o meu obrigado.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Re: Pedido de ajuda Pombo-bravo Columba oenas
Bem eu respondo por aqui uma vez que há abuntante informação publicada sobre esta espécie.
Pela minha experiência a espécie é mais frequente na metade interior do Alentejo, por exemplo nos concelhos de Moura ou Serpa. O distrito de Beja parece-me ser o mais favorável para ver esta espécie, mas também já os vi noutros locais da região, por exemplo entre Évora e Viana do Alentejo. Ocasionalmente observa-se mais junto à costa, mas tenho ideia que nesta área ocorre principalmente em passagem, na primeira metade de Novembro.
Uma boa alternativa é ires ao PNM na Primavera, aí é só procurá-lo em zonas de soutos.
Pela minha experiência a espécie é mais frequente na metade interior do Alentejo, por exemplo nos concelhos de Moura ou Serpa. O distrito de Beja parece-me ser o mais favorável para ver esta espécie, mas também já os vi noutros locais da região, por exemplo entre Évora e Viana do Alentejo. Ocasionalmente observa-se mais junto à costa, mas tenho ideia que nesta área ocorre principalmente em passagem, na primeira metade de Novembro.
Uma boa alternativa é ires ao PNM na Primavera, aí é só procurá-lo em zonas de soutos.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Gonçalo Elias escreveu:Bem eu respondo por aqui uma vez que há abuntante informação publicada sobre esta espécie.
Sim, a info geral pode ser mesmo no tópico, sítios mais específicos como campos onde este ano estejam banos a alimentar-se, ou mesmo dormitórios penso que seja preferível ter mais cuidado.
Gonçalo Elias escreveu:Uma boa alternativa é ires ao PNM na Primavera, aí é só procurá-lo em zonas de soutos.
Sim, a hipótese B, no entanto preferia aproveitar o inverno para ir dar uma volta pelo Alentejo e tentar ver algumas aves.
pedro121 escreveu:
Sim, a info geral pode ser mesmo no tópico, sítios mais específicos como campos onde este ano estejam banos a alimentar-se, ou mesmo dormitórios penso que seja preferível ter mais cuidado.
Pessoalmente não vejo grande problema em indicar sítios específicos. Estamos a falar de uma espécie que é comum em toda a Europa e que ainda por cima está em crescimento populacional. Além disso é uma ave com elevada mobilidade que pode mudar rapidamente de poiso de uns dias para outros.
Nota que há outras espécies bem mais sensíveis e para as quais tem sido colocada aqui no Forum informação muito precisa sobre o local de observação. Em termos estritamente conservacionistas, essas situações deveriam merecer igual preocupação. Ou mais até, quando se trata de espécies raras. Penso que o facto de não serem cinegéticas acaba por ser pouco relevante, pois se se tratar de pessoas mal intencionadas, não é essa classificação como não cinegéticas que irá impedir o que quer que seja...
De qualquer forma, isto é apenas a minha opinião. E no que se refere ao pombo-bravo em concreto, actualmente não tenho elementos mais precisos do que aqueles que referi na mensagem anterior.
1 abraço,
Gonçalo
Bom dia,
Pedro, no Inverno passado foi dos anos em que vi mais. Observei bandos com várias dezenas de indivíduos na ZPE da Torre de Bolsa (onde havia um dormitório) muito visível, na zona de Évora, a Este de S. Manços e na zona de Beja, junto da base áerea e também nuns montados um pouco mais a norte.
Há uns anos também os observei em bom número nos montados adjacentes ao estuário do Tejo e a alimentarem-se em campos de milho.
Como te disse há algum tempo, posso andar de "olho" neles e logo que encontre um grupo aviso. De momento creio ser um pouco cedo.
Abraço
carlos
Pedro, no Inverno passado foi dos anos em que vi mais. Observei bandos com várias dezenas de indivíduos na ZPE da Torre de Bolsa (onde havia um dormitório) muito visível, na zona de Évora, a Este de S. Manços e na zona de Beja, junto da base áerea e também nuns montados um pouco mais a norte.
Há uns anos também os observei em bom número nos montados adjacentes ao estuário do Tejo e a alimentarem-se em campos de milho.
Como te disse há algum tempo, posso andar de "olho" neles e logo que encontre um grupo aviso. De momento creio ser um pouco cedo.
Abraço
carlos
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Carlos Pacheco escreveu:
Boas
Agradeço desde já pela ajuda, eu concordo que ainda é cedo, mas é melhor começar a planear para não falhar.
Bom noite Pedro,
Desde já alguns dias tenho visto pequenos números de Seixas desde a Cabranosa, Sagres. Até agora só 4 inds e 2 inds - os últimos varias vezes. Agora devem aparecer alguns peqs bandos - o típico seria uns 20 a 3o inds. Podes passar por aqui e ver também a Circus macrourus que ainda anda por aqui!
Eu costume ver, com alguma frequência entre São Marcos - Nossa Senhora de Aracelis e Vale de Açor de Baixo/Cima na ZPE de Castro Verde. Chegam a aparecer bandos de muito acima 100 inds - muitas vezes nas áreas dos Grous.
Um abraço
Pedro
Desde já alguns dias tenho visto pequenos números de Seixas desde a Cabranosa, Sagres. Até agora só 4 inds e 2 inds - os últimos varias vezes. Agora devem aparecer alguns peqs bandos - o típico seria uns 20 a 3o inds. Podes passar por aqui e ver também a Circus macrourus que ainda anda por aqui!
Eu costume ver, com alguma frequência entre São Marcos - Nossa Senhora de Aracelis e Vale de Açor de Baixo/Cima na ZPE de Castro Verde. Chegam a aparecer bandos de muito acima 100 inds - muitas vezes nas áreas dos Grous.
Um abraço
Pedro
Simon Wates- Número de Mensagens : 747
Local : Lagos
Simon Wates escreveu:Agora devem aparecer alguns peqs bandos - o típico seria uns 20 a 3o inds. Podes passar por aqui e ver também a Circus macrourus que ainda anda por aqui!
Hummm, a tentação é grande, aproveitava e via se encontrava o estorninho rosado, mas os custos....
pedro121 escreveu:mas os custos....
Malvadas raridades, em tempo de crise não deviam ir para tão longe
Gonçalo Elias escreveu:pedro121 escreveu:mas os custos....
É verdade, podia perfeitamente ter esperado mais uns dias na ponta da erva, não tem consideração nenhuma....
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:pedro121 escreveu:mas os custos....
É verdade, podia perfeitamente ter esperado mais uns dias na ponta da erva, não tem consideração nenhuma....
Estes gajos queixam-se de barriga cheia
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Helder Vieira escreveu:
Estes gajos queixam-se de barriga cheia
bem, eu nestas coisas acho que á sempre espaço para mais um...
Pedro, nos dois anos passados vi Columba oenas em passagem no Cabo Espichel por volta do fim de outubro/inicio de novembro. O sabado que vem, com vento de nordeste fraco e depois de uma semana de vento não favorável, pode ser um bom dia para passagem de aves terrestres. E devem passar Peniche também...
O teu sitio é um dos melhores do país. Lembras-te dos Charadrius morinellus que ias procurar por todo lado... ;-?
um abraço e boa sorte,
Magnus
O teu sitio é um dos melhores do país. Lembras-te dos Charadrius morinellus que ias procurar por todo lado... ;-?
um abraço e boa sorte,
Magnus
Magnus- Número de Mensagens : 15
Magnus escreveu:
Olá Magnus
O problema é que eu neste momento só posso fazer observação durante um periodo limitado de tempo, das 7.30 as 9.00 horas e das 17.00 as 18.30, para aves como o morinellus que ficam paradas no meio do campo tudo bem, mas para migradores diurnos este tipo de horarios não é muito funcional...
Espera pelo Inverno Pedro, todos os sitios indicados no Alentejo, não falham, e o numero de individuos é considerável.
E na volta ainda os vês antes aí por Peniche, como disse o Magnus....
cumps,
Rui
cumps,
Rui
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
RuiCaratao escreveu:Espera pelo Inverno Pedro, todos os sitios indicados no Alentejo, não falham, e o numero de individuos é considerável.
Sim, na tranquilidade, sempre na tranquilidade... entretanto vou-me entretendo com maritimas... Airo e papagaio-do-mar seria uma boa maneira de começar com as invernantes.