Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

gaivota-bico-riscado?

5 participantes

Ir para baixo

gaivota-bico-riscado? Empty gaivota-bico-riscado?

Mensagem por barrento Seg Mar 03, 2008 4:04 pm

Alguém me sabe dizer se se trata da Gaivota-de-bico-riscado (Larus delawarensis)?
gaivota-bico-riscado? Gaivot10

e esta? juvenil, mas de que espécie?
gaivota-bico-riscado? Gaivot11

Abraços e obrigado!
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Local : Alcobaça

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

gaivota-bico-riscado? Empty Re: gaivota-bico-riscado?

Mensagem por Simon Wates Seg Mar 03, 2008 4:54 pm

A primeira foto bem parece um L. delawerensis - plumagem de 2º ano avançado. Alem da sua plumagem a estrutura da ave, sobretudo o pescoço gordo, peito alto, a cabeça pesada (tipo quadrado) são características típicas. No entanto o tone de cinzento me-parece demasiado escuro e acho que pode ser simplesmente um L. michahelis. A L. delawerensis é uma gaivota pequeno com carácter dos grandes. Se fosse L. delawerensis o pequena tamanho (comparando com L. michahelis e L. fuscus) deve ter sido de grande destaque no campo - onde seria muito mais fácil para identificar!

O segundo foto - esta ave é interessante - acho que é L. michahelis e se calhar da forma lusitanicus (Peniche para Norte) de 1º ano avançado. No entanto tenho duvidas. O bico é muito marcado para a idade, mas estas coisas acontecem!

Com este empenho de certeza vas a encontrar uma raridade
Shocked

Um abraço

Simon Wates

Última edição por Simon Wates em Seg Mar 03, 2008 5:27 pm, editado 1 vez(es)
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Local : Lagos

Mensagem por thysvalkenburg Seg Mar 03, 2008 5:22 pm

ola,

Concordo com o Simon em relacao com a segunda ave, L. michahelis.

Agora a primeira tenho as minhas duvidas, as delawarensis que eu proprio vi, adultas, 2º ano e juvenis em plumagem avancada apresentavam todas uma plumagem bastante mais clara que esta.
mas posso estar enganado.
uma informacao importante seria saber o tamanho em relacao a gaivotas circundantes a esta.

abraco

THijs
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Local : Fuseta (PT)

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Mar 10, 2008 7:22 pm

Aqui vai uma delawarensis fresquinha, para termo de comparacao, tirada ha uns dias. Espero que ajude. Se apanhar um segundo inverno/ciclo/calendario (ou la o que quer que seja) a jeito, boto tambem (ah, e o meu bitaite e que esse bicho tem um bico muito robusto para delawarensis, e um pernil muito alto - como ja disseram aqui, era mais facil com comparacao de tamanho).

gaivota-bico-riscado? Ring_b10
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat

Mensagem por Pedro Fernandes Seg maio 05, 2008 3:56 pm

OK, demorou mas aqui vai! Mais dois imaturos de delawarensis, tiradas em finais de Abril. Um 2o Inverno e um 3o Inverno, bem desgastadinhos (e giro como as vezes os 1os Invernos quase parecem totalmente brancos, a ver se encontro uma foto que tirei de um individuo assim o ano passado).

gaivota-bico-riscado? Ring_b11

Acho que isto ajuda, a primeira foto enviada pelo Barrento nao me parece ser um adulto de delawarensis (muito alto, pernas rosa, e "ar" de gaivota mais matulona).

Abraco!
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Mensagem por Pedro Fernandes Seg maio 05, 2008 7:15 pm

Nao resisti a enviar mais esta, tirada o ano passado.

gaivota-bico-riscado? Ring_b12

Estes bichos estavam tao desgastados que a primeira vista pareciam demasiado claras para serem delawarensis - mas na realidade eram delawarensis sim senhor! Eu que nao tinha muita experiencia com a especie (e nenhum guia a mao), vi-me e desejei-me para chegar a uma conclusao na altura (o que vale e que gaivota, se nao incomodada pelo caozinho e pelo surfista, e bicho pacato).

Abraco!
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 06, 2008 4:39 am

Pedro Fernandes escreveu:(o que vale e que gaivota, se nao incomodada pelo caozinho e pelo surfista, e bicho pacato).

Esqueceste-te de referir os praticantes de jogging, esses eternos inimigos dos observadores de gaivotas Laughing

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25661

Mensagem por Pedro Fernandes Ter maio 06, 2008 7:27 am

E' que e' bem verdade, e fazem-no por maldade, so' para dar arrelias 'a gente! Era passar pela praia a largar rajadas de G-3 sobre os desportistas matutinos, assim so' para dar a tonica. E depois deixar um cruxificado para exemplo futuro.

(estou a brincar, claro - mas este pequeno delirio fez-me lembrar uma coisa que vi ha uns sete anos atras na praia de Porto Novo, Torres Vedras, onde no meio da praia alguem se lembrou de cruxificar uma gaivota e deixa-la ali espetada. Espero sinceramente que tenha sido um bicho arrojado pelo mar, e nao uma morta e deixada como espantalho para as outras, como as vezes fazem para "controle" de predadores. Mas, no Oeste Selvagem, tudo e' possivel!).
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo