Opçoes nikon
4 participantes
Página 1 de 1
Opçoes nikon
Boas...
No inicio deste mes comprei uma nikon 3100D... Como ainda não sei trabalhar muito bem com ela gostava que me ajudassem com alguns pormenores, se possivel.....
É o seguinte quando eu faço crop nas imagens, estas perdem a qualidade muito rapidamente....Quais sao as opçoes que devo ter em conta para melhorar a qualidade da imagem (se isto for possivel).... Como devo personalizar as opções de forma a obter o melhor desempenho para fotografar aves?
desde já agradeço a ajuda
No inicio deste mes comprei uma nikon 3100D... Como ainda não sei trabalhar muito bem com ela gostava que me ajudassem com alguns pormenores, se possivel.....
É o seguinte quando eu faço crop nas imagens, estas perdem a qualidade muito rapidamente....Quais sao as opçoes que devo ter em conta para melhorar a qualidade da imagem (se isto for possivel).... Como devo personalizar as opções de forma a obter o melhor desempenho para fotografar aves?
desde já agradeço a ajuda
Re: Opçoes nikon
Essa perda de nitidez aparente é normal quando fazes "crop" - há menos pixels para definir transições. É uma questão de física e matemática. Nada a fazer quanto a isso. É uma realidade para qualquer fotografia digital. Mas podes minorar o efeito, aumentando a nitidez da fotografia original:
1) Fotografa sempre em RAW, porque existe uma maior gama de valores para cada pixel e isso pode reflectir-se na qualidade final.
2) usa um tripé para aumentar ao máximo a nitidez.
3) aumenta ao máximo a velocidade de obturação.
Outras duas formas de evitares o problema é fazeres uso de uma maior parte do fotograma:
4) a mais óbvia solução é aproximares-te do que queres fotografar.
5) ainda mais óbvio é usares uma objectiva com uma focal mais longa.
1) Fotografa sempre em RAW, porque existe uma maior gama de valores para cada pixel e isso pode reflectir-se na qualidade final.
2) usa um tripé para aumentar ao máximo a nitidez.
3) aumenta ao máximo a velocidade de obturação.
Outras duas formas de evitares o problema é fazeres uso de uma maior parte do fotograma:
4) a mais óbvia solução é aproximares-te do que queres fotografar.
5) ainda mais óbvio é usares uma objectiva com uma focal mais longa.
L_Almeida- Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010
Re: Opçoes nikon
So mais uma coisa, quando eu fotografo de manha as fotos ficam um pouco escuras....eu fotografo em modo automático, porque se for em modo manual nao consigo equilibrar o ISO a tempo de tirar as fotos às aves.....Estou a proceder correctamente?
Re: Opçoes nikon
Olá,
O problema parece não estar em não conseguires regular o ISO. Em modo auto acho que não consegues altera-lo (acho...!). O mais provável é que o que esteja no fotograma não se ajuste bem ao método de medição de luz da máquina. Em modo auto a máquina vai usar o modo de exposição matricial. Isto é, vários fotómetros vão medir a luz numa matriz e comparar a luminosidade reflectida. Em seguida compara com uma livraria que tem em memória para tentar ver que tipo de imagem tens. Em seguida faz um cálculo e tenta determinar qual a melhor exposição para a totalidade da imagem. Ora ... o que o microprocessador está a fazer é adivinhar ... e por vezes engana-se ... tão simples como isso. Outra questão prende-se com o seguinte. Um fotómetro é daltónico (a maior parte deles) e só vê cinzento. Ou seja, para ele o mundo é cinzento. Por outras palavras a exposição que ele indica só é 100% correcta quando ele fotografa um objecto cinzento (um certo tipo de cinzento). Se fotografares neve por exemplo, ele vai achar que o que tens ali e um cinzento muito claro e vai diminuir a exposição para o que ele acha que é suficiente. Ora isto dá asneira, porque a foto vai sair escura. O mesmo se fotografares um balde de carvão. Ele acha qu eestá muito escuro (teria que estar para o cinzento parecer preto) e vai aumentar a exposição. Neste caso a foto sai mais clara. Tens que levar estes factores em consideração. Por exemplo. Se fotografares o céu azul, tens que dar 1 - 1 e 1/3 de exposição. Isto porque o fotómetro vê o azul como um cinzento claro.
Mas para regulares o ISO mais de acordo com o que pretendes existem duas opções.
1) no modo Aperture Priority: neste caso indicas à máquina o ISO e a Abertura, e a máquina regula a exposição através da velocidade de obturação. Mais rápida para exposição mais curta, para "alvos" mais claros, ou mais lenta para exposição mais longa, para "alvos" mais escuros. Neste caso tens que ter em atenção o facto de a velocidade de obturação poder ser mais baixa do que o necessário. Se descer abaixo do dobro da focal da lente que estás a usar podes ter problemas de nitidez.
2) no modo Shutter Priority: neste caso indicas a priori o ISO e depois escolhes a velocidade de obturação e a máquina vai escolher a abertura mais adequada para a exposição que ela entende ser a melhor. Neste caso é necessário ter em atenção o facto de a profundidade de campo não ser suficiente ou demasiada uma vez que é a máquina a escolher a abertura.
Em máquinas mais recentes existe um outro modo "AUTO ISO" que, penso, permite que regules a abertura e a velocidade e a máquina escolhe o ISO mais adequado para a exposiçao.
A exposição é um tema complexo. procura na net por "photography exposure" encontras dezenas de guias.
O problema parece não estar em não conseguires regular o ISO. Em modo auto acho que não consegues altera-lo (acho...!). O mais provável é que o que esteja no fotograma não se ajuste bem ao método de medição de luz da máquina. Em modo auto a máquina vai usar o modo de exposição matricial. Isto é, vários fotómetros vão medir a luz numa matriz e comparar a luminosidade reflectida. Em seguida compara com uma livraria que tem em memória para tentar ver que tipo de imagem tens. Em seguida faz um cálculo e tenta determinar qual a melhor exposição para a totalidade da imagem. Ora ... o que o microprocessador está a fazer é adivinhar ... e por vezes engana-se ... tão simples como isso. Outra questão prende-se com o seguinte. Um fotómetro é daltónico (a maior parte deles) e só vê cinzento. Ou seja, para ele o mundo é cinzento. Por outras palavras a exposição que ele indica só é 100% correcta quando ele fotografa um objecto cinzento (um certo tipo de cinzento). Se fotografares neve por exemplo, ele vai achar que o que tens ali e um cinzento muito claro e vai diminuir a exposição para o que ele acha que é suficiente. Ora isto dá asneira, porque a foto vai sair escura. O mesmo se fotografares um balde de carvão. Ele acha qu eestá muito escuro (teria que estar para o cinzento parecer preto) e vai aumentar a exposição. Neste caso a foto sai mais clara. Tens que levar estes factores em consideração. Por exemplo. Se fotografares o céu azul, tens que dar 1 - 1 e 1/3 de exposição. Isto porque o fotómetro vê o azul como um cinzento claro.
Mas para regulares o ISO mais de acordo com o que pretendes existem duas opções.
1) no modo Aperture Priority: neste caso indicas à máquina o ISO e a Abertura, e a máquina regula a exposição através da velocidade de obturação. Mais rápida para exposição mais curta, para "alvos" mais claros, ou mais lenta para exposição mais longa, para "alvos" mais escuros. Neste caso tens que ter em atenção o facto de a velocidade de obturação poder ser mais baixa do que o necessário. Se descer abaixo do dobro da focal da lente que estás a usar podes ter problemas de nitidez.
2) no modo Shutter Priority: neste caso indicas a priori o ISO e depois escolhes a velocidade de obturação e a máquina vai escolher a abertura mais adequada para a exposição que ela entende ser a melhor. Neste caso é necessário ter em atenção o facto de a profundidade de campo não ser suficiente ou demasiada uma vez que é a máquina a escolher a abertura.
Em máquinas mais recentes existe um outro modo "AUTO ISO" que, penso, permite que regules a abertura e a velocidade e a máquina escolhe o ISO mais adequado para a exposiçao.
A exposição é um tema complexo. procura na net por "photography exposure" encontras dezenas de guias.
L_Almeida- Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010
Re: Opçoes nikon
Só mais umas coisas de que me esqueci há pouco.
Como ajustar a exposição indicada pelo fotómetro: As máquinas têm uma funcionalidade de "exposure compensation" que permite aumentar ou diminuir a exposição relativamente à medida do fotómetro:
-> Podes, por exemplo dizer que queres uma compensação de +1 stop. Isso quer dizer que a máquina que antes daria uma indicação para Ts= 1/400s e A=f/8 a um dado ISO, digamos 200. Passaria a dar uma indicação de Ts=1/200s, A=f/8, ISO=200. ou seja, o obturador ia estar aberto o dobro do tempo.
-> No caso de teres regulado a "exposure compensation" para -1, a máquina daria por exemplo Ts=1/800s, A=f/8, ISO=200. Ou seja, o sensor iria estar exposto à luz durante metade do tempo.
(cada máquina tem o seu próprio método de efectuar esta regulação. não sei como se faz na tua...)
Outra coisa importante: As máquinas tem vários modos de medida da luz:
-o matricial: acima
-o de área: em que a medida é feita numa zona central da frame
-spot: em que a media é feita num ponto específico do centro da frame.
Com os modos de área e spot podes obter exposições mais consistentes. Procura um objecto ou zona com uma tonalidade parecida com o cinzento e usa esse valor. O verde por exemplo, costuma dar bons resultados.
Como ajustar a exposição indicada pelo fotómetro: As máquinas têm uma funcionalidade de "exposure compensation" que permite aumentar ou diminuir a exposição relativamente à medida do fotómetro:
-> Podes, por exemplo dizer que queres uma compensação de +1 stop. Isso quer dizer que a máquina que antes daria uma indicação para Ts= 1/400s e A=f/8 a um dado ISO, digamos 200. Passaria a dar uma indicação de Ts=1/200s, A=f/8, ISO=200. ou seja, o obturador ia estar aberto o dobro do tempo.
-> No caso de teres regulado a "exposure compensation" para -1, a máquina daria por exemplo Ts=1/800s, A=f/8, ISO=200. Ou seja, o sensor iria estar exposto à luz durante metade do tempo.
(cada máquina tem o seu próprio método de efectuar esta regulação. não sei como se faz na tua...)
Outra coisa importante: As máquinas tem vários modos de medida da luz:
-o matricial: acima
-o de área: em que a medida é feita numa zona central da frame
-spot: em que a media é feita num ponto específico do centro da frame.
Com os modos de área e spot podes obter exposições mais consistentes. Procura um objecto ou zona com uma tonalidade parecida com o cinzento e usa esse valor. O verde por exemplo, costuma dar bons resultados.
L_Almeida- Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010
Re: Opçoes nikon
Obrigado.....
Alguém conhece um programa que de para ver as fotos em RAW, (excepto photoshop, tipo o visualizador de fotos do windows?
Alguém conhece um programa que de para ver as fotos em RAW, (excepto photoshop, tipo o visualizador de fotos do windows?
Re: Opçoes nikon
Se instalares este codec consegues ver os ficheiros .NEF no visualizador de fotos do Windows.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008
Re: Opçoes nikon
ObrigadoPNicolau escreveu:Se instalares este codec consegues ver os ficheiros .NEF no visualizador de fotos do Windows.
Re: Opçoes nikon
JDGS escreveu:Obrigado.....
Alguém conhece um programa que de para ver as fotos em RAW, (excepto photoshop, tipo o visualizador de fotos do windows?
Também podes utilizar o "ViewNX 2" que normalmente vem com qualquer máquina Nikon ou que podes descarregar na net: AQUI
Tens depois o modo de utilização:
http://www.nikon-school.fr/e-school-formations-en-ligne/logiciels-nikon
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos