Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

+8
Margarida Cunha
Carlos Pacheco
scirpaceus
cardosohelder
João Ferreira
RuiCaratao
Gonçalo Elias
Henk Feith
12 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por conspicillata Seg Nov 14, 2011 4:24 pm

Boa noite,

antes de mais aproveito para agradecer ao Henk a criação deste tópico e ao Helder pela excelente explicação.

Quanto ao indivíduo da fotografia, é realmente um desafio! considerando apenas esta fotografia parece que a projecção das primárias é mais curta e a lista supraciliar menos marcada que nas P. trochilus. Apesar de existir uma ampla variação na cor das patas das P. collybita as desta ave parecem-me bastantes claras. Para ajudar existem umas mutações para mais claro em algumas zonas da cabeça e das coberturas...

Resumindo, sem contar as emarginações nas primárias e baseando-me apenas no que se consegue ver diria que tem muita pinta de P. ibericus.

abraços
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 14, 2011 4:45 pm

Rafael Matias escreveu:E que tal este bichinho esquisito?
http://www.flickr.com/photos/machadoromao/6345026448/in/pool-aves_de_portugal

Que cena marada Shocked
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Nov 15, 2011 3:09 am

É uma ave invulgar, de facto. Tem albinismo parcial ou leucismo e isso pode ser o que afecta a cor das patas. Apesar das patas claras, pela restante plumagem, em particular as partes inferiores, inclino-me para Phyll. collybita.

Só a titulo de curiosidade, observei no inverno de 1992 ou 1993 um Phyll. collybita albino, nas imediações de Odemira. Uma visão verdadeiramente fabulosa ver aquele passarinho branco no meio de um vale sombrio com montado de sobro com medronheiros.

Abraço

Carlos
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por Camilo Carneiro Qua Nov 16, 2011 8:06 am

Já agora, um vídeo do BTO:

https://www.youtube.com/watch?v=wixRxZ94dMc
Camilo Carneiro
Camilo Carneiro

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por conspicillata Qua Nov 16, 2011 9:56 am

Obrigado pelo envio do link, não conhecia e parece-me bastante interessante.

Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por conspicillata Seg Nov 21, 2011 10:03 am

Boa tarde,

fui buscar este tópico para dar o registo de que no dia 19-11-2011 foi encontrada uma P. trochilus (no âmbito do projecto MOVE - atropelamentos em estradas) em Évora.

Abraços
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por Henk Feith Seg Nov 21, 2011 1:39 pm

Olá Carlos,

Esta observação passa a ser o segundo mais tardio que o projeto Chegadas tem registo:
http://chegadas.avesdeportugal.info/cheg-phytro.html

É notável e serve de alerta para os observadores de olhar com atenção para os Phylloscopus em novembro.

É importante introduzir o registo no PortugalAves, no ãmbito do projeto Atlas das Aves Invernantes e Migratórias.

Um abraço,

Henk Feith

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 21, 2011 2:10 pm

Henk e Carlos,

De facto o registo é tardio, mas seria útil perceber se a ave estava morta recentemente (no próprio dia?) ou se se trataria de um cadáver já com alguns dias...

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por Rafael Matias Seg Nov 21, 2011 2:39 pm

Bem, não só atenção aos de Novembro como aos de Dezembro, uma vez que o registo de 4 de Dez do link acima devia ser, do meu ponto de vista, incluido nos restantes registos de partidas. A divisão entre "partidas" e "inverno" parece-me pouco fundamentada e arbitrária, uma vez que 4 de Dez é ainda Outono e por outro lado nada nos indica que a ave de facto ficou cá pelo Inverno, o que justificaria plenamente esta classificação.
Abraço,
Rafael

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 21, 2011 3:21 pm

Olá Rafael,

Aqui ficam alguns comentários.

Rafael Matias escreveu:A divisão entre "partidas" e "inverno" parece-me pouco fundamentada e arbitrária

Sem dúvida, é totalmente arbitrária e é praticamente impossível fundamentá-la.

Não resisto a perguntar-te em que data colocarias o limite.

Rafael Matias escreveu:uma vez que 4 de Dez é ainda Outono

O "Outono" não é nada mais do que uma convenção que foi adoptada para efeitos de calendário (tal como aliás o são os meses do ano).
Se nos guiarmos por essa convenção, então consideraríamos as partidas até 21 de Dezembro (último dia de Outono) e as chegadas a partir de 20 de Março (primeiro dia de Primavera). E, nesta situação, todos os registos das primeiras três semanas de Março seriam "invernantes".

Como resolverias esta dificuldade?

Rafael Matias escreveu:e por outro lado nada nos indica que a ave de facto ficou cá pelo Inverno, o que justificaria plenamente esta classificação.

Sim, é verdade, mas também nada nos diz que não ficou.
Além disso é um registo que destoa claramente dos restantes.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por Rafael Matias Seg Nov 21, 2011 3:43 pm

Gonçalo,
como em qualquer projecto que se proponha a estudar ou sistematizar informação sobre migração têm que haver decisões arbitrárias, convenções e uniformizações no tratamento da informação que podem não ser adequadas a todas as espécies.
Não estou a dizer que não deve haver regras na apresentação e sistematização da informação, aquilo que é essencial em que discordo contigo é apenas quando dizes que este registo é discordante do padrão. Eu vejo-o como um outlier extremo desse padrão e não discordante. São 7 dias desde 27 de Nov a 4 de Dez, assim como são 8 dias desde a observação anterior até 27 de Nov. Não ponho em causa que devam haver regras e limites que são necessariamente arbitrários nalguns casos, mas julgo que esse registo ainda se enquadra no padrão dos migradores tardios, sendo os casos posteriores a dia 10 de Nov todos eles outliers.
Abraço,
Rafael


Última edição por Rafael Matias em Seg Nov 21, 2011 4:27 pm, editado 1 vez(es)

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por conspicillata Seg Nov 21, 2011 4:22 pm

Olá a todos,

realmente o registo é bastante interessante pela data e, meramente especulativo, ao método de "captura". Esta ave morreu na estrada e pelas probabilidades é muito possível que hajam mais indivíduos a passar, ou então foi uma grande pontaria!

Henk, estou tão habituado a pensar no projecto chegadas associado à Primavera que não me lembrei das partidas. De qualquer forma todos os registos durante o período do atlas serão inseridos no PortugalAves.

Gonçalo, as estradas em que decorre o projecto são amostradas diariamente todos (!!!) os dias do ano. Assim a ave morreu garantidamente na manhã do dia 19. Uma aves desta dimensão e que tenha morrido à mais dias é altamente improvável que se mantenha, quer pelas rodas dos carros, quer pela deslocação do ar que envia para a berma, quer pela remoção por predadores.

Abraços
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 21, 2011 4:41 pm

Rafael Matias escreveu:Gonçalo,
como em qualquer projecto que se proponha a estudar ou sistematizar informação sobre migração têm que haver decisões arbitrárias, convenções e uniformizações no tratamento da informação que podem não ser adequadas a todas as espécies.
Não estou a dizer que não deve haver regras na apresentação e sistematização da informação, aquilo que é essencial em que discordo contigo é apenas quando dizes que este registo é discordante do padrão. Eu vejo-o como um outlier extremo desse padrão e não discordante. São 7 dias desde 27 de Nov a 4 de Dez, assim como são 8 dias desde a observação anterior até 27 de Nov. Não ponho em causa que devam haver regras e limites que são necessariamente arbitrários nalguns casos, mas julgo que esse registo ainda se enquadra no padrão dos migradores tardios, sendo os casos posteriores a dia 10 de Nov todos eles outliers.
Abraço,
Rafael

Concordo que o registo de 4 de Dezembro pode ser uma partida tardia. O problema em portugal (ao contrário, por exemplo do UK) é que as "partidas" são muito mais tardias e que muitas espécies têm registos em Dezembro e Janeiro que nunca podemos saber se são partidas, invernadas ou chegadas. E de facto é praticamente impossível definir uma data limite que não seja arbitrária.

De qualquer forma, para mim "outliers" ou "discordantes" são praticamente sinónimos (isto é uma mera questão de semântica e na verdade nem tens uma tradução correcta para outlier...).

1 abraço,
Gonçalo

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por João T. Tavares Ter Nov 22, 2011 11:39 am

Um thread particularmente útil.

PS: Um amigo (Sérgio Pereira) chamava aos LBJ's uma sigla portuguesa: PPC's (pequenos pássaros castanhos). É essa que uso habitualmente.

Abraço,
João T. Tavares
João T. Tavares

Número de Mensagens : 70
Local : Faro
Data de inscrição : 28/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp. - Página 2 Empty Re: Little Brown Jobs 1 - Phylloscopus sp.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos