Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Herdade da Torre Bela?

4 participantes

Ir para baixo

Herdade da Torre Bela? Empty Herdade da Torre Bela?

Mensagem por jvicente Seg Mar 10, 2008 5:24 pm

Boas a todos!

Faço aqui algumas questões que serão mais susceptiveis de resposta por parte dos moradores da zona Oeste.

Alguém conhece a Herdade da Torre Bela, no concelho da Azambuja, freguesia de Alcoentre, celebrizada por determinados eventos no pós 25 de Abril?

Faço esta pergunta principalmente devido às características do espaço. Trata-se de uma área murada e florestada de dimensões consideráveis e que, segundo informação não confirmada, é alvo de algum ordenamento cinegético e florestal.. Parece-me poder conter alguns requisitos básicos para a nidificação de algumas rapinas interessantes no contexto regional, nomeadamente espécies como o açor, cobreira, calçada e vespeiro..
Por outro lado tb sei que o local está fortemente "eucaliptizado", sendo que não tenho conhecimento se serão mantidas áreas com grandes eucaliptos ou outras espécies florestais..
É conhecida, na região Oeste, a importância de áreas deste género para a nidificação de espécies de rapinas "sensíveis". Temos o exemplo das Tapadas de Mafra e do Mouco como territórios de bonelli.

A herdade é atravessada pela Ribeira da Maçussa, que é destacada no PROT-AML, na área nuclear Torre Bela / Canhão da Ota.

Já terá sido efectuada alguma prospeção séria da área?


Grande Abraço!
Jorge Vicente
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Herdade da Torre Bela? Empty Re: Herdade da Torre Bela?

Mensagem por Henk Feith Qua Mar 12, 2008 5:19 am

Caro Jorge,

Recomendo que entre em contacto com a associação de produtores florestais de Cadaval (APAS), que tem relações institucionais com os proprietários da Torre Bela.

Também chamo atenção para o facto da Torre Bela (pelas informações que eu tenho), pretende integrar um grupo de propriedades florestais que avançar em breve para a certificação florestal baseada nos princípios e critérios do Forest Stewardship Council. A entidade certificadora é a Sativa/Woodmark, e como está consagrado nos princípios do FSC, qualquer preocupação ambiental ou social de partes interessadas pode ser abordadas no âmbito da certificação. Para tal basta entrar em contacto com a entidade certificadora.

Vide: http://www.sativa.pt/canais/channel.asp?id=553&lang=1

Qualquer aspecto particular sobre FSC, estou também disponível para esclarecimentos, se entender.

Um grande abraço,

Henk Feith

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Herdade da Torre Bela? Empty Re: Herdade da Torre Bela?

Mensagem por jvicente Qua Mar 12, 2008 3:46 pm

Amigo Henk,

O meu agradecimento pelas dicas preciosas..

De facto no site da APAS está registado, pelo menos, um projecto de gestão sustentável (AGROS) que foi efectuado na Torre Bela (http://www.apas.oestedigital.pt/custompages/showpage.aspx?pageid=a7169761-25fd-4177-9445-8279889e74c3&m=b41).
A acrescer à possível candidatura na FSC parece, que no mínimo, os proprietários possuem preocupações de cariz ambiental. O que é bom! lol

Vou tentar, também, obter informações na SPEA.. Pode ser que no âmbito do projecto ATLAS existam dados adicionais...



Grande Abraço!
Jorge Vicente
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Herdade da Torre Bela? Empty Re: Herdade da Torre Bela?

Mensagem por Henk Feith Ter Mar 18, 2008 12:10 pm

Caro Jorge,

Junto reproduzo a comunicação pública do processo de certificação do grupo APAS, incluindo a Torre Bela. Esta comunicação é obrigatória no processo de certificação FSC e permite a qualquer parte interessada participar no processo de certificação.

Um grande abraço,

Henk Feith


***************************************************************

Ex.mo(a) Senhor(a),

A SATIVA é uma empresa portuguesa especializada em auditoria e certificação, que representa em Portugal e noutros países da Bacia Mediterrânea, o Programa Woodmark de Certificação Florestal da organização Soil Association.

Este programa é acreditado pelo Forest Stewardship Council (FSC) para avaliar a gestão florestal de acordo com princípios e critérios de gestão florestal responsável definidos pelo FSC e reconhecidos internacionalmente.

Estes princípios e critérios definem uma gestão florestal socialmente benéfica, ambientalmente adequada e economicamente viável e têm como objectivo encorajar práticas florestais responsáveis. As áreas florestais que cumpram com os requisitos desta norma, podem promover os seus produtos através do uso do rótulo FSC - talvez tenha visto produtos FSC (de madeira ou papel) em lojas ou hipermercados. Poderá encontrar mais informações sobre o FSC na página de internet: www.fsc.org.

O Programa Woodmark está a preparar a avaliação da APAS Floresta - Associação de Produtores Florestais, que se irá realizar entre os dias 7 e 10 de Abril deste ano. A associação foi constituída em 2003, e representa actualmente os interesses dos seus associados. Neste momento, 2 dos associados irão integrar o grupo a constituir para efeitos de certificação FSC, com uma área florestal de 2260 hectares, correspondentes à Quinta da Torre Bela, localizada no concelho da Azambuja, freguesia de Manique do Intendente e à Quinta de Santo António, localizada na Sobrena, concelho de Cadaval. A actividade florestal compreende, para além da produção de rolaria e madeira de serração, a produção de cortiça. Para sua informação, em anexo segue uma cópia da Política florestal do grupo.

Como parte desta avaliação, o Programa Woodmark tem a responsabilidade de contactar as pessoas ou organizações que possam ter interesse ou possam ser afectadas pelas actividades de gestão florestal da APAS Floresta. Este contacto alargado tem como objectivo ajudar na identificação dos aspectos positivos e/ou negativos da gestão florestal levada a cabo pela empresa que está a ser avaliada.

O contacto que estamos presentemente a fazer é com o objectivo de averiguar se tem algum comentário ou opinião relativamente a este assunto, solicitando que preencha o formulário que enviamos em anexo. Anexamos também um Guia de Consulta Pública, que poderá servir de apoio no tipo de questões que gostávamos de ver abordadas. Todos os comentários recebidos são confidenciais e serão incluídos no processo de certificação.

Todos os comentários deverão ser apresentados até o dia 4 de Abril para poderem ser tidos em consideração na avaliação. Envio de comentários, se possível via email, para: ir@sativa.pt. Um resumo dos principais aspectos identificados neste processo de consulta pública será incluído no relatório de certificação. O relatório poderá ser consultado a partir www.soilassociation.org/forestry , disponível cerca de seis meses após a conclusão do processo de avaliação.

Se tiver conhecimento de outras organizações ou indivíduos que devam ser incluídas neste processo de consulta pública, agradecíamos que as indicasse - gostaríamos de incluir todas as partes interessadas na gestão florestal da APAS Floresta. Agradecemos antecipadamente a sua ajuda.

Com os melhores cumprimentos,
Isabel Ramos
Gestora do Programa de Certificação Florestal

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Herdade da Torre Bela? Empty Re: Herdade da Torre Bela?

Mensagem por Francisco Barros Qui Abr 03, 2008 4:48 pm

A quinta da Torrebela, meus amigos, está "estourada"! Não é nem uma pequena sombra daquilo que foi.

A zona murada é um imenso eucaliptal sem qualquer tipo de sub-bosque e com forte erosão em anos anteriores, onde repovoaram espécies como: veados, gamos e javalis. A ribeira da Maçussa tem nalguns troços grande índice de erosão.
A única coisa que escapa são os povoamentos de sobreiros fora da área murada (que actualmente está cercada com rede). Mas mesmo assim, parece-me que a gestão da zona de caça está a abusar no controle de predadores...

Durante os trabalhos de campo para o atlas prospectei a zona e apenas realço a presença de águia-calçada. De resto, nada de novo em relação à envolvente, antes pelo contrário. Nem noitibós lá detectei durante a prospecção de nocturnas...

Pode ser que daqui a alguns anos venha a ser uma zona realmente interessante, porque neste momento temos algumas quintas confinantes (ou nas imediações) que são sem sombra de dúvidas muito mais interessantes.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Herdade da Torre Bela? Empty Re: Herdade da Torre Bela?

Mensagem por jvicente Qui Abr 03, 2008 5:30 pm

Sad

Uma pena...
Esperemos então que a informação disponibilizada pelo Henk seja indicadora que melhores tempos virão para a Torre Bela.
De facto até mesmo no google earth é possível perceber q a área tá bem saturada de eucalipto.

Sem dúvida q o q safa são algumas outras herdades nas imediações, como a Qta. da Puceteira e a Herd. das Ferrarias.. Mas tb, nos últimos tempos, algumas sofreram alterações negativas. Ainda me lembro de ver, há não muito tempo, bastante menos eucaliptos nas imediações do Monte Redondo na Ota. Os últimos sobreiros da encosta norte têm sofrido "podas" e cortes mutilantes. E tb desapareceu um pequeno pinhal bravo onde me lembro de asa redonda e gavião.
Antigamente nesta zona era comum avistar asa redonda, calçada, cobreira e gavião. Ultimamente avistar uma asa redonda já se vai tornando um evento.. Não sei se sou eu q ando com azar ou se de facto aquilo já não é o q era! lol


Abraços,
Jorge Vicente
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Herdade da Torre Bela? Empty Re: Herdade da Torre Bela?

Mensagem por Henk Feith Sex Abr 04, 2008 8:19 am

Caros,

Só posso recomendar manifestarem as vossas (legítimas) preocupações junto da entidade certificadora Sativa, cujos contactos estão no meu post anterior.

Um abraço,

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Herdade da Torre Bela? Empty Herdade da Torre Bela?

Mensagem por neves Sex Abr 04, 2008 5:45 pm

Olá a todos
Quanto á torre-bela já não entro lá á muito tempo,mas ao passar nas estradas junto aos muros realmente só se vê eucaliptos.
aproveito para infomar que á 1 ou 2 anos aqui na zona da serra de Ota,(pelos vistos não foi só aqui)uns senhores cortaram uma grande parte dos maiores pinheiros (sempre dos maiores),segundo o que consegui apurar perguntando aos moradores o abate era legal,acho que era uma doença que afectava as arvores.Então e os pinheiros pequenos não eram afectados pela dita doença?E a REFLORESTAÇÂO?Até hoge nem uma arvore foi plantada na zona.Não sendo entendido na materia,pelo menos achei este processo ESTRANHO.Se alguem poder ou tiver conhecimento sobre o assunto agradecia um esclarecimento
Obrigado
JAIME NEVES

neves

Número de Mensagens : 23
Idade : 57
Local : serra de ota e montejunto
Data de inscrição : 24/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Herdade da Torre Bela? Empty Re: Herdade da Torre Bela?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos