Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uns Pintassilgo para dar cor...

5 participantes

Ir para baixo

pintassilgo - Uns Pintassilgo para dar cor... Empty Uns Pintassilgo para dar cor...

Mensagem por José Frade Ter Nov 08, 2011 1:53 pm

pintassilgo - Uns Pintassilgo para dar cor... Dsc6007a


pintassilgo - Uns Pintassilgo para dar cor... Dsc6005a

José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

pintassilgo - Uns Pintassilgo para dar cor... Empty Re: Uns Pintassilgo para dar cor...

Mensagem por jheitor Ter Nov 08, 2011 2:00 pm

muito boas ...
estava para enviar um mas fica para a próxima..

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

pintassilgo - Uns Pintassilgo para dar cor... Empty Re: Uns Pintassilgo para dar cor...

Mensagem por Lemuel Silva Sex Jan 06, 2012 3:00 am

Gostei muito desta tua contribuição José Frade. E não apenas por ser um pintassilgo, não. Acho interessante teres publicado a fotografia de um exemplar fêmea. No mundo das aves os machos são incrivelmente mais abundantes, no caso dos pintassilgos também, o que contribui certamente para o facto de aqui no fórum só aparecerem praticamente machos. Óptimo registo o teu portanto. Para mais esta fêmea que se consegue ver perfeitamente que é fêmea, não é nada dúbia, um óptimo exemplar para comparação entre sexos Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 39
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

pintassilgo - Uns Pintassilgo para dar cor... Empty Re: Uns Pintassilgo para dar cor...

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 06, 2012 3:45 am

Lemuel Silva escreveu:No mundo das aves os machos são incrivelmente mais abundantes

Podes quantificar Lemuel? De que proporção estamos a falar?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pintassilgo - Uns Pintassilgo para dar cor... Empty Re: Uns Pintassilgo para dar cor...

Mensagem por Lemuel Silva Sex Jan 06, 2012 5:04 am

Gonçalo Elias escreveu:
Lemuel Silva escreveu:No mundo das aves os machos são incrivelmente mais abundantes

Podes quantificar Lemuel? De que proporção estamos a falar?

Boas Gonçalo. Não, não posso quantificar, o que disse não foi baseado em nenhum artigo cientifico, embora provavelmente até existam cálculos elaborados para algumas espécies. O que disse é baseado pura e simplesmente na minha experiência pessoal, numa frase dita por David Attenborough num documentário sobre aves e tenho quase a certeza também que, embora possa estar enganado, já o li num qualquer livro de natureza. Portanto, não o posso quantificar, mas parece-me óbvio que é verdade. Tomemos uma espécie comum para exemplo, o melro-negro. É impressionante a quantidade de melros-pretos que vemos todos os dias, tanto machos como fêmeas é verdade. Mas comecem a contar os machos e as fêmeas que vêem. Por cada fêmea que conseguem ver já viram se for preciso três machos ou mais. No mundo das aves é assim.
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 39
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

pintassilgo - Uns Pintassilgo para dar cor... Empty Re: Uns Pintassilgo para dar cor...

Mensagem por Lemuel Silva Sex Jan 06, 2012 5:13 am

E acho que é óbvio perceber porquê não? As aves macho regra geral são animais que utilizam muito as cores e padrões de cores como meio de atrair as fêmeas, não é o único truque no mundo das aves, mas é o principal. Os machos mais coloridos e belos, em muitas espécies, tem bastante mais probabilidades de produzir uma descendência maior pois as fêmeas perferem-nos. Contudo, serem animais muito coloridos, trás uma desvantagem óbvia. Tornam-se mais perceptiveis aos predadores, principalmente aqueles que usam e abusam de cores quentes. A natureza então arranjou forma de dar a volta ao texto, compensando a maior perda de machos por predação com uma proporção muito superior de machos nas espécies de aves. Bom, se na realidade esta é mesmo a razão, não sei, podem existir várias razões, mas é o que costumam dizer nos livros ou nos documentários Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 39
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

pintassilgo - Uns Pintassilgo para dar cor... Empty Re: Uns Pintassilgo para dar cor...

Mensagem por Lemuel Silva Sex Jan 06, 2012 5:13 am

E pessoalmente acho que é uma explicação com muita lógica. O que não faz dela certa claro Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 39
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

pintassilgo - Uns Pintassilgo para dar cor... Empty Re: Uns Pintassilgo para dar cor...

Mensagem por Filipe Canário Sex Jan 06, 2012 6:49 am

Gonçalo Elias escreveu:
Lemuel Silva escreveu:No mundo das aves os machos são incrivelmente mais abundantes

Podes quantificar Lemuel? De que proporção estamos a falar?

Na maioria das espécies há, de facto, mais machos do que fémeas. A proporção varia de espécie para espécie, mas a média é qualquer coisa como mais 10 a 20% de machos.
Penso que a razão para isto não é a sugerida pelo Lemuel porque na maioria das espécies a razão dos sexos aquando da eclosão é próxima de 1 para 1. As fémeas é que têm, em geral, uma mortalidade maior. Em primeiro lugar porque dispersam para mais longe quando atingem a independência (com mais riscos associados) e têm um maior custo associado à reprodução (maior dispendio energético, maior probabilidade de serem predadas no ninho...).

Filipe

Editado, para correcção de números
Filipe Canário
Filipe Canário

Número de Mensagens : 71
Idade : 50
Local : Lisboa
Data de inscrição : 06/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pintassilgo - Uns Pintassilgo para dar cor... Empty Re: Uns Pintassilgo para dar cor...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos