Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Circus macrourus

+8
Carlos Pacheco
RuiCaratao
Luis Gordinho
Helder Vieira
José Frade
pedro121
Gonçalo Elias
Paulo Alves
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Circus macrourus Empty Circus macrourus

Mensagem por Paulo Alves Qui Nov 17, 2011 1:37 pm

Olá a todos.

Como prometido aqui vai uma aguarela fresquinha.
Retrata o Tartaranhão-pálido observado em Sagres.

Optei por deixar o fundo sem grandes pormenores para que a ave seja o centro das atenções.

Circus macrourus 11_cap10

Não sou um arrolador Laughing mas há espécies que me fazem pular de antecipação. E esta é, sem dúvida, uma delas.

Tive oportunidade de o observar por algum tempo e ver pormenores de comportamento muito interessantes.
Numa das ocasiões perseguiu um Oenanthe oenanthe, este já não sabia onde se enfiar. Até que desesperadamente se refugiou num pequeno pinheiro. O Circus não hesitou em "mergulhar" por entre as agulhas do pinheiro(parecia um Gavião). É claro que isto não passou de uma manobra de diversão e o Chasco acabou por sair pelo outro lado... (pode ser que esta observação ainda dê uma pintura).

Abraço!
Paulo Alves
http://riscosapenas.wordpress.com/
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 17, 2011 1:41 pm

Muito bom bounce
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por pedro121 Qui Nov 17, 2011 1:45 pm

Paulo Alves escreveu:
Não sou um arrolador Laughing mas há espécies que me fazem pular de antecipação. E esta é, sem dúvida, uma delas.

Calma, com calma, grão a grão, ave a ave, quando deres por ela e começares a olhar para os cadernos, um dia vais pensar, já vi esta, já desenhei aquela e quando deres por elas começas a arrolar... Twisted Evil Twisted Evil
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por José Frade Qui Nov 17, 2011 1:50 pm

Excelente.

Abraço

Frade
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4818
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por Helder Vieira Qui Nov 17, 2011 2:36 pm

Tá muito bom Paulo.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por Luis Gordinho Qui Nov 17, 2011 4:04 pm

Uma aguarela muito gira de um bicho que deve ser espectacular (mas que eu nunca vi). Boa Paulo.

E registo que já se arrola por aqui. É positivo. Para além da ontogenia do arrolador a que o Pedro fez referência, parece-me oportuno mencionar uma dicotomia basal na família dos arroladores. Estes podem dividir-se em arroladores assumidos e arroladores encapotados ou dissimulados. O não-arrolador e o arrolador-encapotado às vezes são difíceis de distinguir -quer no campo, quer fora dele- é necessário estar atento.
Eu não acho que seja necessária uma "Manifestação do Orgulho Arrolador" mas, sim, sou a favor do arrolar assumido.
E, já agora, eu não tenho conhecimento de que nenhum arrolador encapotado costume participar aqui o fórum. Por isso, por favor, que ninguém se sinta visado.

Cumprimentos e boas observações, Luís G
Luis Gordinho
Luis Gordinho

Número de Mensagens : 169
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/03/2008

http://www.flickr.com/photos/lgordinho

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por RuiCaratao Qui Nov 17, 2011 6:18 pm

Luis Gordinho escreveu: O não-arrolador e o arrolador-encapotado às vezes são difíceis de distinguir -quer no campo, quer fora dele- é necessário estar atento.

Estarás-te a referir ao Arrolador em negação?

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por Carlos Pacheco Sex Nov 18, 2011 2:26 am

Boa aguarela Paulo! Já deves ter um leque bastante jeitoso...
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por Luis Gordinho Sex Nov 18, 2011 4:05 am

Tens alguma razão Rui. Parece que é necessário introduzir uma sistemática mais complexa. Há os arroladores assumidos e os arroladores não-assumidos mas, dentro destes, existem os arroladores em negação (que nem para si próprios admitem ser arroladores) e os arroladores encapotados/dissimulados (sabem que o são, mas não querem que se torne público). Enfim, o arrolador é um bicharoco bastante variável...
Cumprimentos e boas observações,
Luís G
Luis Gordinho
Luis Gordinho

Número de Mensagens : 169
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/03/2008

http://www.flickr.com/photos/lgordinho

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por pedro121 Sex Nov 18, 2011 4:29 am

Luis Gordinho escreveu:Tens alguma razão Rui. Parece que é necessário introduzir uma sistemática mais complexa. Há os arroladores assumidos e os arroladores não-assumidos mas, dentro destes, existem os arroladores em negação (que nem para si próprios admitem ser arroladores) e os arroladores encapotados/dissimulados (sabem que o são, mas não querem que se torne público). Enfim, o arrolador é um bicharoco bastante variável...

Brilhante explicação, diga-se que como arrolador assumido e descomplexado são precisamente os arroladores encapotados os que mais me confundem, afinal qual o propósito de arrolar? Vejo dois distintos, um é fundamentalmente por uma questão de organização, sem saber quais as espécies que já foram arroladas (existe este termo?) como saber quais as espécies a arrolar? E nesta vertente penso que todos temos um pouco de arrolador, mas depois existe o arrolador competitivo, aquele arrolador que gosta de saber como está o seu arrolamento em função dos outros arroladores, e neste caso podemos ter uma disfuncionalidade, podemos ter arroladores competitivos encapotados o que é algo complexo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por pedro121 Sex Nov 18, 2011 4:32 am

RuiCaratao escreveu:
Estarás-te a referir ao Arrolador em negação?

Sou favorável á constituição de um movimento para a defesa dos direitos dos arroladores, acho que em Portugal temos muitos arroladores dentro dos armários que precisam de ser apoiados a sair do armário e assumirem-se como arroladores orgulhosos…
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por RuiCaratao Sex Nov 18, 2011 4:36 am

Os arroladores em negação serão dificeis de detectar, será preciso talvez uma maior pratica, nas lides freudianas e um maior conhecimento da psique humana...quantos aos encapotados, têm geralmente um rol escondido algures numa pasta recondita do seu computador, ou um risquinho a asinalar cada especie no guia de campo.

Isto do arrular tem que se lhe diga, uns arrulam mais do que outros é verdade, mas na verdade somos todos arroladores!

Alguns assumem-se, e têm toda a minha admiração e respeito! Por mim falo, que dei este ano os primeiros passos pra me assumir, mas por vezes prefiro pensar que é apenas um contrato a prazo, ou que estou á experiência....acho que vou seguir o teu conselho e tentar ver no tema algo mais hilariante, talvez começe pelo filme:D

Parabéns pela observação e pela aguarela, Paulo...
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por RuiCaratao Sex Nov 18, 2011 4:45 am

Pedro121 escreveu:mas depois existe o arrolador competitivo, aquele arrolador que gosta de saber como está o seu arrolamento em função dos outros arroladores, e neste caso podemos ter uma disfuncionalidade

Segundo as estatisticas, 1 em cada 5 portugueses é difuncional

Pedro121 escreveu:Sou favorável á constituição de um movimento para a defesa dos direitos dos arroladores, acho que em Portugal temos muitos arroladores dentro dos armários que precisam de ser apoiados a sair do armário e assumirem-se como arroladores orgulhosos

Estarás a surgerir um arrolador parade?????flower jocolor farao king cheers
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por pedro121 Sex Nov 18, 2011 4:56 am

Pedro121 escreveu:Sou favorável á constituição de um movimento para a defesa dos direitos dos arroladores, acho que em Portugal temos muitos arroladores dentro dos armários que precisam de ser apoiados a sair do armário e assumirem-se como arroladores orgulhosos

Estarás a surgerir um arrolador parade?????flower jocolor farao king cheers[/quote]

Bem, não diria tanto, tanto mais que uma marcha desse genero deve assustar as aves o que seria contraproducente mas algo mais soft.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por Paulo Alves Sex Nov 18, 2011 5:05 am

Obrigado a todos.

Este tema do "arrolador" é bastante complexo, vocês estão a entrar em terrenos muuuuuito pantanosos! cyclops

Eu quando comecei a observar aves a sério (se a memória não me falha em 2004) preocupava-me bastante quais as espécies que já tinha observado. Ultimamente tenho essa lista bastante desactualizada e nem sei bem quantas espécies já observei em Portugal... Question vou tentar actualizar a lista.

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por pedro121 Sex Nov 18, 2011 5:07 am

Paulo Alves escreveu:
Eu quando comecei a observar aves a sério (se a memória não me falha em 2004) preocupava-me bastante quais as espécies que já tinha observado. Ultimamente tenho essa lista bastante desactualizada e nem sei bem quantas espécies já observei em Portugal... Question vou tentar actualizar a lista.

Bem, se te quiseres juntar aos arroladores portugueses assumidos já sabes:

http://www.bubo.org/
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por Carlos Pacheco Sex Nov 18, 2011 5:07 am

É melhor assumir-me já antes que me ponham nomes: arrolador assumido, não competitivo, desorganizado e preguiçoso.

Passo a explicar: faço listas, sim senhor, tenho lista para o que observei em Portugal e na maior parte dos restantes países que visitei a sério (aeroportos e isso, não conta), sou não competitivo, porque pouco me importa o que os outros viram (interessam-me os meus e já está), desorganizado porque, tenho tudo algo disperso e por exemplo, este ano, ainda não acrescentei as espécies novas que observei em Portugal e foram várias e preguiçoso, porque
faço muito pouco esforço para ver qualquer coisa nova. Raramente me desloco de propósito mais do que 30 ou 40 km. Mas tendo companhia, a motivação já é outra

Abraços
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por pedro121 Sex Nov 18, 2011 5:11 am

Carlos Pacheco escreveu:É melhor assumir-me já antes que me ponham nomes: arrolador assumido, não competitivo, desorganizado e preguiçoso.

Very Happy Very Happy Very Happy

Brilhante!
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por Carlos Pacheco Sex Nov 18, 2011 5:14 am

Boa Pedro, aqui está uma novidade para mim, a comprovar a faceta do não competitivo e desorganizado Very Happy
Irei aderir. Como é que isto funciona?
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por pedro121 Sex Nov 18, 2011 5:23 am

Carlos Pacheco escreveu:Boa Pedro, aqui está uma novidade para mim, a comprovar a faceta do não competitivo e desorganizado Very Happy
Irei aderir. Como é que isto funciona?

Bem, basicamente o Bubo é um site a pensar em arroladores, registas-te e depois crias uma lista para a região/area pretendida, a grande vantagem é que podes adicionar o mesmo registo a múltiplas listas, as listas de espécies disponíveis são as oficiais para a área pretendida, por exemplo para Portugal é a lista do CPR/SPEA mas para a europa podes escolher entre varias autoridades.
O único ponto é que para espécies consideradas raras tens que inserir a data e o local, mas podes considerar o registo sensível e ela fica oculto dos outros membros.


exemplo:

tens uma lista das aves que ves no distrito de Beja.

Ves uma nova espécie

Adicionas a beja + Portugal + Europa + WP + Mundo

Muito simples e eficiente.
Dá algum trabalho a construir a primeira lista, mas como podes baser as novas listas em listas já existentes isso fica mais fácil, ou seja crias a lista para Portugal á unha, mas se quiseres criar uma lista para a europa baseias essa lista na lista Portuguesa e só tens que adicionar as espécies que não viste em Portugal


pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por Paulo Alves Sex Nov 18, 2011 5:49 am

pedro121 escreveu:
Paulo Alves escreveu:
Eu quando comecei a observar aves a sério (se a memória não me falha em 2004) preocupava-me bastante quais as espécies que já tinha observado. Ultimamente tenho essa lista bastante desactualizada e nem sei bem quantas espécies já observei em Portugal... Question vou tentar actualizar a lista.

Bem, se te quiseres juntar aos arroladores portugueses assumidos já sabes:

http://www.bubo.org/

Muito bom! Laughing vou-me assumir...
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por Helder Vieira Sex Nov 18, 2011 6:12 am

Paulo Alves escreveu:
pedro121 escreveu:
Paulo Alves escreveu:
Eu quando comecei a observar aves a sério (se a memória não me falha em 2004) preocupava-me bastante quais as espécies que já tinha observado. Ultimamente tenho essa lista bastante desactualizada e nem sei bem quantas espécies já observei em Portugal... Question vou tentar actualizar a lista.

Bem, se te quiseres juntar aos arroladores portugueses assumidos já sabes:

http://www.bubo.org/

Muito bom! Laughing vou-me assumir...

É assim mesmo! Toca a sair do armário... eu vou espreitar o site, mas se me começar a torcer algum neurónio a preguicite pode atacar!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 18, 2011 6:51 am

Bem, eu já andava ao passarinho desde a primeira metade da década de 1980, mas comecei a arrolar mais a sério em 22 de Dezembro de 1987 (dia em que inaugurei oficialmente a minha lista com 3 espécies). A partir daí nunca deixei de me assumir como arrolador, embora nos últimos anos tenha investido pouco em novos arrolamentos.

A minha lista compreende cerca de 1500 entradas, das quais 1155 em África, 400 na Europa, 455 no Paleárctico Ocidental, 117 na Ásia e 165 na América (o total destas parcelas é muito superior ao total global uma vez que há algumas entradas que foram registadas em vários continentes).

Nunca me registei nos sites tipo bubo e quejandos essencialmente por falta de pachorra para estar a inserir lá os registos todos.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por RuiCaratao Sex Nov 18, 2011 7:15 am

Gonçalo Elias escreveu:Bem, eu já andava ao passarinho desde a primeira metade da década de 1980, mas comecei a arrolar mais a sério em 22 de Dezembro de 1987 (dia em que inaugurei oficialmente a minha lista com 3 espécies).

Que grande capacidade de arrolar, Gonçalo...acho que até tenho dificuldade em saber o ano...talvez 1994. Perdi os cadernos de campo, e mais vale assmir-me com desorganizado e preguiçoso tambem.

Eu rendi-me ao Bubo, é muito funcional, e permite ter as mesmas especies em várias listas/Continentes sem dar azo a confusões, ja não me orientava com as listas em excel
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por pedro121 Sex Nov 18, 2011 7:19 am

RuiCaratao escreveu:
Eu rendi-me ao Bubo, é muito funcional, e permite ter as mesmas especies em várias listas/Continentes sem dar azo a confusões, ja não me orientava com as listas em excel

Sim, mas para quem tem que fazer uma lista grande pode dar algum trabalho, mas eu acho que ele tem uuma ferramenta de importação de listas que estejam noutros sistemas, não sei se é viavel importar listas que estejam em excel mas talvez.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Circus macrourus Empty Re: Circus macrourus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos