Cygnus olor na Lagoa dos Salgados
+2
Gonçalo Elias
Arade
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Cygnus olor na Lagoa dos Salgados
No dia 15 de Março, eu e o Luís Campina, observamos um Cisne-mudo (Cygnus olor) adulto em voo entre a Lagoa dos Salgados e o Golfe dos Salgados.
Re: Cygnus olor na Lagoa dos Salgados
Apesar de tudo o que se diz por aí sobre a origem não selvagem dos cisnes-mudos observados em Portugal (supostamente por muitos fugirem dos jardins, onde a espécie é comum como ave "ornamental"), eu estou convicto de que uma boa parte das observações de cisne-mudo efectuadas até hoje em Portugal Continental dizem respeito a indivíduos genuinamente selvagens, oriundos talvez da Europa Central.
Esta minha convicção é baseada no facto de as 10 observações homologadas até hoje em Portugal terem sido efectuadas entre meados de Outubro e finais de Março, com cerca de dois terços em Novembro e Dezembro (ou seja, no período de invernada). Podem ver os detalhes das várias observações aqui.
Devo referir que também em Espanha foi detectado um padrão semelhante (e neste caso com base numa amostra substancialmente maior).
1 abraço,
Gonçalo
Esta minha convicção é baseada no facto de as 10 observações homologadas até hoje em Portugal terem sido efectuadas entre meados de Outubro e finais de Março, com cerca de dois terços em Novembro e Dezembro (ou seja, no período de invernada). Podem ver os detalhes das várias observações aqui.
Devo referir que também em Espanha foi detectado um padrão semelhante (e neste caso com base numa amostra substancialmente maior).
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
A ave em causa foi observada a uma distãncia razoável, no entanto deu para perceber que a plumagem se encontrava em excelente estado e a ave voava se qualquer dificuldade. Por isso se for uma fuga de cativeiro, esta ter-se-á procedido à algum tempo.
Hello Nelson,
This bird has been seen around Lagoa dos Salgados and Ria de Alvor for several weeks (years?). I think I know where it comes from. When you leave the A22 at the final exit (Exit #1) for Lagos and take the EN 120 (IC4) there is a roundabout which "goes nowhere" (i.e. it only has one exit, back onto the EN 120). Just after this roundabout, on the right-hand side of the road, there is a large house with several ponds which has a HUGE collection of "exotic" birds. Last time I stopped to look (the owners are not very friendly), in addition to many Peacocks, there were Mute, Bewick's and Whooper Swans as well as an incredible selection of non-native ducks. I might be mistaken, but I think that all of these birds are "free flying".
Colin
This bird has been seen around Lagoa dos Salgados and Ria de Alvor for several weeks (years?). I think I know where it comes from. When you leave the A22 at the final exit (Exit #1) for Lagos and take the EN 120 (IC4) there is a roundabout which "goes nowhere" (i.e. it only has one exit, back onto the EN 120). Just after this roundabout, on the right-hand side of the road, there is a large house with several ponds which has a HUGE collection of "exotic" birds. Last time I stopped to look (the owners are not very friendly), in addition to many Peacocks, there were Mute, Bewick's and Whooper Swans as well as an incredible selection of non-native ducks. I might be mistaken, but I think that all of these birds are "free flying".
Colin
Colin Key- Número de Mensagens : 791
Local : Algarve
Este cisne continua na Lagoa dos Salgados e foi facilmente visto das duas vezes que visitei a lagoa nas duas últimas semanas. Claro que fez um enorme sucesso com os miudos da escola.
Nem me passou pela cabeça que pudesse ser uma animal selvagem!
Gonçalo
De qualquer forma, uma vez que estamos quase em Junho, parece que este espécime sai do padrão observado que referiste, o que leva a crer que se trata mesmo de uma "fuga de cativeiro".
A informação do Colin deixa-me preocupado...!
Abraços!
Mig
Nem me passou pela cabeça que pudesse ser uma animal selvagem!
Gonçalo
De qualquer forma, uma vez que estamos quase em Junho, parece que este espécime sai do padrão observado que referiste, o que leva a crer que se trata mesmo de uma "fuga de cativeiro".
Abraços!
Mig
Boas noites!
Pois realmente, há pessoas que não têm cuidado nenhum...Não conheço a zona nem a pessoa em causa, mas não será um revendedor em vez de um criador?? Não que isso seja desculpa, mas normalmente os revendedores/importadores são regra geral mais descuidados do que os criadores...
Penso que agora está a haver uma maior consciencialização nos criadores para este tipo de problemas, de modo a evitar introdução de espécies exoticas, mas há sempre as ovelhas-negras que teimam em estragar tudo...
Cumprimentos,
PEdro Seixas
Viseu
Pois realmente, há pessoas que não têm cuidado nenhum...Não conheço a zona nem a pessoa em causa, mas não será um revendedor em vez de um criador?? Não que isso seja desculpa, mas normalmente os revendedores/importadores são regra geral mais descuidados do que os criadores...
Penso que agora está a haver uma maior consciencialização nos criadores para este tipo de problemas, de modo a evitar introdução de espécies exoticas, mas há sempre as ovelhas-negras que teimam em estragar tudo...
Cumprimentos,
PEdro Seixas
Viseu
MiguelRodrigues escreveu:Gonçalo
Miguel,
O facto de um registo sair do padrão não permite concluir que se trate de uma fuga de cativeiro. O padrão apenas revela que há maior número de registos no Inverno, sugerindo a ocorrência de migradores genuínos durante essa época, mas tal não significa necessariamente que os registos fora desse padrão digam respeito a bichos não selvagens.
De qualquer forma, relativamente ao cisne em causa, também não estou a afirmar que seja uma ave selvagem. Estou unicamente a dizer que não se deve tirar conclusões com base na data da observação!
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Caros amigos,
Esse bicho da Lagoa dos Salgados foi encontrado morto por mim e pelo Georg Schreier em Setembro (ou mesmo Julho??? não me recordo, teria que pesquisar no caderno de campo) se não estou em erro. Recentemente, o GS tirou ainda fotos do esqueleto praticamente descarnado.
RIP Mute Swan.
Esse bicho da Lagoa dos Salgados foi encontrado morto por mim e pelo Georg Schreier em Setembro (ou mesmo Julho??? não me recordo, teria que pesquisar no caderno de campo) se não estou em erro. Recentemente, o GS tirou ainda fotos do esqueleto praticamente descarnado.
RIP Mute Swan.
João T. Tavares- Número de Mensagens : 70
Local : Faro