Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cygnus olor na Lagoa dos Salgados

+2
Gonçalo Elias
Arade
6 participantes

Ir para baixo

Cygnus olor na Lagoa dos Salgados Empty Cygnus olor na Lagoa dos Salgados

Mensagem por Arade Seg Mar 17, 2008 5:43 am

No dia 15 de Março, eu e o Luís Campina, observamos um Cisne-mudo (Cygnus olor) adulto em voo entre a Lagoa dos Salgados e o Golfe dos Salgados.
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

Cygnus olor na Lagoa dos Salgados Empty Re: Cygnus olor na Lagoa dos Salgados

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 17, 2008 5:54 am

Apesar de tudo o que se diz por aí sobre a origem não selvagem dos cisnes-mudos observados em Portugal (supostamente por muitos fugirem dos jardins, onde a espécie é comum como ave "ornamental"), eu estou convicto de que uma boa parte das observações de cisne-mudo efectuadas até hoje em Portugal Continental dizem respeito a indivíduos genuinamente selvagens, oriundos talvez da Europa Central.

Esta minha convicção é baseada no facto de as 10 observações homologadas até hoje em Portugal terem sido efectuadas entre meados de Outubro e finais de Março, com cerca de dois terços em Novembro e Dezembro (ou seja, no período de invernada). Podem ver os detalhes das várias observações aqui.

Devo referir que também em Espanha foi detectado um padrão semelhante (e neste caso com base numa amostra substancialmente maior).

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25586
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cygnus olor na Lagoa dos Salgados Empty Re: Cygnus olor na Lagoa dos Salgados

Mensagem por Arade Seg Mar 17, 2008 8:21 am

A ave em causa foi observada a uma distãncia razoável, no entanto deu para perceber que a plumagem se encontrava em excelente estado e a ave voava se qualquer dificuldade. Por isso se for uma fuga de cativeiro, esta ter-se-á procedido à algum tempo.
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

Cygnus olor na Lagoa dos Salgados Empty Re: Cygnus olor na Lagoa dos Salgados

Mensagem por Colin Key Seg Mar 17, 2008 3:52 pm

Hello Nelson,

This bird has been seen around Lagoa dos Salgados and Ria de Alvor for several weeks (years?). I think I know where it comes from. When you leave the A22 at the final exit (Exit #1) for Lagos and take the EN 120 (IC4) there is a roundabout which "goes nowhere" (i.e. it only has one exit, back onto the EN 120). Just after this roundabout, on the right-hand side of the road, there is a large house with several ponds which has a HUGE collection of "exotic" birds. Last time I stopped to look (the owners are not very friendly), in addition to many Peacocks, there were Mute, Bewick's and Whooper Swans as well as an incredible selection of non-native ducks. I might be mistaken, but I think that all of these birds are "free flying".

Colin Rolling Eyes
Colin Key
Colin Key

Número de Mensagens : 791
Local : Algarve
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cygnus olor na Lagoa dos Salgados Empty Re: Cygnus olor na Lagoa dos Salgados

Mensagem por MiguelRodrigues Qua maio 28, 2008 4:57 pm

Este cisne continua na Lagoa dos Salgados e foi facilmente visto das duas vezes que visitei a lagoa nas duas últimas semanas. Claro que fez um enorme sucesso com os miudos da escola. Smile

Nem me passou pela cabeça que pudesse ser uma animal selvagem! confused

Gonçalo
De qualquer forma, uma vez que estamos quase em Junho, parece que este espécime sai do padrão observado que referiste, o que leva a crer que se trata mesmo de uma "fuga de cativeiro".

A informação do Colin deixa-me preocupado...!

Abraços!
Mig

MiguelRodrigues

Número de Mensagens : 38
Local : Minho; Algarve
Data de inscrição : 05/04/2008

http://arvores-do-sul.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cygnus olor na Lagoa dos Salgados Empty Re: Cygnus olor na Lagoa dos Salgados

Mensagem por PedroSeixas Qua maio 28, 2008 5:53 pm

Boas noites!

A informação do Colin deixa-me preocupado...!

Pois realmente, há pessoas que não têm cuidado nenhum...Não conheço a zona nem a pessoa em causa, mas não será um revendedor em vez de um criador?? Não que isso seja desculpa, mas normalmente os revendedores/importadores são regra geral mais descuidados do que os criadores...
Penso que agora está a haver uma maior consciencialização nos criadores para este tipo de problemas, de modo a evitar introdução de espécies exoticas, mas há sempre as ovelhas-negras que teimam em estragar tudo...

Cumprimentos,

PEdro Seixas
Viseu

PedroSeixas

Número de Mensagens : 741
Data de inscrição : 09/01/2008

http://pedroseixas2002.hostzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cygnus olor na Lagoa dos Salgados Empty Re: Cygnus olor na Lagoa dos Salgados

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 29, 2008 12:33 am

MiguelRodrigues escreveu:Gonçalo
De qualquer forma, uma vez que estamos quase em Junho, parece que este espécime sai do padrão observado que referiste, o que leva a crer que se trata mesmo de uma "fuga de cativeiro".

Miguel,

O facto de um registo sair do padrão não permite concluir que se trate de uma fuga de cativeiro. O padrão apenas revela que há maior número de registos no Inverno, sugerindo a ocorrência de migradores genuínos durante essa época, mas tal não significa necessariamente que os registos fora desse padrão digam respeito a bichos não selvagens.

De qualquer forma, relativamente ao cisne em causa, também não estou a afirmar que seja uma ave selvagem. Estou unicamente a dizer que não se deve tirar conclusões com base na data da observação!

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25586
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cygnus olor na Lagoa dos Salgados Empty Re: Cygnus olor na Lagoa dos Salgados

Mensagem por João T. Tavares Ter Out 28, 2008 6:04 pm

Caros amigos,

Esse bicho da Lagoa dos Salgados foi encontrado morto por mim e pelo Georg Schreier em Setembro (ou mesmo Julho??? não me recordo, teria que pesquisar no caderno de campo) se não estou em erro. Recentemente, o GS tirou ainda fotos do esqueleto praticamente descarnado.

RIP Mute Swan.
João T. Tavares
João T. Tavares

Número de Mensagens : 70
Local : Faro
Data de inscrição : 28/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cygnus olor na Lagoa dos Salgados Empty Re: Cygnus olor na Lagoa dos Salgados

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos