Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ilustrações da coruja-das-torres, entre outras espécies de Sintra, em exposição

Ir para baixo

Ilustrações da coruja-das-torres, entre outras espécies de Sintra, em exposição Empty Ilustrações da coruja-das-torres, entre outras espécies de Sintra, em exposição

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 24, 2011 7:30 am

Ilustrações da coruja-das-torres, entre outras espécies de Sintra, em exposição
Data: 24.11.2011
Fonte: publico.pt

A coruja-das-torres, uma das aves de rapina nocturnas mais silenciosas, e o falcão-peregrino, o animal mais rápido de todo o mundo, marcam presença numa exposição de ilustração científica na Casa da Cultura de Mira-Sintra. Ao todo, estão expostas 40 obras de Fernando Correia, que retratou mais de 60 espécies de fauna e flora de Sintra.

Além da coruja-das-torres e do falcão-peregrino, que em voo picado atinge quase 300 quilómetros por hora e tem o estatuto de conservação vulnerável em Portugal, outras espécies de animais na exposição “Natureza de Sintra em Risco”, até 11 de Dezembro, são o pica-pau-malhado-grande, o peto-verde, o sacarrabos, o morcego-de-ferradura-pequena, a gaivota-de-patas-amarelas ou o vulgar pardal. Entre as plantas, encontram-se, por exemplo, desenhos da raiz-divina, do cravo-romano ou do cravo-de-sintra.

“O nome da exposição tem uma dualidade: a natureza que pode estar ameaçada, mas também o que foi riscado, desenhado”, diz o biólogo Fernando Correia, que coordena o curso de especialização em ilustração científica do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

Depois de 11 de Dezembro, a exposição, centrada no património natural relativo à biodiversidade de Sintra, torna-se itinerante pelo concelho, passando por escolas e outras instituições municipais. Alertar para a necessidade de proteger o património natural, uma vez que algumas espécies do concelho de Sintra são uma raridade a nível mundial, é um dos objectivos. Outro é apresentar a ilustração científica como uma ferramenta importante não só na comunicação da ciência, como na divulgação do conhecimento à sociedade em geral. A iniciativa é complementada com a edição de um livro, “Naturezas de Sintra em Risco – Risco de Seres de uma Natureza em Risco”, que será oferecido a quem o pedir à câmara municipal.

http://www.publico.pt/Local/ilustracoes-da-corujadastorres-entre-outras-especies-de-sintra-em-exposicao-1522360
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos