Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chapim-real a cantar a meio da noite

3 participantes

Ir para baixo

Chapim-real a cantar a meio da noite Empty Chapim-real a cantar a meio da noite

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 22, 2008 5:14 am

Esta madrugada ouvi um chapim-real a cantar intensamente às 4h15m em Castelo de Vide. Não havia ainda qualquer luz do dia (o crepúculo astronómico começa mais tarde), mas a presença de luz artificial pode ter induzido este comportamento, já que, segundo julgo saber, os chapins não cantam de noite.

Já no mês passado reportei um caso semelhante com rabirruivo-preto, também numa zona com iluminação artificial.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chapim-real a cantar a meio da noite Empty Re: Chapim-real a cantar a meio da noite

Mensagem por Francisco Barros Qua Abr 09, 2008 3:17 pm

Viva Gonçalo,

Rabirruivo-preto também já ouvi a cantar durante a noite, tal como referi no outro post, agora Chapim-real, não lembro de tal... É interessante.

O grau de iluminação da zona era muito intenso?
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Chapim-real a cantar a meio da noite Empty Re: Chapim-real a cantar a meio da noite

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 09, 2008 3:23 pm

Eu diria que era moderadamente intenso... Eu estava numa casa situada no centro urbano, o chapim estava a cantar nas imediações da vila, a uns 400 ou 500 metros do local onde me encontrava, pareceu-me que estava nuns jardins ou nuns olivais junto à estrada nacional, onde existem candeeiros de iluminação pública. Mas é difícil responder de forma objectiva à tua questão, já que eu não consegui determinar exactamente onde estava a ave...

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chapim-real a cantar a meio da noite Empty Re: Chapim-real a cantar a meio da noite

Mensagem por barrento Qua Abr 09, 2008 5:09 pm

Por falar em cantar à noite, li algures, mas não me lembro onde Sad sobre o facto de uma parte dos melros, nas cidades, se adaptarem à noite, para poderem partilhar o mesmo espaço, sem competirem com os diurnos. Eu próprio verifiquei durante os 15 anos que vivi em Lisboa, que os (alguns) melros estavam bem activos durante a noite/madrugada. Alguém sabe de algum estudo sobre isto? Espero que não seja off-topic...
Abraços
Eduardo Barrento
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Chapim-real a cantar a meio da noite Empty Re: Chapim-real a cantar a meio da noite

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos