Vanellus na Amadora
+3
Helder Vieira
jheitor
Gonçalo Elias
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Vanellus na Amadora
Hoje ia eu a circular no IC19 e ao passar em frente ao hospital Amadora-Sintra vejo um bando de uns 15 Vanellus a sobrevoar os terrenos em frente ao hospital, a baixa altitude.
Não sei se a espécie é frequente neste local (eu nunca tinha visto), por isso fica aqui a informação.
Não sei se a espécie é frequente neste local (eu nunca tinha visto), por isso fica aqui a informação.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Re: Vanellus na Amadora
sim Gonçalo andam por ali muita vez nos campos entre o cemitério de Queluz e o hospital Amadora Sintra.
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor- Número de Mensagens : 11723
Local : cacem
obrigado jheitor, só fiquei surpreendido porque é uma zona bastante urbanizada, aqui na zona de Loures não são muito frequentes, apesar de haver bastante habitat.
abraço
abraço
Gonçalo Elias escreveu:Hoje ia eu a circular no IC19 e ao passar em frente ao hospital Amadora-Sintra vejo um bando de uns 15 Vanellus a sobrevoar os terrenos em frente ao hospital, a baixa altitude.
Esta história é curiosa, faz-me lembrar a minha 1ª observação da espécie. Há cerca de 10-12 anos, em dezembro/janeiro, na saída da VCI (Porto) para a Boavista (sentido freixo-arrábida) esteve acampado um bando semelhante (10-15 ind) durante vários dias, naquela "terra de ninguém", tão tipica das nossas cidades.
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Olá Helder,
Tenho conhecimento que existem várias observações no Porto, precisamente no local que indicas (creio que já foram publicados diversos registos nos noticiários ornitológicos).
Mas nesta região a espécie é claramente rara em zonas urbanas. Em Lisboa, por exemplo, é muito raro (isto dentro dos limites da cidades) e o local que indiquei fica a menos de 5 km do limite da cidade, foi por isso que achei notável.
De qualquer forma, como o jheitor já referiu eles são regulares naquela área. Não deixa de ser interessante, dada a pequena distância à cidade.
Tenho conhecimento que existem várias observações no Porto, precisamente no local que indicas (creio que já foram publicados diversos registos nos noticiários ornitológicos).
Mas nesta região a espécie é claramente rara em zonas urbanas. Em Lisboa, por exemplo, é muito raro (isto dentro dos limites da cidades) e o local que indiquei fica a menos de 5 km do limite da cidade, foi por isso que achei notável.
De qualquer forma, como o jheitor já referiu eles são regulares naquela área. Não deixa de ser interessante, dada a pequena distância à cidade.
Olá
A semana passada também vi um abibe no Infantado, logo a seguir à rotunda , na direcção de São Julião, do lado direito, onde estão vacas. Andava misturado no meio das garças boeiras. Também já aí vi um guarda rios a atravessar a estrada mais à frente ao pé da ribeira.
Beatriz
A semana passada também vi um abibe no Infantado, logo a seguir à rotunda , na direcção de São Julião, do lado direito, onde estão vacas. Andava misturado no meio das garças boeiras. Também já aí vi um guarda rios a atravessar a estrada mais à frente ao pé da ribeira.
Beatriz
bginja- Número de Mensagens : 46
Local : Amadora
Lembro-me de ver Abibes nos baldios citadinos desde puto, em espaços abertos entre o betão. É umas das aves típicas "dos terrenos com minhocas".
Agora há é menos abibes... e minhocas.
Agora há é menos abibes... e minhocas.
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Há coisa de um mês vi três abibes em Camarate, perto do aeroporto. Não é zona por onde costume passar, logo não sei se são habituais por ali ou não.
Pedro Fernandes- Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Viva, andaram 9 aves no aeroporto da portela, bem dentro do limite
Pedro esses 3 pertenciam provavelmente ao bando
Cumps,
Rui
Pedro esses 3 pertenciam provavelmente ao bando
Cumps,
Rui
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283