Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na id... Gaivota

+2
pedro121
sérgio moreira
6 participantes

Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por sérgio moreira Qua Dez 28, 2011 5:14 pm

[img]Ajuda na id... Gaivota Dsc9919a [/img]
Póvoa de Varzim 17-12-2011
Unica foto desta ave Shocked !
sérgio moreira
sérgio moreira

Número de Mensagens : 121
Data de inscrição : 19/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por pedro121 Qui Dez 29, 2011 11:27 am

Parece-me uma Gaivota-de-patas-amarelas (novo nome precisa-se e não, argentea não é uma opção!!) pelo menos tudo encaixa bem, estavas a pensar que podia ser outra espécie?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 29, 2011 11:41 am

Já agora, o que tens contra o nome argêntea?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por sérgio moreira Qui Dez 29, 2011 11:58 am

Pois, por momento sonhei com uma argentatus... drunken
Obrigado.
sérgio moreira
sérgio moreira

Número de Mensagens : 121
Data de inscrição : 19/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por Flávio Oliveira Qui Dez 29, 2011 11:59 am

pedro121 escreveu:Parece-me uma Gaivota-de-patas-amarelas (novo nome precisa-se e não, argentea não é uma opção!!)

Já a batizei de Gaivota-d'asa-clara (por oposição à outra), mas a economia não é substancial... Smile
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 30, 2011 1:11 am

É bom recordar que "argêntea" é o nome pelo qual esta ave era conhecida antes do primeiro "split". As aves que cá ocorrem são exactamente as mesmas...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por RuiCaratao Sex Dez 30, 2011 4:12 am

Eu estou com o Pedro .....Gonçalo, é um nome que quanto a mim so traz confusão, dado que existem Larus argentatus, e estas sim, associo a Gaivotas-argênteas, não tenho nada contra serem prateadas, os próprios Holandeses, é o que lhe chamam, se traduzirmos (acho eu!!!???)
Quanto ás Larus michahellis, os espanhóis chamam-lhe Gaviotas patiamarillas, os Ingleses, yellow legged gull, porque não...continuarem a ser Gaivotas-de-patas-amarelas!!!!?

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 30, 2011 7:08 am

RuiCaratao escreveu:Quanto ás Larus michahellis, os espanhóis chamam-lhe Gaviotas patiamarillas, os Ingleses, yellow legged gull, porque não...continuarem a ser Gaivotas-de-patas-amarelas!!!!?

Rui, creio que estás a subverter a questão. Não se trata de "continuarem a ser Gaivotas-de-patas-amarelas" mas sim de "continuarem a ser Gaivotas-argênteas", que é o nome pelo qual sempre foram conhecidas em Portugal. Com efeito, o nome gaivota-argêntea já era usado cá antes de qualquer split, para descrever as nossas gaivotas nidificantes. Só quando uma alma peregina se lembrou de splitar as duas aves é que se colocou a questão de arranjar nomes para as duas espécies.

Ora, havendo lugar a split, faz sentido, em minha opinião, que o nome que era usado cá seja privilegiado para designar a espécie de cá e não a espécie alóctone (caso contrário, e pelo mesmo raciocínio a felosa-pálida deveria passar a ser felosa-opaca, porque pálida é a do sueste europeu).

Pessoalmente tenho preferência por nomes descritivos, que ajudem a "identificar" a ave, por assim dizer. Ou seja, por nomes que de alguma forma façam referência a uma característica que ajude a distinguir a ave. O epíteto "de-patas-amarelas" não ajuda a identificar a espécie, porque a L. fuscus também tem as patas amarelas. Seria como chamar-lhe "gaivota-de-bico-amarelo", não seria uma boa escolha porque a L. fuscus também tem o bico amarelo.

O que permite mais facilmente distinguir a L. michahellis no campo é a cor do manto que é... prateado e a melhor escolha a nível de nome será algo que saliente este aspecto.

Os ingleses adoptaram efectivamente o nome Yellow-legged Gull para distinguir a espécie da L. argentatus (que lá é mais comum). E escolheram esse nome por uma razão lógica: as L. argentatus têm patas rosadas e LÁ as patas amarelas ajudam a distinguir esta espécie das mais comuns.

Os espanhóis adoptaram a terminologia inglesa; porém, pelas razões que referi acima considero que é uma má opção porque induz em erro. Há outras opções.

Uma boa solução foi a que adoptaram os catalães:
Larus michahellis = Gavià argentat
Larus argentatus = Gavià argentat de potes roses
Ou seja, mantiveram o nome que já usavam antes do split e atribuíram um nome novo à espécie alóctone.

Outra solução foi adoptada em Itália:
Larus michahellis = gabbiano reale mediterraneo
Larus argentatus = gabbiano reale nordico
Neste caso adicionaram um descritivo a ambas as espécies.

Very Happy

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por Jlourenço Sex Dez 30, 2011 7:54 am

Olá,

Não sou muito versado em gaivotas, mas a argumentação do Gonçalo Elias convenceu-me.

Bom ano para todos.

Jlourenço

Número de Mensagens : 54
Data de inscrição : 06/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por RuiCaratao Sex Dez 30, 2011 8:09 am

Com efeito, o nome gaivota-argêntea já era usado cá antes de qualquer split, para descrever as nossas gaivotas nidificantes. Só quando uma alma peregina se lembrou de splitar as duas aves é que se colocou a questão de arranjar nomes para as duas espécies.

Tens razão, o split foi feito, mas a especie descrita em 1763 era Larus argentatus argentatutus, a nossa subspecie so foi descrita em 1840, como Larus argentatus michahellis, e por isso a primeira teve prioridade no restritivo especifico, podendo continuar a ser descrita como argentatus, e não o contrário.

Por esta ordem de ideias, e usando-se em Portugal o nome de Gaivota-argêntea anteriormente, porque se pensava que a nossa não seria mais do que uma subespecie da argentatus do norte, assim que o split foi feito o nome comum, tem quanto a mim lógica em ser mudado também.

O nome usado no passado, teria prioridade prara descrever a espécie do norte da Europa, e um novo nome para a nossa espécie.

Não percebo porque umas são melhores ou piores opções, existem fuscus nidificantes e invernantes no Reino Unido, e o problema, da confusão entre cores de patas é tão real lá como em Espanha ou em Portugal. Na maioria das gaivotas brancas grandes, não há uma caracteristica única que as diferencie e sim um conjunto delas, e por isso é dificil arranjar nomes comuns que permitam fazer a distinção, a não ser que se começe ausar os alelos no nome Very Happy

cumps,
Rui



RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por pedro121 Sex Dez 30, 2011 8:13 am

RuiCaratao escreveu: porque não...continuarem a ser Gaivotas-de-patas-amarelas!!!!?

Porque é demasiado comprido, eu tenho um problema com nomes extensos para as espécies mais comuns, regra geral as espécies comuns tem nomes curtos, nas gaivotas do género Larus passa-se o contrario as raridades tem nomes curtos e as espécies mais comuns tem nomes longos...

O meu problema com argêntea é o mesmo do Rui, faz confusão com argentatus e com Gaivota prateada, a solução de ficar argêntea e a argentatus ficar argêntea de patas rosadas faz sentido, mas faz mais ainda se ficar prateada e a argentatus ficar prateada-de-patas-rosadas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 30, 2011 8:20 am

pedro121 escreveu:O meu problema com argêntea é o mesmo do Rui, faz confusão com argentatus e com Gaivota prateada, a solução de ficar argêntea e a argentatus ficar argêntea de patas rosadas faz sentido, mas faz mais ainda se ficar prateada e a argentatus ficar prateada-de-patas-rosadas.

Excelente, por Toutatis! Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por RuiCaratao Sex Dez 30, 2011 8:26 am

E chamas às Larus argentatus argentatus, com patas amarelas na escandinávia, o quê??? Laughing

Mas tambem parece ser o que mais faz sentido, Pedro!!! tudo menos argêntea.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por pedro121 Sex Dez 30, 2011 8:27 am

RuiCaratao escreveu:E chamas às Larus argentatus argentatus, com patas amarelas na escandinávia, o quê??? Laughing
i

Dor de cabeça!!! Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por RuiCaratao Sex Dez 30, 2011 8:29 am

Toma 2 Panasorbes que isso passa!!!!!! Wink
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 30, 2011 8:38 am

RuiCaratao escreveu:E chamas às Larus argentatus argentatus, com patas amarelas na escandinávia, o quê??? Laughing

Vamos lá com calma! Não é preciso arranjar já nomes para as subespécies todas. Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por RuiCaratao Sex Dez 30, 2011 9:19 am

Gaivota-prateada-de-patas-rosadas-e-ocasionalmente-amarelas ...que vos parece ??? Laughing
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 30, 2011 9:38 am

lol!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por sérgio moreira Sex Dez 30, 2011 10:27 am

As minhas gaivotas dão sempre confusão! Neste caso trata-se de uma Gaivota-prateada-de-patas-escondidas lol!
sérgio moreira
sérgio moreira

Número de Mensagens : 121
Data de inscrição : 19/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por RuiCaratao Sex Dez 30, 2011 11:08 am

Hummmm...parece-me ver um pouco de amarelo debaixo de água What a Face
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na id... Gaivota Empty Re: Ajuda na id... Gaivota

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos