Abibe - (Vanellus vanellus)
+6
Lemuel Silva
Luscinia Megarhynchos
JDGS
jheitor
lameiras
José Frade
10 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Galeria
Página 1 de 1
Re: Abibe - (Vanellus vanellus)
espetaculo
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor- Número de Mensagens : 11723
Local : cacem
Ho Ho que dupla.
Magistral
É uma petinha dos prados não é!
Abraço Luscinia
Magistral
Abraço Luscinia
Luscinia Megarhynchos- Número de Mensagens : 1446
Local : Peraboa-Covilha
Exacto. Também quis ficar na foto.Luscinia Megarhynchos escreveu:Ho Ho que dupla.
Magistral
Abraço Luscinia
Abraço
Frade
Gostei do 2 em um. Muito fixes
Lemuel Silva- Número de Mensagens : 880
Local : Porto
Excelente ambas!! Ainda não as vi por cá este ano
Já agora um breve comentário os abibes devem ser das aves que mais nomes comuns têm às vezes de aldeia para aldeia vizinha a designação porque são conhecidas muda Só alguns exemplos para além de abibe:
Pavoncino, galispo, choringa, pentes, pendres, ave fria, aboinha das neves, estas conhecia eu mas na Wikipedia tem mais estas todas: abecoinha, abecuinha, abescoinha, abesconinha, abescuinha, abetoninha, abibe, abitoninha, águas-neves, avecoinha, avecuinha, ave-fria, aventoinha, avetoninha, bibe, bimbo, bisbis, coinha, coninha, cuinha, galeirão, galispo, matoninha, pavoncino, pendre e ventoinha
Se souberem mais acrescentem
Já agora um breve comentário os abibes devem ser das aves que mais nomes comuns têm às vezes de aldeia para aldeia vizinha a designação porque são conhecidas muda Só alguns exemplos para além de abibe:
Pavoncino, galispo, choringa, pentes, pendres, ave fria, aboinha das neves, estas conhecia eu mas na Wikipedia tem mais estas todas: abecoinha, abecuinha, abescoinha, abesconinha, abescuinha, abetoninha, abibe, abitoninha, águas-neves, avecoinha, avecuinha, ave-fria, aventoinha, avetoninha, bibe, bimbo, bisbis, coinha, coninha, cuinha, galeirão, galispo, matoninha, pavoncino, pendre e ventoinha
Se souberem mais acrescentem
alcedo- Número de Mensagens : 2232
Local : Póvoa de Varzim
Aqui sempre ouvi chamarem-lhe Galispo
Lemuel Silva- Número de Mensagens : 880
Local : Porto
Bem Hajas José
Ave Fria Presente
Essas da wikipédia parecem me exagero
Bem hajas alcedo pois os meus pais dizem que neste tempo vêm as aves frias e eu ás aranhas porque não fazia ideia que eram estes artistas.
Já agora a título de curiosidade descobri ontem que aqui ás codornizes chamam lhe as Trinta Raízes devido ao canto . Já há uns valentes meses que esta me andava a moer a cachola hehe.
Abraço Luscinia
Ave Fria Presente
Essas da wikipédia parecem me exagero
Bem hajas alcedo pois os meus pais dizem que neste tempo vêm as aves frias e eu ás aranhas porque não fazia ideia que eram estes artistas.
Já agora a título de curiosidade descobri ontem que aqui ás codornizes chamam lhe as Trinta Raízes devido ao canto . Já há uns valentes meses que esta me andava a moer a cachola hehe.
Abraço Luscinia
Seria interessante fazer a recolha dos nomes locais para as espécies de, aves muitas vezes reflectem particularidades de comportamento e outros aspectos que ajudam a conhecer melhor as aves. Aqui na Póvoa os nomes das limicolas inventariados nos anos 60 por um naturalista local reflectem muito do comportamento ou da relação do homem com as aves.
alcedo- Número de Mensagens : 2232
Local : Póvoa de Varzim
Grandes fotos.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Boa noite,
essa recolha de nomes comuns regionais está já feita na seguinte obra, e quem tiver curiosidade poderá consultar que decerto irá gostar:
Costa, H., A. Araújo, J. C. farinha, M. P. Poças & A. M. Machado 2000. Nomes portugueses das aves do Paleárctico Ocidental. Assírio & Alvim, 181 pp.
Só do Vanellus são apresentados 64 nomes, incluindo todos os acima referidos, mas todas as espécies de Portugal Continental estão incluídas.
Boas observações,
Rafael
P.S.: Julgo que o trinta-raízes é o trigueirão, justamente por causa do canto: "tem-tem-tem-tanta-raiiiiízz"
essa recolha de nomes comuns regionais está já feita na seguinte obra, e quem tiver curiosidade poderá consultar que decerto irá gostar:
Costa, H., A. Araújo, J. C. farinha, M. P. Poças & A. M. Machado 2000. Nomes portugueses das aves do Paleárctico Ocidental. Assírio & Alvim, 181 pp.
Só do Vanellus são apresentados 64 nomes, incluindo todos os acima referidos, mas todas as espécies de Portugal Continental estão incluídas.
Boas observações,
Rafael
P.S.: Julgo que o trinta-raízes é o trigueirão, justamente por causa do canto: "tem-tem-tem-tanta-raiiiiízz"
Rafael Matias escreveu:P.S.: Julgo que o trinta-raízes é o trigueirão, justamente por causa do canto: "tem-tem-tem-tanta-raiiiiízz"
Realmente tem sentido sim senhor.
Mas quando coloquei o som da Codorniz disseram logo que é o canto da trinta raízes!
Mas nisso eu não posso dizer que está certo ou errado!
Abraço Luscinia
P.S alguem sabe onde se encontra á venda (ou consultar) o livro que o Rafael referiu.
Obrigado
Olá Luscinia,
é possível que seja também usado para a codorniz. Por que não? Os nomes regionais são imensos e qualquer recolha nunca poderá reunir 100% dos nomes existentes, é mais uma aproximação. O livro pode ser comprado nas grandes livrarias, mas como já tem uns anos já não é tão fácil de encontrar agora. Na Loja de História Natural (não sei se está correcto o nome), junto ao Museu de Hist Natural de Lisboa, encontras de certeza, mas na zona da serra não te sei aconselhar...
Abraço,
Rafael
é possível que seja também usado para a codorniz. Por que não? Os nomes regionais são imensos e qualquer recolha nunca poderá reunir 100% dos nomes existentes, é mais uma aproximação. O livro pode ser comprado nas grandes livrarias, mas como já tem uns anos já não é tão fácil de encontrar agora. Na Loja de História Natural (não sei se está correcto o nome), junto ao Museu de Hist Natural de Lisboa, encontras de certeza, mas na zona da serra não te sei aconselhar...
Abraço,
Rafael
Bem Hajas Rafael.
Muito agradecido pela tua ajuda
Abraço Luscinia
Muito agradecido pela tua ajuda
Abraço Luscinia
Excelentes