Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mergulhão-pequeno já com veste estival

2 participantes

Ir para baixo

Mergulhão-pequeno já com veste estival Empty Mergulhão-pequeno já com veste estival

Mensagem por Lemuel Silva Sáb Jan 14, 2012 3:37 pm

Hoje no Parque da Cidade do Porto encontrei um Mergulhão-pequeno morto, na margem de um lago. Achei curioso o facto de já se encontrar com a plumagem estival, pensei que fizessem só essa transicção mais à frente. Alguêm sabe dizer alguma coisa sobre isso? Eu fotografei a ave. Mal possa publico neste tópico as fotografias da mesma para voçês verem também.

Abraço.
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-pequeno já com veste estival Empty Re: Mergulhão-pequeno já com veste estival

Mensagem por Lemuel Silva Dom Jan 15, 2012 4:21 pm

Aqui ficam as fotografias então. É normal já apresentarem veste estival nesta altura? Deve ser, mas não deixa de ser curioso, pensava que ainda fosse cedo Smile

Mergulhão-pequeno já com veste estival Mergulhobaixa

Mergulhão-pequeno já com veste estival Mergulho1baixa

Mergulhão-pequeno já com veste estival Mergulho2baixa
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-pequeno já com veste estival Empty Re: Mergulhão-pequeno já com veste estival

Mensagem por Lemuel Silva Dom Jan 15, 2012 4:25 pm

Outra coisa, já repararam que a ave morreu com os olhos abertos? Não deixa de ser estranho, acho que é indicador do tipo de morte que teve. Pela minha experiência, quando as aves estão doentes fecham os olhos e escondem a cabeça, morrendo sempre com olhos fechados. Mas esta ave morta de olhos abertos é estranho, não sei, acham que quer dizer alguma coisa?
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-pequeno já com veste estival Empty Re: Mergulhão-pequeno já com veste estival

Mensagem por Lemuel Silva Seg Jan 16, 2012 8:20 am

Então? Ninguêm diz nada? Estou espantado Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-pequeno já com veste estival Empty Re: Mergulhão-pequeno já com veste estival

Mensagem por scirpaceus Seg Jan 16, 2012 11:13 am

Tenho juntado ao longo de quase 20 anos os cadáveres de aves que encontro mortas. Muitas delas são alvo à posteriori de necrópsia para tentar descobrir as causas da morte. Estive durante a tarde a verificar os indivíduos que tenho congelados e só os que encontrei mortos por atropelamento é não estão nessa posição, por motivos óbvios (alguns não passam do formato "bolacha"). Das aves que vi morrer de hipotermia ou outra causa, apesar de muitas vezes estarem numa posição tipo"bola" de penas eriçadas e com olhos fechados, na altura da morte, durante as convulsões adquirem uma posição "esticada" e mostram-se de olhos abertos. Para mim essa é uma posição normal para uma ave encontrada morta, sem que a causa não tenha sido tiro ou atropelamento.

Em relação à plumagem, os adultos mudam as penas todas num período considerado entre finais de Agosto e Novembro. Os juvenis efectuam uma muda parcial que inclui cabeça, corpo e cauda num período que vai de Julho a Dezembro. Tanto os juvenis como os adultos podem efectuar uma muda parcial pré-nidificação à cabeça, corpo, cauda e algumas terciárias. Portanto penas em relativo bom estado nesta altura do ano e com aspecto de plumagem nupcial. Se assim não fosse nesta altura do ano, morriam solteiros.

Cumprimentos

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-pequeno já com veste estival Empty Re: Mergulhão-pequeno já com veste estival

Mensagem por Lemuel Silva Ter Jan 17, 2012 12:03 pm

scirpaceus escreveu:Tenho juntado ao longo de quase 20 anos os cadáveres de aves que encontro mortas. Muitas delas são alvo à posteriori de necrópsia para tentar descobrir as causas da morte. Estive durante a tarde a verificar os indivíduos que tenho congelados e só os que encontrei mortos por atropelamento é não estão nessa posição, por motivos óbvios (alguns não passam do formato "bolacha"). Das aves que vi morrer de hipotermia ou outra causa, apesar de muitas vezes estarem numa posição tipo"bola" de penas eriçadas e com olhos fechados, na altura da morte, durante as convulsões adquirem uma posição "esticada" e mostram-se de olhos abertos. Para mim essa é uma posição normal para uma ave encontrada morta, sem que a causa não tenha sido tiro ou atropelamento.

Em relação à plumagem, os adultos mudam as penas todas num período considerado entre finais de Agosto e Novembro. Os juvenis efectuam uma muda parcial que inclui cabeça, corpo e cauda num período que vai de Julho a Dezembro. Tanto os juvenis como os adultos podem efectuar uma muda parcial pré-nidificação à cabeça, corpo, cauda e algumas terciárias. Portanto penas em relativo bom estado nesta altura do ano e com aspecto de plumagem nupcial. Se assim não fosse nesta altura do ano, morriam solteiros.

Cumprimentos

Paulo Tenreiro

Ok Paulo, como ainda muitas aves não apresentam plumagem estival nesta altura estranhei mesmo muito. Obrigado Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-pequeno já com veste estival Empty Re: Mergulhão-pequeno já com veste estival

Mensagem por scirpaceus Ter Jan 17, 2012 12:41 pm

A plumagem estival está lá. Por vezes só se torna visível quando as penas atingem um certo desgaste como por exemplo nos machos de Emberiza schoeniclus, em que a cabeça "ganha" a cor preta quando as penas da cabeça atingem entre 1/4 ou 1/3 de desgaste.

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-pequeno já com veste estival Empty Re: Mergulhão-pequeno já com veste estival

Mensagem por Lemuel Silva Sáb Jan 21, 2012 9:38 am

scirpaceus escreveu:A plumagem estival está lá. Por vezes só se torna visível quando as penas atingem um certo desgaste como por exemplo nos machos de Emberiza schoeniclus, em que a cabeça "ganha" a cor preta quando as penas da cabeça atingem entre 1/4 ou 1/3 de desgaste.

Paulo

Paulo, muito obrigado pela informação disponibilizada Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mergulhão-pequeno já com veste estival Empty Re: Mergulhão-pequeno já com veste estival

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos