Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.

5 participantes

Ir para baixo

Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire. Empty Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.

Mensagem por kasko Sex Jan 20, 2012 5:27 am


Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.
kasko
kasko

Número de Mensagens : 105
Local : Litoral Centro
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire. Empty Re: Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.

Mensagem por Rafael Matias Sex Jan 20, 2012 8:03 am

Twitching no UK no seu melhor. Que eu saiba neste ainda não houve pancadaria como no do Botaurus lentiginosus de 2010 Surprised Alguém sabe alguma coisa de um suposto híbrido de P.domesticus x hispaniolensis que andaria na área?

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire. Empty Re: Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.

Mensagem por pedro121 Sex Jan 20, 2012 10:30 am

Rafael Matias escreveu:Twitching no UK no seu melhor. Que eu saiba neste ainda não houve pancadaria como no do Botaurus lentiginosus de 2010 Surprised Alguém sabe alguma coisa de um suposto híbrido de P.domesticus x hispaniolensis que andaria na área?

Sim, aparentemente é igual a um pardal comum mas com bochechas brancas e mais marcado nos flancos, se vires o tópico do birdforum tens fotos, o interesse é que não é de todo igual a um Passer italiae, parece muito mais próximo de um pardal comum, o que levantou algumas questões no Birdforum.

Eu penso que não chegou a haver pancadaria no Abetouro, mas as duas situações são bastante diferentes, o pardal é fácil de ver e já lá está á algum tempo e provavelmente não se pira tão cedo, o Abetouro… Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire. Empty Re: Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.

Mensagem por Simon Wates Sex Jan 20, 2012 1:46 pm

Eu emigrei de Inglaterra um par de anos antes de que estas coisas acontecerem - menos mal! Lembro os dias de que o centro das comunicações era o famosa telefone antigo Nancy's Cafe em Cley Norfolk - e ali existia um log book cheio de notas e desenhos muito interessantes.

Espero sinceramente que estas cenários não vai ocorrer aqui em Portugal - pois acho umas quantas divertido, mas para mim tira tudo a prazer de encontrar ou partilhar uma raridade.

Pelo outra lado podia ser bom a nível de conservação uma vez que precisamos tudo o apoio possível - mas para mim não é a minha chávena de chá

Para quem tem tempo einteresse na história de Nancy's este link leva a muito informação - ai...those were the days!

http://www.birdforum.net/showthread.php?t=186246&highlight=Nancy%27s+Cafe[i]
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire. Empty Re: Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.

Mensagem por Rafael Matias Sex Jan 20, 2012 2:28 pm

Bem, também não é propriamente a minha chávena de chá...
Mas sim, o Botaurus deu direito a algumas cenas que ficaram famosas, o belo do chapadão valente, pelo que me contaram, no acesso a um dos observatórios (o único de onde se via o bicho)... Very Happy Houve gente a perder a calma...
O twitch em Inglaterra tem outras facetas interessantes. Deixo aqui uma descrição do que aconteceu a um amigo meu num sítio onde tenho observado bichesa interessante, Church Cove, na península de Lizard: http://piratebirding.blogspot.com/
Achei graça à história... Smile

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire. Empty Re: Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.

Mensagem por Rafael Matias Sex Jan 20, 2012 2:50 pm

pedro121 escreveu: o interesse é que não é de todo igual a um Passer italiae, parece muito mais próximo de um pardal comum, o que levantou algumas questões no Birdforum.
Cheguei a ver várias vezes pardais que seriam hibridos entre as duas espécies na zona da serra de S. Mamede, perto de Alpalhão se bem me lembro (acho que o Gonçalo Elias também chegou a ver nessa zona? Confimas?) e não pareciam P. italiae, tinham mais indicios de P. domesticus do que um P. italiae teria (cinzento na cabeça por ex).

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire. Empty Re: Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 20, 2012 4:05 pm

Rafael Matias escreveu:
Cheguei a ver várias vezes pardais que seriam hibridos entre as duas espécies na zona da serra de S. Mamede, perto de Alpalhão se bem me lembro (acho que o Gonçalo Elias também chegou a ver nessa zona? Confimas?) e não pareciam P. italiae, tinham mais indicios de P. domesticus do que um P. italiae teria (cinzento na cabeça por ex).

Não foi em S. Mamede mas sim em Alcaria Ruiva, Mértola - inclusivamente anilhei um ou dois que apresentavam todas as características de híbridos. Isto já nos idos de 1994, creio.

Tenho fotos desses bichos, mas em slide - vou ver se consigo digitalizar e colocarei no Forum.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire. Empty Re: Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.

Mensagem por pedro121 Sáb Jan 21, 2012 2:35 am

Rafael Matias escreveu:Bem, também não é propriamente a minha chávena de chá...
Mas sim, o Botaurus deu direito a algumas cenas que ficaram famosas, o belo do chapadão valente, pelo que me contaram, no acesso a um dos observatórios (o único de onde se via o bicho)... Very Happy Houve gente a perder a calma...

Ok, já vi, eu acompanhei a situação, mas só enquanto a ave estava na localização original e toda a polémica do flush, quando a ave foi relocalizada numa reserva e se deu a cena no observatorio já não estava a ligar.

http://www.birdforum.net/showthread.php?t=184525&page=11


O Abetouro foi polémico, mas o ano passado houve grandes twitchings como o da Rola oriental que correram exemplarmente, depende muito da ave e das condições de acesso, quanto mais rara for e difícil de ver, mais provável é de haver problemas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire. Empty Re: Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jan 21, 2012 7:01 am

pedro121 escreveu:o ano passado houve grandes twitchings como o da Rola oriental que correram exemplarmente

Se é o caso que eu estou a pensar, o dono da casa fartou-se de facturar, mas só o primeiro grupo é que viu a ave Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire. Empty Re: Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.

Mensagem por pedro121 Sáb Jan 21, 2012 7:49 am

Gonçalo Elias escreveu:
Se é o caso que eu estou a pensar, o dono da casa fartou-se de facturar, mas só o primeiro grupo é que viu a ave Very Happy

Não, a ave esteve lá entre Fevereiro e Abril e foi vista basicamente por toda a gente, mas as melhores vistas foram efectivamente obtidas a partir da cozinha da pessoa que a descobriu, mas mesmo assim, abrir a casa para centenas de pessoas ao longo de semana poderem ir á cozinha ver uma rola.... não era eu.

http://www.birdforum.net/showthread.php?t=191431
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire. Empty Re: Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.

Mensagem por Rafael Matias Sáb Jan 21, 2012 8:59 am

Pois, não se deseja a ninguém... Mas sim, toda agente viu bem, embora ver um bicho desses num jardim urbano, enfim... longe do ideal, digo eu.
O dinheiro se não me engano reverteu a favor da Birdlife Malta.

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire. Empty Re: Notícia, de hoje, do The Guardian sobre grande ajuntamento de observadores para ver pardal-espanhol em Hampshire.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos