Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Paúl da Pedreira, nos Açores, apontado como local privilegiado para observação de aves

Ir para baixo

Paúl da Pedreira, nos Açores, apontado como local privilegiado para observação de aves Empty Paúl da Pedreira, nos Açores, apontado como local privilegiado para observação de aves

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 23, 2012 9:27 am

Paúl da Pedreira, nos Açores, apontado como local privilegiado para observação de aves
Data: 23 de Janeiro de 2011
Fonte: Lusa / RTP

O Paúl da Pedreira, na Praia da Vitória, Açores, considerado um local privilegiado para a observação de aves, vai sofrer obras de requalificação para promover o aproveitamento turístico desta atividade, que movimenta milhares de pessoas em todo o mundo.

"O turismo de observação de aves (birdwatching) está a ter grande desenvolvimento a nível mundial, por isso queremos que os turistas desta área nos procurem com mais frequência", afirmou Paulo Messias, vereador da Câmara da Praia da Vitória.

O concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, possui três zonas húmidas com potencialidades para a prática do 'birdwatching', tendo o Paúl da Pedreira sido já referenciado em revistas da especialidade.

Apesar de não existirem estatísticas oficiais sobre o número de visitantes, é frequente encontrar estrangeiros a observar aves naquele local, onde é possível encontrar várias espécies provenientes dos continentes americano e europeu.

O Paúl da Pedreira nasceu da intervenção humana para extração de pedra no âmbito da construção do Porto Comercial da Praia da Vitória, iniciada em 1983.

Esta zona húmida está localizada junto ao Parque de Combustíveis da Praia da Vitória, na zona industrial da cidade, frisando o vereador Paulo Messias que "tem de haver coexistência entre os dois espaços".

Para atrair mais turistas, a autarquia vai aproveitar as antigas infraestruturas de apoio à construção do parque de combustíveis para criar um Centro de Educação Ambiental e dois observatórios de aves, estando ainda prevista a construção de um terceiro observatório noutra zona.

A Câmara da Praia da Vitória vai ainda limitar o acesso de viaturas ao local e limpá-lo, uma vez que durante muito tempo os habitantes depositaram lixo no paúl.

A 02 de fevereiro, a autarquia vai realizar um seminário sobre zonas húmidas, onde estarão em destaque as potencialidades do 'birdwatching' no concelho e será apresentada a candidatura do Paul da Pedreira a zona protegida pela Convenção de RAMSAR.

http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?article=24892&visual=3&layout=10&tm=10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos