Anthus campestris...
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Anthus campestris...
Henk, como tem estado a correr as chegadas desta espécie? Há já muitos registos?
Ainda hoje andei pela Serra dos Candeeiros, em zona de nidificação delas, e nada...
Em anos anteriores, creio (não me está a apetecer ir confirmar... ) que tenho registos do início de Abril para esta região...
Ainda hoje andei pela Serra dos Candeeiros, em zona de nidificação delas, e nada...
Em anos anteriores, creio (não me está a apetecer ir confirmar... ) que tenho registos do início de Abril para esta região...
Re: Anthus campestris...
Hoje vi uma no espichel, conforme já referi no tópico "ventos de leste"
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Tive a primeira petinha-dos-campo no dia 11 de março (registo de G. Schreider), na Ponta de Atalaia, Vila do Bispo.
Também em 2007 tive um primeiro registo meados de março: dia 17, em Castro Verde, com outro registo na Vila do Bispo no dia 26 de março.
Seno nidificador escasso, serão sobretudo observações de migradores a chegar ao Chegadas (trocadilho ocasional), por isso não é de esperar grandes números. Mas são seguramente bem vindos!
Um abraço,
Henk
PS, tem "chouvido" registos no Chegadas nos últimos dias e não falta muito para chegarmos aos 600!
Também em 2007 tive um primeiro registo meados de março: dia 17, em Castro Verde, com outro registo na Vila do Bispo no dia 26 de março.
Seno nidificador escasso, serão sobretudo observações de migradores a chegar ao Chegadas (trocadilho ocasional), por isso não é de esperar grandes números. Mas são seguramente bem vindos!
Um abraço,
Henk
PS, tem "chouvido" registos no Chegadas nos últimos dias e não falta muito para chegarmos aos 600!
Henk Feith- Número de Mensagens : 484
Boas,
Tive hoje (18.04.08 ) o meu 1º contacto com Anthus campestris. E estas veem para nidificar.
Local: Planalto da Mendiga
Freguesia: Mendiga
Concelho: Porto de Mós
Tive hoje (18.04.08 ) o meu 1º contacto com Anthus campestris. E estas veem para nidificar.
Local: Planalto da Mendiga
Freguesia: Mendiga
Concelho: Porto de Mós
Parece que esta espécie já se está a compor no PNSAC.
Hoje (11-05-08 ), observei 5 exemplares em 4 locais diferentes:
- Cumeada da Serra dos Candeeiros, Alcobertas, Rio Maior
- Planalto da Mendiga, Valverde, Santarém
- Planalto da Mendiga, Mendiga, Porto de Mós
- Planalto de Serro Ventoso, Serro Ventoso, Porto de Mós
Nota: Um dos exemplares, mesmo com as condições atmosféricas menos propícias, já andava a cantar em voo.
Hoje (11-05-08 ), observei 5 exemplares em 4 locais diferentes:
- Cumeada da Serra dos Candeeiros, Alcobertas, Rio Maior
- Planalto da Mendiga, Valverde, Santarém
- Planalto da Mendiga, Mendiga, Porto de Mós
- Planalto de Serro Ventoso, Serro Ventoso, Porto de Mós
Nota: Um dos exemplares, mesmo com as condições atmosféricas menos propícias, já andava a cantar em voo.