Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abutre-preto voará em liberdade ao fim de 3 anos e meio de recuperação.

Ir para baixo

Abutre-preto voará em liberdade ao fim de 3 anos e meio de recuperação. Empty Abutre-preto voará em liberdade ao fim de 3 anos e meio de recuperação.

Mensagem por Carlos Vilhena Dom Fev 05, 2012 2:46 pm

Abutre-preto voará em liberdade ao fim de 3 anos e meio de recuperação.

Data:01.02.2012

Fonte:www.noticiasdevilareal.com/


Esta sexta-feira, dia 3 de Fevereiro, chegarão ao fim os dias de cativeiro para um exemplar da maior ave planadora que cruza os céus de Portugal.
Este indivíduo que foi encontrado em Macedo de Cavaleiros em Agosto de 2008 subnutrido e desidratado, não foi propriamente feliz durante a sua recuperação, tendo-se envolvido em episódios caricatos sempre que se preparava o seu regresso à Natureza.

Assim após 3 anos de cativeiro nas instalações do Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da UTAD, foi finalmente transferido para o CERAS em Castelo Branco, de modo a completar o seu treino, faltava averiguar qual seria a sua reacção perante indivíduos da mesma espécie e a resposta foi muito satisfatória. Esta oportunidade apenas é possível devido à boa interacção entre os Centros de Recuperação que constituem a Rede Nacional de Centros de Recuperação de Fauna Selvagem, coordenada pelo ICNB. Será agora seguido durante os próximos meses na Natureza através de um emissor que será colocado pelos técnicos do CERAS.

A libertação ocorrerá junto ao alimentador para abutres que existe no Rosmaninhal, Castelo Branco, em pleno Tejo Internacional. Sendo uma hipótese única de observação de tão imponente animal, relativamente perto, esta acção está aberta ao público que se queira deslocar ao local. A concentração será feita na Aldeia das Cegonhas, Rosmaninhal, Castelo Branco pelas 11 horas da manhã do dia 03.

O abutre-preto é uma espécie considerada rara em Portugal, sendo que a ocorrência de nidificação no nosso país foi reatada apenas muito recentemente. Com uma envergadura de asas de quase três metros e a sua plumagem negra, destaca-se dos outros abutres quando voa a baixa altitude.


http://www.noticiasdevilareal.com/noticias/index.php?action=getDetalhe&id=12442

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos