ajuda ID
+2
ribeiroa
JDGS
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
ajuda ID
Boas....
Hoje vi duas aves que não consegui identificar, pois estavam longe e vi-as por breves momentos!!!
Era pouco maior que um melro, cor esverdeada e o chamamento era qualquer coisa como isto: "crrrrrrrrrrrr".... A primeira hipótese que coloquei foi de se tratar de Picus viridis , mas eu nunca os ouvi a fazer este tipo de chamamento.....
Hoje vi duas aves que não consegui identificar, pois estavam longe e vi-as por breves momentos!!!
Era pouco maior que um melro, cor esverdeada e o chamamento era qualquer coisa como isto: "crrrrrrrrrrrr".... A primeira hipótese que coloquei foi de se tratar de Picus viridis , mas eu nunca os ouvi a fazer este tipo de chamamento.....
Re: ajuda ID
Tordoveia?
ribeiroa- Número de Mensagens : 243
Local : Barreiro
Não me parece que seja estorninho (a cor não condiz)....Tordoveia, acho que é pouco provável porque a espécie deve ser rara no litoral norte???!!! Penso que era um pouco mais esverdeado do que a tordoveia
Seria um melro-metálico?
Lamprotornis sp.
http://www.google.pt/search?q=lamprotornis&hl=pt-PT&prmd=imvns&source=lnms&tbm=isch&ei=NG8xT4_UPI6n8QPJ5qD6Bg&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=2&ved=0CBQQ_AUoAQ&biw=1440&bih=742
Lamprotornis sp.
http://www.google.pt/search?q=lamprotornis&hl=pt-PT&prmd=imvns&source=lnms&tbm=isch&ei=NG8xT4_UPI6n8QPJ5qD6Bg&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=2&ved=0CBQQ_AUoAQ&biw=1440&bih=742
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Viste ao longe?
Às tantas era um Pica-pau-verde e ouviste uma carriça lá perto, a implicar com a tua presença.
Não há tordoveias no Litoral Norte porquê?
"Crrrrrrrr" é do mais tordoveiesco que há!
A que horas foi e que sob luz?
Às tantas era um Pica-pau-verde e ouviste uma carriça lá perto, a implicar com a tua presença.
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Mas o que viste era verde ou esverdeado? O S. vulgaris poderá ter uma cor esverdeada consoante a cor. O mesmo para a sugestão do Gonçalo!
Tenho a certeza de que o barulho que ouvi nao era uma carriça (conheço bem os sons da carriça)!!! Foi mais ou menos ao 12.30! Eu não disse que não existiam no Litoral Norte, tinha era a ideia que eram escassas. Mas talvez a tordoveia seja a opção mais correta.Viste ao longe?
Também nao...O verde era tipo o de uma petinha-dos-prados, mas a ave era mt maior do que uma petinha...Nao era toda verde....Seria um melro-metálico?
Lamprotornis sp.Mas o que viste era verde ou esverdeado?
O S. vulgaris poderá ter uma cor esverdeada consoante a cor. O mesmo para a sugestão do Gonçalo!
JDGS escreveu:
O verde era tipo o de uma petinha-dos-prados, mas a ave era mt maior do que uma petinha...Nao era toda verde....
Já sei. Viste uma tordoveia!
O chamamento descreve perfeitamente o de uma tordoveia, é muito característico e muitas vezes é a primeira coisa que denuncia a presença da espécie. A cor "verde" tipo Anthus pratensis bate 100% certo. Claro que há tordoveias no litoral norte, no inverno estão por todo o lado (podem é não ser comuns em todo o lado). Por mim é uma tordoveia
Penso que um estorninho ou um Lamprotornis iriam ser descritos como pretos ou como com cor metálica...
Penso que um estorninho ou um Lamprotornis iriam ser descritos como pretos ou como com cor metálica...
Obrigado pela vossa ajuda.....Só mais uma coisa, é possível elas ainda andarem por aqui durante mais uns dias? Queria tentar tirar fotos
É bem possível que andem agora nos preliminares da nidificação ou mais adiantadas.
Se estiverem ainda a fixar-se no território, se exagerares, podes acabar por expulsa-las para zonas menos favoráveis.
Se estiverem ainda a fixar-se no território, se exagerares, podes acabar por expulsa-las para zonas menos favoráveis.
Ok....Entao para já se andarem por aqui vou deixa-las em paz!!! Pode ser que mais tarde tenha oportunidade de tirar umas fotos