Franga-de-agua-grande na Poça da Amoreira
+10
Araújo da Silva
José Frade
Helder Vieira
RuiCaratao
Simon Wates
jheitor
Flávio Oliveira
Paulo Lemos
thysvalkenburg
pedro121
14 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Franga-de-agua-grande na Poça da Amoreira
Sim, vi-a à hora de almoço era 12.15h. mostrou-se durante uns 10min. depois ela escondeu-se e eu fui almoçar:)
Já agora, tu viste os Ibises junto á vacaria? ou na poça pequena, os que eu vi estavam na poça pequena, o sitio está também com excelente aspecto para porzana.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
É o que se chama de almoço de barriguinha cheia
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
Havia ibis nas 2 poças, um grupo com 13 na pequena e os restantes na grande. Tb vi a Casmerodius na grande.
Sim, o sitio está excelente o nível de água está convidativo para o pé de porzanas. E o local está a fervilhar de insectos voadores e consequentemente insectivoras. Bandos de delichons, rusticas e riparias. Muitas motacillas albas e phylloscopus.
Até soube melhor o almoço:).
Sim, o sitio está excelente o nível de água está convidativo para o pé de porzanas. E o local está a fervilhar de insectos voadores e consequentemente insectivoras. Bandos de delichons, rusticas e riparias. Muitas motacillas albas e phylloscopus.
Até soube melhor o almoço:).
Tenho que calçar os botins....
Tens é de arranjar um abrigo como o do Vitor Maia....Pedro, o amanhecer e o anoitecer deve render
RuiCaratao escreveu:Tens é de arranjar um abrigo como o do Vitor Maia....Pedro, o amanhecer e o anoitecer deve render
E paciência para esperar?
Mas este ano pode ser interessante para as pusilla, se as coisas continuarem nesta secura...a poça do Vau ainda tem água para se aguentar até à reprodução...
cardosohelder escreveu:Mas este ano pode ser interessante para as pusilla, se as coisas continuarem nesta secura...a poça do Vau ainda tem água para se aguentar até à reprodução...
Sim, concordo, se há ano em que vale a pena fazer o esforço é este, elas vão ter poucas zonas húmidas disponíveis com níveis de agua adequados portanto vale a pena investir nas zonas humidas adequadas.
Também me lembrei da P. pusilla, quando lá estive.
Também nunca tive muita paciência para abrigos, mas aproveitei a boleia do Dinis Cortes (que os constroi num ápice ) e a partir das 16h30 foi muito interessante observar a P. porzana, Rallus aquaticus (espécies que nunca tinha visto e vejo pouco, respetivamente) entre outras tão perto e tão bem, que fiquei com vontade de repetir.
Obrigado ao Pedro pela descoberta e por dar a conhecer o local, que me impressionou bastante pela variedade e quantidade de bichos.
Cumprimentos
António Gonçalves
Também nunca tive muita paciência para abrigos, mas aproveitei a boleia do Dinis Cortes (que os constroi num ápice ) e a partir das 16h30 foi muito interessante observar a P. porzana, Rallus aquaticus (espécies que nunca tinha visto e vejo pouco, respetivamente) entre outras tão perto e tão bem, que fiquei com vontade de repetir.
Obrigado ao Pedro pela descoberta e por dar a conhecer o local, que me impressionou bastante pela variedade e quantidade de bichos.
Cumprimentos
António Gonçalves
Para este genero de especies e este tipo de habitat, tambem acho uma excelente opção António, sobretudo se o abrigo pudesse ficar no local sem ser preciso montar todos os dias.
cumps,
Rui
cumps,
Rui
RuiCaratao escreveu:Para este genero de especies e este tipo de habitat, tambem acho uma excelente opção António, sobretudo se o abrigo pudesse ficar no local sem ser preciso montar todos os dias.
cumps,
Rui
Sim, mas embora concorde que um abrigo fixo é útil, um móvel já tenho mais duvidas, em sítios como a PDA em que os bichos estão queimados por causa da caça, eles não retornam enquanto sentirem que estão lá pessoas, alem de que um abrigo tem que estar muito bem colocado para não corrermos o risco de estarmos todos a olhar para o sitio A e a ave aparecer no B, que não é visível do abrigo.
Abrigos á parte o que é complicado na pusilla é que ela é muito difícil de detetar auditivamente, isso é problemático porque nas outras especies nos podemos estar no abrigo e não ver nada mas se ouvirmos sabemos que ela está lá e é uma questão de esperar, mas com a pusilla isso não é bem assim.,
pedro121 escreveu:RuiCaratao escreveu:Para este genero de especies e este tipo de habitat, tambem acho uma excelente opção António, sobretudo se o abrigo pudesse ficar no local sem ser preciso montar todos os dias.
cumps,
Rui
Sim, mas embora concorde que um abrigo fixo é útil, um móvel já tenho mais duvidas, em sítios como a PDA em que os bichos estão queimados por causa da caça, eles não retornam enquanto sentirem que estão lá pessoas, alem de que um abrigo tem que estar muito bem colocado para não corrermos o risco de estarmos todos a olhar para o sitio A e a ave aparecer no B, que não é visível do abrigo.
Só me preocupa o inverso: se a presença humana acostumar as aves, em dia de caça vai permitir um massacre.
As práticas regulares de "birdwaching", fotografia e os abrigos só deviam desenvolver-se nessas zonas "de risco" se acompanhadas de acções de sensibilização, contacto e boa relação com associações de caçadores ou uma melhor defesa dos locais.
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Entretanto, passada a invasão de fotógrafos a Franga este hoje tranquilamente a alimentar-se á minha beira...
https://www.youtube.com/watch?v=IG1z9oSn5gg&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=IG1z9oSn5gg&feature=youtu.be
Grande malha, o vídeo.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Very atmospheric video! Não só uma espécie nova, mas também dei a oportunidade a conhecer...são lindos realmente!
Simon Wates- Número de Mensagens : 747
Local : Lagos
O fantástico som da IP. Mas antes isso do que os moínhos eólicos!
Tenho de ir lá também (ainda nem fui ver a ave)...
Tenho de ir lá também (ainda nem fui ver a ave)...
Ainda bem que voltou a calmaria
O video está 5 ****
O video está 5 ****
Passei por lá hoje durante uns 15 minutos e, sem confirmar em absoluto, pareceu ter levantado uma Narceja-real (quase certo).
Grande, disparou subitamente a uns 5-6 metros apenas, ruidosamente directa ao "cenário" da IP6 e sem vocalização. Não vi onde pousou e já estou arrependido de não ter procurado mesmo com sapatilhas novas .
Também um Borrelho-pequeno-de-coleira (normal pois nidificam próximo).
Grande, disparou subitamente a uns 5-6 metros apenas, ruidosamente directa ao "cenário" da IP6 e sem vocalização. Não vi onde pousou e já estou arrependido de não ter procurado mesmo com sapatilhas novas .
Paulo Lemos escreveu:Passei por lá hoje durante uns 15 minutos e, sem confirmar em absoluto, pareceu ter levantado uma Narceja-real (quase certo).
Sim, é a altura delas começarem a passar.
O local é do lado esquerdo de quem entra pelo pinheiro-manso, nos tufos de Juncus effusus.
Para não parecer contraditório, a "ruidosamente" referi-me ao facto de a ave ter levantado a poucos passos. Não quis dar ideia de algo comparável à Narceja-comum que continua a ouvir-se pelos ares depois do "arranque" (mas silencioso também não era, nenhuma ave é, e esta disparou subitamente contra o vento do meio da vegetação).
Ainda estive a recordar um pouco... estou tão habituado a ver/ouvir narcejas fugirem quase debaixo pés que, para a apreciação deste caso, tive de me obrigar a uma espécie de "introspecção" .
Não tenho muitas dúvidas, por causa do tamanho e das marcas na cauda semi-aberta, um conjunto que notei e estranhei, a favor do Sol contra um cenário escuro.
Para não parecer contraditório, a "ruidosamente" referi-me ao facto de a ave ter levantado a poucos passos. Não quis dar ideia de algo comparável à Narceja-comum que continua a ouvir-se pelos ares depois do "arranque" (mas silencioso também não era, nenhuma ave é, e esta disparou subitamente contra o vento do meio da vegetação).
Ainda estive a recordar um pouco... estou tão habituado a ver/ouvir narcejas fugirem quase debaixo pés que, para a apreciação deste caso, tive de me obrigar a uma espécie de "introspecção" .
Não tenho muitas dúvidas, por causa do tamanho e das marcas na cauda semi-aberta, um conjunto que notei e estranhei, a favor do Sol contra um cenário escuro.
Não gosto muito de importunar este tipo de "passarada" nesta fase do ano, mas como hoje passo lá perto, vou dar uso aos botins e camara de filmar.
Não deu para passar por casa e pegar nos botins+câmara de vídeo mas na vinda dei lá um salto na mesma.
Nem falando da forte nortada, parece que escolhi um belo dia... afinal a minha presença seria o menos.
A "vala" está a ser "limpa" de Arundo donax e, como sempre, no que concerne a desbastes, a época de nidificação de espécies nada significa.
https://2img.net/r/ihimizer/img600/2603/img4268n.jpg
Mas, como já referido pelo Pedro, há pior na época devida:
https://2img.net/r/ihimizer/img825/8947/img4252tg.jpg
Como observações de ontem e hoje, destaco as anteriores (cf. Narceja-real e borrelho-p-de-coleira), 2 corvos-marinhos, Garça-branca-grande, Caimão, Galeirão, Galinha-d'água e 1 macho de Tartaranhão-dos-paúis.
A reacção dos patos e garças-brancas-pequenas a um mero tartaranhão que apareceu súbito é, para mim, sinal típico de que "a águia-açor" faz ali umas visitas de vez em quando.
A zona é sobranceira onde pela primeira vez detectei a espécie, já há muitos anos (e continua lá).
Na esperança de encontrar a tal narceja mais a Norte, alcancei a "estrada da poça" até às superfícies pantanosas que fazem conjunto com a Poça do Vau. Habitat muito interessante e "fertilizado", microfauna interessante e solo "naturalmente" revolto já que o gado bovino/equestre anda solto por lá.
Entre bandos de andorinhas (3 espécies), Ibis-pretos, patos e garças lá estava uma grande narceja a descoberto que só topei quando voou rasa pousando uns 100m mais em frente no meio dos ranunculus. Seria a mesma? Não deu para fazer grande observação e não tinha meios.
Sem binóculos e com uma 55mm apenas, fica só uma foto do sitio (vermelho=sítio antes de lavantar vôo; verde=depois).
https://2img.net/r/ihimizer/img838/3544/img4275e.jpg
Paulo Lemos escreveu:Não gosto muito de importunar este tipo de "passarada" nesta fase do ano
Nem falando da forte nortada, parece que escolhi um belo dia... afinal a minha presença seria o menos.
A "vala" está a ser "limpa" de Arundo donax e, como sempre, no que concerne a desbastes, a época de nidificação de espécies nada significa.
Como observações de ontem e hoje, destaco as anteriores (cf. Narceja-real e borrelho-p-de-coleira), 2 corvos-marinhos, Garça-branca-grande, Caimão, Galeirão, Galinha-d'água e 1 macho de Tartaranhão-dos-paúis.
A reacção dos patos e garças-brancas-pequenas a um mero tartaranhão que apareceu súbito é, para mim, sinal típico de que "a águia-açor" faz ali umas visitas de vez em quando.
A zona é sobranceira onde pela primeira vez detectei a espécie, já há muitos anos (e continua lá).
Na esperança de encontrar a tal narceja mais a Norte, alcancei a "estrada da poça" até às superfícies pantanosas que fazem conjunto com a Poça do Vau. Habitat muito interessante e "fertilizado", microfauna interessante e solo "naturalmente" revolto já que o gado bovino/equestre anda solto por lá.
Entre bandos de andorinhas (3 espécies), Ibis-pretos, patos e garças lá estava uma grande narceja a descoberto que só topei quando voou rasa pousando uns 100m mais em frente no meio dos ranunculus. Seria a mesma? Não deu para fazer grande observação e não tinha meios.
Sem binóculos e com uma 55mm apenas, fica só uma foto do sitio (vermelho=sítio antes de lavantar vôo; verde=depois).
Paulo Lemos escreveu:Não deu para passar por casa e pegar nos botins+câmara de vídeo mas na vinda dei lá um salto na mesma.Paulo Lemos escreveu:Não gosto muito de importunar este tipo de "passarada" nesta fase do ano
Pois, a limpeza da vala não vem realmente na melhor altura, mas é assim, vamos ver se limpam as duas margens, e se limpam toda a vala.
Página 2 de 3 • 1, 2, 3