Nova espécie para Portugal (continente + ilhas)!?!?!
+2
Francisco Barros
thysvalkenburg
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Nova espécie para Portugal (continente + ilhas)!?!?!
Hoje em tempos de abundância cá na Madeira fizemos ( João Nunes, Dionísio Sousa e eu proprio) uma descoberta que nos leva a pensar que seja a seguinte espécie fantástica!! PHYLLOSCOPUS PLUMBEITARSUS (ou como alguns guias têm Phylloscopus trochiloides plumbeitarsus)
Estamos convictos que seja esta espécie, tudo indica para isso. Se alguem tiver outra espécie em mente diga, como é a primeira experiência com esta espécie podemos enganar-nos.
Abraços
Thijs
Estamos convictos que seja esta espécie, tudo indica para isso. Se alguem tiver outra espécie em mente diga, como é a primeira experiência com esta espécie podemos enganar-nos.
Abraços
Thijs
Re: Nova espécie para Portugal (continente + ilhas)!?!?!
Olá Thijs,
Pelas fotos da espécie que obtive numa pequena pesquisa, parece coincidir...
...mas a confirmar-se, este bicho está um "bocadinho" fora da área de ocorrencia, não?
Pelas fotos da espécie que obtive numa pequena pesquisa, parece coincidir...
...mas a confirmar-se, este bicho está um "bocadinho" fora da área de ocorrencia, não?
Parabems Thijs!
Grande descoberta - lindissima Phylloscopus e me parece uma ID correcta!
(No entanto depois o meu escândalo de A. pomarina - quem sabe?)
Um abraço
Simon
Grande descoberta - lindissima Phylloscopus e me parece uma ID correcta!
(No entanto depois o meu escândalo de A. pomarina - quem sabe?)
Um abraço
Simon
Simon Wates- Número de Mensagens : 747
Local : Lagos
olá Francisco,
Sim este bicho devia ter feito a sua temporada invernante na Ásia, mas como ás vezes acontece fazem a sua migração para o lado oposto.
Abraço
Thijs
Sim este bicho devia ter feito a sua temporada invernante na Ásia, mas como ás vezes acontece fazem a sua migração para o lado oposto.
Abraço
Thijs
Pelo que estive a ler nos guias, também concordo com a identificação. Excelente registo!
Mas ainda não obtive resposta se isto é uma espécie nova para a lista portuguesa ou não. Alguem pode-me dar essa informação?
Abraços
Hoje mais algumas espécies interesantes cá na Madeira, Muscicapa striata, Merops apiaster e uns anthus não indentificados que iram aparecer nos desafios de identificaçao.
Abraços
Hoje mais algumas espécies interesantes cá na Madeira, Muscicapa striata, Merops apiaster e uns anthus não indentificados que iram aparecer nos desafios de identificaçao.
thysvalkenburg escreveu:Mas ainda não obtive resposta se isto é uma espécie nova para a lista portuguesa ou não. Alguem pode-me dar essa informação?
Olá Thijs,
A resposta à tua questão não é fácil, pois não existe uma "lista portuguesa".
Em 2007 foi publicada pelo CPR uma lista das aves de Portugal Continental, que contém 404 espécies (Phy. trochiloides não faz parte dessa lista). Contudo, tanto quanto sei não existe uma lista actualizada das aves da Madeira, por isso não é possível responder objectivamente se Phy. trochiloides é uma espécie nova para a Madeira ou não.
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Thijs:
segundo uma lista ainda não oficial e que estará em preparação, P. trochiloides será uma espécie nova para a Madeira. Desconheço no entanto se houve submissões de registos nos dois últimos anos.
Abr
segundo uma lista ainda não oficial e que estará em preparação, P. trochiloides será uma espécie nova para a Madeira. Desconheço no entanto se houve submissões de registos nos dois últimos anos.
Abr
Alexandre_Leitão- Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa