Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Protecção da freira-da-Madeira elogiada em revista científica

Ir para baixo

Protecção da freira-da-Madeira elogiada em revista científica Empty Protecção da freira-da-Madeira elogiada em revista científica

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 26, 2012 3:44 am

Protecção da freira-da-Madeira elogiada em revista científica
Actualizado em 23 de Março, às 17:55
Fonte: Agência Lusa / dnoticias.pt

Protecção da freira-da-Madeira elogiada em revista científica 06DEZ0101a_Small_1

A protecção que está a ser feita à freira-da-Madeira foi elogiada pela revista científica Bird Conservation Internacional (Conservação Internacional de Aves), num artigo publicado esta semana.

O artigo, que debruça-se sobre as aves ameaçadas de extinção, concluiu que são as aves marinhas as mais vulneráveis, existindo mesmo risco de algumas poderem extinguir-se caso não sejam tomadas medidas importantes para a protecção legal. Foi neste aspecto, que o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Parque Natural da Madeira na defesa da 'freira' foi apontado como exemplo.

"[Existem prioridades] como a que já está a ser implementada com muito êxito, nomeadamente na Madeira, que passam por evitar que os ninhos sejam atacados por mamíferos, ratos, ratazanas, coelhos ou cabras", disse o coordenador do Programa Marinho Europeu da 'BirdLife International', Iván Ramirez.

A revista refere que, das 346 espécies de aves marinhas, 97 estão globalmente ameaçadas, ou seja, 28 por cento, e outras 35 estão muito perto de atingir o mesmo estatuto. "Este trabalho veio confirmar que as aves marinhas são o grupo de aves mais ameaçado a nível global, muito acima de outras espécies, como os papagaios, ou algumas espécies ligadas a ecossistemas mais terrestres, como as florestas tropicais", explicou Iván Ramirez, dizendo que muitas espécies estão "fortemente ameaçadas" e poderão até extinguir-se, sobretudo por causa das pescas.

O responsável realçou que "a família dos albatrozes é a que está mais ameaçada, pois praticamente 80 por cento das espécies de albatrozes estão na classificação de gravemente ameaçada ou perto da extinção".

Estas são aves que se encontram muito ligadas a determinadas artes de pesca, nomeadamente no hemisfério Sul, ficam apanhadas pelos anzóis e morrem afogadas quando estão à procura de alimento.

Do segundo grupo de aves marinhas ameaçadas, fazem parte duas espécies que aparecem em Portugal, a freira-da-Madeira e a freira-do-búgio, nidificantes e endémicas, ou seja, "só existem e nidificam em Portugal". Neste caso, a "ameaça" está ligada à terra, pois deve-se à "presença de mamíferos que apanham os juvenis ou os ovos", mas não se sabe ainda qual o seu comportamento quando estão no mar, referiu o responsável.

Iván Ramírez apontou ainda o painho do monteiro, que nidifica em algumas ilhas dos Açores, igualmente "fortemente ameaçado", lembrando que Portugal, como um dos países com uma das maiores áreas económicas exclusivas do mundo, tem como "primeira responsabilidade identificar quais as áreas importantes para estas aves no mar [para] alguma proteção legal específica".

http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/315286-proteccao-da-freira-da-madeira-elogiada-em-revista-cientifica
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos