Comichão...
2 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Galeria
Página 1 de 1
Comichão...
Canon 400D
Sigma 70-300, f5.6
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Re: Comichão...
Olá Gonçalo.
Tiveste sorte da andorinha ter comichão... quando não têm passam a voar que nem torpedos!
Agora um pouco mais a sério, cá para as minhas bandas já se vêem andorinhas com relativa abundância, mas comparativamente ao que me lembro, de há cerca de 15/20 anos para cá cada vez tenho visto menos. Cheguei a ter ninhos na minha casa bem assim como outros vizinhos, mas acho que com a evolução urbanística cada vez mais para as ver tenho que ir para zonas um pouco mais rurais, mesmo assim relativamente perto. Há alguma estatística que nos diga se esta espécie tem vindo a decrescer e em que zonas?
1 Abraço
Loureiro
Tiveste sorte da andorinha ter comichão... quando não têm passam a voar que nem torpedos!
Agora um pouco mais a sério, cá para as minhas bandas já se vêem andorinhas com relativa abundância, mas comparativamente ao que me lembro, de há cerca de 15/20 anos para cá cada vez tenho visto menos. Cheguei a ter ninhos na minha casa bem assim como outros vizinhos, mas acho que com a evolução urbanística cada vez mais para as ver tenho que ir para zonas um pouco mais rurais, mesmo assim relativamente perto. Há alguma estatística que nos diga se esta espécie tem vindo a decrescer e em que zonas?
1 Abraço
Loureiro
joseloureiro escreveu:Há alguma estatística que nos diga se esta espécie tem vindo a decrescer e em que zonas?
Olá Loureiro,
Que eu saiba não existe em Portugal nenhum programa de monitorização das populações de andorinhas.
Seria de facto interessante obter números concretos, mas teria de ser lançado um programa específico. Em minha opinião, a maior dificuldade num recenseamento de andorinhas-dos-beirais está na contabilização do número de ninhos em actividade. Quer dizer, por vezes há colónias com centenas de ninhos, mas muitos não estão activos e por isso será necessário identificar um método que permita distinguir uns dos outros.
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Olá, de novo.Em minha opinião, a maior dificuldade num recenseamento de andorinhas-dos-beirais está na contabilização do número de ninhos em actividade.
Quando referi que noto um decréscimo no número de aves desta espécie, de há cerca de 15/20 anos para cá na zona onde resido não me refiro ao número de ninhos, por onde possivelmente, mas com as dificuldades que mencionas, se poderia fazer uma contabilização mas sim EFECTIVAMENTE aquelas que vejo por aqui a voar. É perfeitamente notório que, pelo menos por aqui, são em muito menor número.
Este ano, com o intuito também de tirar umas fotos, andei à procura das Andorinhas-dos-Beirais e vejo somente aqui e acolá pequenos grupos de aves quando antes nem sequer tinha que as procurar... chegava a primavera e elas aí estavam por todo o lado. No caso concreto da zona onde habito penso que poderá ter a ver com os fenómenos do crescimento urbano, mais casas, mais movimento, mais estradas... auto-estrada...
Bom mas penso que ainda devo ir a tempo! Quando conseguir uma aviso!
Abraço
Loureiro
Fórum Aves :: Aves :: Galeria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos