Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

falco tinnunculus

+6
Correia
Arade
Gonçalo Elias
ribeiroa
João Dias
Miguel Gaspar
10 participantes

Ir para baixo

falco tinnunculus Empty falco tinnunculus

Mensagem por Miguel Gaspar Ter maio 06, 2008 12:37 pm

Vivam,

talvez não seja muito relevante (visto também ser uma ave citadina), mas hoje observei um falco tinnunculus frente à Escola Básica Abílio Mendes, no Barreiro.

Passava na movimentadíssima via rápida que liga o Lavradio ao hospital do Barreiro, quando entre o Cash &Carry/Recheio e a referida Escola, vejo um falco a peneirar e a picar direito ao solo.

Como nunca tinha visto esta ave nesta zona, aqui deixo o registo.

Miguel Gaspar

Número de Mensagens : 57
Idade : 50
Local : Moita
Data de inscrição : 23/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

falco tinnunculus Empty Re: falco tinnunculus

Mensagem por João Dias Ter maio 06, 2008 1:06 pm

Oi eu também na zona de Oeiras / Carcavelos vejo com muita frequência peneireiros.

Acho que estão a nidificar num prédio alto a frente da minha escola ( Escola secundária Quinta do Marquês) cheers cheers

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

falco tinnunculus Empty Re: falco tinnunculus

Mensagem por ribeiroa Qua maio 07, 2008 2:33 am

Bom dia ,

No meu local de trabalho em palhais \ barreiro (local que ja mencionei nos off - topics ) tambem vejo os peneireiros diariamente.

Fica o registo

Cumprimentos

Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

falco tinnunculus Empty Re: falco tinnunculus

Mensagem por Miguel Gaspar Qua maio 07, 2008 4:41 am

Vivam,

apenas aqui deixei este registo, por se tratar de uma área extremamente movimentada/humanizada e onde nunca até então tinha visto este bicho.

Miguel Gaspar

Número de Mensagens : 57
Idade : 50
Local : Moita
Data de inscrição : 23/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

falco tinnunculus Empty Re: falco tinnunculus

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 07, 2008 5:07 am

Em Lisboa também se vêem bastantes, sobretudo ao longo da Segunda Circular, mas por vezes no centro da cidade - em 2004 encontrei um casal a nidificar no Hotel Sheraton.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

falco tinnunculus Empty Re: falco tinnunculus

Mensagem por Arade Qua maio 07, 2008 5:37 am

Na cidade de Faro nidifica nas fábricas abandonadas junto da Estação da CP e aparentemente no depósito de água do Alto Rodes. Esta espécie adaptou-se muito bem à vida citadina, sendo frequentemente avistada a caçar nos baldios da cidade.
Arade
Arade

Número de Mensagens : 212
Idade : 44
Local : Free Algarve!
Data de inscrição : 20/06/2007

http://my.opera.com/Arade/blog/

Ir para o topo Ir para baixo

falco tinnunculus Empty Re: falco tinnunculus

Mensagem por Correia Qua maio 07, 2008 7:16 am

Gonçalo Elias escreveu:Em Lisboa também se vêem bastantes, sobretudo ao longo da Segunda Circular, mas por vezes no centro da cidade - em 2004 encontrei um casal a nidificar no Hotel Sheraton.

E há tb a conhecida "colónia" (cerca de 3 casais nidificantes) na Torre do Tombo.

Agora não sei como está, pois como já não resido na área de Lisboa, não tenho feito qualquer tipo de acompanhamento.

A National Geographic - Portugal chegou a publicar um artigo, com fotos e texto do Eduardo Barrento, sobre estes peneireiros.


Abraço
Marco Correia
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

falco tinnunculus Empty Re: falco tinnunculus

Mensagem por thysvalkenburg Qua maio 07, 2008 8:37 am

Aqui no Funchal também andam bastantes no meio da cidade

Abraços

Thijs
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

falco tinnunculus Empty Re: falco tinnunculus

Mensagem por barrento Qua maio 07, 2008 4:36 pm

Em relação à colónia da torre do tombo, não sei como está este ano, mas nos últimos três não se passou nada, porque uns iluminados se lembraram de colocar umas redes nas entradas que serviam de ninho às aves, talvez por causa dos pombos, mas também afectaram os peneireiros.
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

falco tinnunculus Empty Re: falco tinnunculus

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 08, 2008 3:18 am

barrento escreveu:Em relação à colónia da torre do tombo, não sei como está este ano, mas nos últimos três não se passou nada, porque uns iluminados se lembraram de colocar umas redes nas entradas que serviam de ninho às aves, talvez por causa dos pombos, mas também afectaram os peneireiros.

Essa situação faz lembrar o "famoso" caso das andorinhas-dos-beirais do tribunal de Nisa, em que o tribunal pôs umas redes para impedir a nidificação das aves, mas foi obrigado a retirá-las, depois de ter perdido uma acção judicial interposta pelo FAPAS.

O caso teve uns contornos bastante caricatos, pois em primeira instância o tribunal de Nisa teve de decidir em causa própria, já que a acção do FAPAS contra o tribunal de Nisa foi interposta no tribunal de... Nisa Laughing
Claro que o tribunal decidiu que as redes estavam lá muito bem, dando razão a si próprio Cool

O FAPAS recorreu para a Relação de Évora, que acabou por lhe dar razão e obrigar o tribunal de Nisa a retirar as redes...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

falco tinnunculus Empty Animal ferido

Mensagem por kasko Qui maio 08, 2008 12:59 pm

Boas,

Ontem fiquei bastante bem impressionado com o modo diligencioso do SEPNA, perante a incredulidade do meu cunhado que pouco tempo antes se deparou, em Oeiras, com um F. tinnunculus ferido na asa (pressão de ar). Apressei-me a explicar-lhe o que deveria fazer após o seu pedido de esclarecimento. Surpreendentemente, dá-se um volte-face: o meu cunhado entrega o animal a um individuo que lhe diz perceber muito de aves porque as tem em casa e assegura-lhe que, em pouco tempo, estaria óptima. Esta situação dá-se porque a maioria das pessoas em Portugal, talvez pouco sensibilizadas ou mal informadas, reagem atrapalhadamente a este tipo de "surpresas" e não estão virados para a chatice de entregar os bichos sabe Deus onde!
Enfim, lá obriguei o meu cunhado a retroceder e a contactar o SEPNA, que de forma espectacular, se prontificou de imediato a deslocar-se ao local, livrando-o do titânico esforço e chatice de ficar com o bicho por umas horas e ter de o entregar num centro de recuperação!
Felizmente correu bem...

Abraços
KasKo
kasko
kasko

Número de Mensagens : 105
Local : Litoral Centro
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

falco tinnunculus Empty Re: falco tinnunculus

Mensagem por Francisco Barros Qui maio 08, 2008 2:24 pm

Pois... Existem equipas SEPNA e "equipas SEPNA"...

Por acaso conheço equipas desse serviço da GNR que actuam impecávelmente, no entanto, também conheço outras que já tiveram "melhores dias"... Depende muito dos comandantes dos Postos Territoriais onde estão instaladas e das condições que lhes dão...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

falco tinnunculus Empty Re: falco tinnunculus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos